Saiba quando a Greve dos Roteiristas de Hollywood acaba

Matheus Martins

Após quatro meses de uma longa greve dos roteiristas de Hollywood, a WGA (Writer Guilds of America) finalmente chegou a um acordo satisfatório com os grandes estúdios. Com mais de 140 dias, a paralisação foi uma das mais longas e prejudicou o atraso de diversas séries.

Anteriormente nesta semana, segundo uma matéria do Deadline, a WGA havia informado em um comunicado que eles haviam chegado a uma tentativa de acordo satisfatória, o que levantou a possibilidade de que a greve poderia chegar ao fim.

Com o anúncio do próprio perfil do sindicato no Twitter/X, é oficial; a greve acabou:

Conforme o comunicado, a greve acabará às 12:01 AM, isto é, amanhã. Roteiristas ainda terão livre e espontânea vontade de continuarem protestando, mas não serão mais considerados furadores da greve ao adentrarem salas de leitura de roteiro.

O novo acordo põe fim aos períodos de contratação com duração inferior a 3 anos, e várias restrições ao uso de IA, que foi regulamentada. A IA não pode escrever ou reescrever material literário e o material gerado pela IA não será considerado material de origem.

Um escritor pode optar por usar IA, mas o estúdio não pode exigir que o escritor use software de IA. Os estúdios devem divulgar aos escritores se algum material fornecido a eles foi gerado por IA ou incorpora material gerado por IA.

A WGA reserva-se o direito de afirmar que a exploração de material de escritores para treinar IA é proibida pelo acordo ou outra lei.

Vale lembrar que a Greve dos Atores, começada só dois meses após a dos roteiristas, ainda segue em vigor.

Deixe um comentário