Stranger Things: perfil oficial da série esquece de personagem LGBT no Dia do Orgulho

Matheus Martins

O mês de Junho é também o mês do Orgulho LGBTQIAP+. Dessa forma, várias empresas, desde companhias a corporações do entretenimento, visam comemorar o mês inteiro. Um exemplo é o site Rotten Tomatoes, que colocou filmes LGBTQ bem-avaliados na página principal do seu site como uma forma de demonstrar apoio a comunidade.

No entanto, uma página oficial de fãs de Stranger Things, série de sucesso da Netflix, se envolveu em uma situação um tanto inusitada quando comemorou o Mês do Orgulho. Ao compartilhar uma colagem de Mike Wheeler e Will Byers, o perfil se esqueceu de Robin, que é assumidamente lésbica na série. Fãs rapidamente apontaram o “erro” da página e se pronunciaram através da rede.

Confira os tweets abaixo:

Apesar da confirmação da série que o personagem Will seja de fato homossexual, a representação não é canônica visto que nada foi dito de forma oficial. Existe também a problemática que Mike e Will não ficaram juntos realmente e seu destino é incerto, o que pode implicar em queerbaiting – uma forma de dar contextos em personagens que podem ser LGBTs, mas que nunca é comprovado oficialmente no texto ou confirmado pelos produtores. Além disso, há o fato de que Mike namora Eleven e esse é o casal construído na série ao longo de quatro temporadas.

Já a Robin é oficialmente lésbica, fato comprovado de forma textual e até mesmo tem interações com Stevie, que ficou sabendo da novidade no final da terceira temporada da série. Dessa forma, faria mais sentido compartilhar uma foto de Robin ou ao menos incluí-la na publicação – coisa que o perfil não fez.

Em julho do ano passado, Noah Schnapp, ator que interpreta Will, confirmou a sexualidade do personagem, lembrando que o arco sempre esteve planejado para ser desenvolvido desde a primeira temporada:

Agora está 100% claro que ele é gay e ele ama Mike. Mas antes, era um arco lento. Eu acho que é feito tão lindamente, porque é tão fácil fazer um personagem de repente ser gay.

Lembrando que na primeira temporada, quando Will desaparece, Joyce e Jonathan Byers, a mãe e o irmão de Will comentam sobre os rumores de que Will seja homossexual, chegando a indicar o bullying que o personagem sofre na escola.

Stranger Things

Um ano após a batalha contra o Devorador de Mentes, os amigos de Hawkins tentam seguir em frente com suas vidas. Mas uma nova ameaça surge do Mundo Invertido, uma entidade poderosa e maligna que busca vingança contra Eleven e seus aliados. Enquanto isso, Hopper tenta escapar de uma prisão russa, onde descobre um terrível segredo sobre o passado de Eleven. E em uma remota cidade da Califórnia, Will, Jonathan e Eleven se deparam com um antigo inimigo que pode mudar o destino de todos. 

Deixe um comentário