Qual temperatura do ar-condicionado gela mais?

Redator Pixel

A temperatura do ar-condicionado que gela mais é a mais baixa possível, ou seja, 16°C na maioria dos aparelho. Para alcançar essa temperatura com eficiência, é preciso ligar o modo cool ou frio no controle remoto, que é responsável por ativar a função de refrigeração do aparelho.

Colocando no 16ºC seu quarto vai ficar mais gelado, mas não mais rápido! Ele vai gelar na mesma velocidade de outra temperatura.

No entanto, vale lembrar que essa não é a temperatura mais indicada para o conforto térmico e a economia de energia. O ideal é manter o ar-condicionado entre 23°C e 26°C no verão e entre 20°C e 23°C no inverno. Assim, você evita o choque térmico, o ressecamento do ar e o consumo excessivo de eletricidade.

O que conta para o ar condicionado ser econômico
Não há como fazer o ar-condicionado “gelar mais rápido” de forma milagrosa

Por que algumas pessoas dizem que não faz diferença colocar o ar-condicionado na temperatura mais baixa e aos 22 ou 23 graus?

Algumas pessoas dizem que não faz diferença colocar o ar-condicionado na temperatura mais baixa ou nos 22°C ou 23°C porque o aparelho funciona da mesma forma em qualquer temperatura, ou seja, ele liga e desliga o compressor conforme a necessidade de resfriar ou aquecer o ambiente.

O ar-condicionado vai sempre tentar alcançar a temperatura ordenada, ele não vai gelar mais rápido se você colocá-lo na temperatura 16ºC. O que vai acontecer é que ele vai, na mesma velocidade de outras temperaturas, tentar alcançar a temperatura de 16ºC.

No entanto, essa afirmação não é totalmente verdadeira, pois a temperatura escolhida influencia no conforto térmico, na saúde e na economia de energia.

A diferença entre colocar no 22ºC e no 16ºC será a temperatura final e não o quão rápido o ar-condicionado vai gelar.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) indica que a melhor faixa de temperatura para o ar-condicionado, faça frio ou calor, é de 23°C. O valor é considerado confortável para o corpo, pois evita o choque térmico e o ressecamento do ar.

Além disso, essa temperatura também ajuda a reduzir o consumo de eletricidade, pois o aparelho não precisa trabalhar tanto para manter o ambiente climatizado.

Se você colocar o ar-condicionado na temperatura mais baixa, você pode sentir frio demais, ter problemas respiratórios e gastar mais energia.

Se você colocar o ar-condicionado em uma temperatura muito alta, você pode sentir calor demais, ter problemas circulatórios e também gastar mais energia.

Por isso, é recomendável ajustar o ar-condicionado para uma temperatura próxima à do ambiente externo, que geralmente fica entre 22°C e 26°C.

Ar condicionado com design moderno da empresa Xiaomi

Ar-condicionado Split novo

Talvez o aparelho mais indispensável para o conforto dentro de casa, o ar-condicionado garante bem-estar, aumenta a vida útil de outros aparelhos no ambiente e é um excelente anti-alérgico por filtrar o ar. Ninguém merece ficar suando em casa, no trabalho ou visitando um estabelecimento.

Meu ar-condicionado vai gelar mais rápido no 16ºC?

Resumindo:

Não, o seu ar-condicionado não vai resfriar o quarto mais rápido se você colocar ele na temperatura 16ºC e não na 23ºC. Na verdade, a temperatura que você seleciona no controle remoto não altera a velocidade de resfriamento do aparelho, mas sim o tempo que ele vai ficar ligado ou desligado.

Quando você coloca o ar-condicionado no modo cool ou frio, a temperatura do vento que sai do aparelho é sempre a mesma, em torno de 8°C a 10°C. A diferença, nesse caso, será apenas se o ambiente vai permanecer mais quente ou mais frio baseado na temperatura selecionada.

Por exemplo, se você colocar o ar-condicionado na temperatura 16ºC, ele vai ficar ligado por mais tempo até atingir essa temperatura e depois vai desligar. Se você colocar o ar-condicionado na temperatura 23ºC, ele vai ficar ligado por menos tempo até atingir essa temperatura e depois vai desligar.

Portanto, a temperatura que você escolhe no controle remoto não influencia na rapidez do resfriamento do ambiente, mas sim na duração do ciclo de refrigeração do aparelho. Quanto mais baixa for a temperatura selecionada, mais tempo o ar-condicionado vai ficar ligado e mais energia vai consumir. Quanto mais alta for a temperatura selecionada, menos tempo o ar-condicionado vai ficar ligado e menos energia vai consumir.