Road 96: O jogo de escolhas mais divertido que já joguei [Mini-Análise]

Road 96: O jogo de escolhas mais divertido que já joguei [Mini-Análise]

Road 96, diferente de Life is Strange (1,2), The Walking Dead Telltale, é um game que consegue ser extremamente divertido. Enquanto esses outros dois jogos citados são cheios de reflexões pesadas e carregados por um sentimento de apreensão, Road 96 consegue trabalhar em cima da temática política sem ser chato.

Não me entenda mal, os jogos da Telltale e da Dontnod entram na minha listas de jogos preferidos. Mas essa análise é sobre o game recém-lançado, então gostaria de começar comentando esse ponto extremamente positivo.

Road 96 é um jogo de escolhas bom?

História: O jogador é colocado na pele de uma pessoa que quer cruzar a fronteira para deixar um país extremamente dividido politicamente. A polarização é tema central aqui e você vivencia diferentes opiniões sobre o tema ao longo de sua jornada.

Em meio à caronas na rodovia principal, você é levado a até o ponto em que fará a cruzada, mas até lá… E mesmo lá… Há uma série de poréms que precisará enfrentar.

Pontos positivos de Road 96

Se você for uma pessoa que acompanha política principalmente internacional vai perceber muitas semelhanças com o momento vivido por nós atualmente.

O jogo permite que você se sinta reflexivo, mas sem te embriagar com o tema tão sério quanto é. Isso é extremamente positivo, porque você consegue de fato se divertir com uma temática que não é fácil de levar em qualquer tipo de meio narrativo.

Fora isso, temos um jogo leve em especificações, roda mesmo em computadores mais simples. Tem uma escolha artística interessantíssima, câmera livre em diversos momentos e poucos bugs em seu lançamento. Único bug que encontrei, para falar a verdade, foi quando utilizei Alt+Tab para visualizar outra janela enquanto jogava. O mouse nunca mais saiu da tela após essa ação e tive que reiniciar.

Mas mesmo isso parece ter sido corrigido na primeira atualização.

Se você é do tipo que curte detonar o jogo, pode ir a fundo e procurar por itens escondidos e jogar várias vezes para descobrir os diversos desdobramentos de suas escolhas e falas.

A trilha sonora também foi muito bem escolhida. Pra ser sincero, há pouco o que falar de negativo, fica mais por conta do tipo de game que você curte. Sem dúvida, quem gosta de jogos de escolhas vai curtir Road 96.

Pontos negativos de Road 96

Esse jogo não é para quem quer muita ação, ou mesmo não curte jogos de escolhas. Ele tem vários desdobramentos de acordo com as suas escolhas, então se você foca em outra coisa, não faz tanto sentido jogar Road 96.

Eu sou uma pessoa de jogos diretos, não sou de conferir todas as missões secundárias de jogos de mundo aberto e o máximo que faço e às vezes nem confiro os finais alternativos de um jogo porque me contento com o meu. Afinal, na teoria, o game me deu o final mais autêntico pra mim. Não sou assim curioso.

Road 96 consegue ser extremamente divertitivo e criativo com personagens inusitados e naturais

Então não tenho como te dizer o quão complexas são as escolhas, mas posso dizer que se você não curte jogos de escolha e prefere ação, vai achar o jogo bobo. Porque ele realmente não é o tipo de jogo que exige habilidade ou movimentos muito rápidos. São raras as cenas em que você precisa decidir algo com um tempo curto.

Ele é realmente indicado para quem curte novas formas de narrativa. Mas como ponto negativo, acredito que o que realmente fica é o seleto grupo ao qual ele consegue servir justamente por suas características muito específicas. Poucas pessoas vão encarar um jogo de escolhas com arte diferentona e com temática de política.

NÃO TER DUBLAGEM EM PORTUGUÊS DO BRASIL (NEM DE PORTUGAL) É UM DOS PONTOS NEGATIVOS, SEM DÚVIDA

Os gráficos são limitados, apesar da arte não há nada de tecnologia realmente incrível sendo aplicada.

O pior ponto aqui é a falta de dublagem em português. Seria um jogo ainda mais interessante se o estúdio conseguisse investir uma grana para dublar em português. Narrativas assim necessitam de uma atenção para a nossa língua.

Muita gente jovem ou que não entende bem inglês poderia se beneficiar de jogar sem precisar olhar legendas. É uma pena que o nosso mercado ainda não seja tão valorizado. (mas já foi menos).

Onde comprar?

Steam: link oficial para comprar Road 96 para PC

Nuuvem: link oficial para comprar Road 96 para PC

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)