Seu Whatsapp foi clonado? Veja o que fazer

Seu Whatsapp foi clonado? Veja o que fazer

Hoje o Whatsapp é a ferramenta de comunicação mais utilizada no mundo. Grande parte da população brasileira utiliza o app de mensagens para se comunicar com família e amigos, mas e se seu Whatsapp foi clonado?

Ainda é comum que ocorra o uso indevido de sua conta por outros aparelhos, por isso é importante que você não compartilhe seus códigos de segurança.

Caso possua mensagens não enviadas por você ou arquivos que não ainda havia visualizado em sua conta, veja o que pode fazer neste artigo.

O que fazer se seu Whatsapp foi clonado?

O que fazer se seu Whatsapp foi clonado?

O primeiro passo a se tomar, sabendo que seu Whatsapp foi clonado, é alertar amigos próximos e família sobre o ocorrido.

Fazendo isso já é possível evitar que golpes sejam aplicados pela pessoa que clonou sua conta.

Também é importante ressaltar que o Whatsapp possui tecnologias de criptografias, então as mensagens previamente recebidas não poderão ser acessadas por outro aparelho.

Após o primeiro processo efetuado você pode focar em recuperar sua conta.

Entre no aplicativo com seu número de telefone, será enviado um código via SMS para seu número.

Deve então confirmar o código de seis dígitos no aplicativo.

Seguindo essa etapa outras pessoas conectadas a sua conta serão automaticamente desconectadas, perdendo o acesso a mesma.

Confirmação em duas etapas

Em alguns casos de clonagem é comum que uma confirmação de duas etapas seja adicionada pela pessoa que clonou seu aplicativo.

Sendo assim, se você souber esse código basta inseri-lo e você será reconectado.

Caso não possua informação sobre o segundo código de acesso a conta você terá que aguardar o prazo de 7 dias para poder acessar seu aplicativo sem esse código.

Entretanto perceba que mesmo sem a confirmação em duas etapas, caso siga os passos deste artigo, a pessoa que utilizava sua conta será automaticamente desconectada, assim perdendo todo o acesso.

Os 3 melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Samsung comenta chegada do Android 11 em seus smartphones

Outros casos

Embora a clonagem de sua conta possa ocorrer através de outro aparelho geralmente essa ocorre via Whatsapp Web.

Mantenha-se atento a máquinas que você desconhece acessando sua conta.

Você pode visualizar os dispositivos conectados a seu perfil em “Configurações” e “Whatsapp Web”.

Nesse caso basta desconectar os aparelhos de sua conta pelo aplicativo de seu telefone.

Também é possível que tentem acessar seu aplicativo efetuando um novo cadastro com seu número, nessa situação o Whatsapp alertará sobre o ocorrido a você.

Dicas de segurança

Algumas pequenas ações podem evitar que tais problemas ocorram com seu aplicativo.

Deixamos aqui algumas dicas que você pode estar utilizando para proteger sua conta do Whatsapp de clonagens.

  • Não compartilhe códigos de segurança recebidos via SMS com outras pessoas. Apenas com o número e este código é possível acessar sua conta de outro aparelho, então busque não compartilhá-la.
  • Ative a confirmação de duas etapas presente em “Configurações” – “Conta” – “Confirmação de duas etapas”. Assim você terá uma camada a mais de segurança em seu app.
  • Mantenha sua conta privada, permitindo que foto de perfil e status sejam visualizadas apenas por contatos adicionados por você.

Esperamos ter lhe ajudado com esse artigo. Lembre-se que qualquer problema maior você pode acionar o Whatsapp e obter ajuda.

Eduardo