Uber para adolescentes: saiba como irá funcionar novo recurso do aplicativo de viagens para jovens

Matheus Martins

A Uber lançou nesta quarta-feira (01) um novo recurso do aplicativo que permitirá que adolescentes peçam corridas sob a supervisão dos pais no aplicativo.

Chamada de Uber Adolescentes, a novidade permite que pais ou responsáveis vigiem as corridas completas de adolescentes entre 12 a 18 anos.

Do embarque ao desembarque, o aplicativo irá notificar pais e mães sobre o percurso em tempo real. Caso algo na viagem dê errado, os parentes poderão ligar para o motorista.

Os adolescentes que utilizam o serviço desfrutarão de recursos de segurança automáticos, como a confirmação por código (U-Código), gravação de áudio (U-Áudio), U-Ajuda e muito mais. Dessa forma, a experiência se mantém essencialmente a mesma, mas com acréscimos de funcionalidades para proporcionar maior segurança aos responsáveis.

De acordo com a Uber, essa função foi desenvolvida em resposta à necessidade de oferecer uma alternativa de deslocamento supervisionado para jovens.

Através de uma pesquisa, a empresa constatou que nos Estados Unidos, muitos usuários já tiveram que escolher entre levar seus filhos a algum lugar ou cumprir um compromisso profissional, e cerca de 40% dos jovens deixaram de participar de eventos ou atividades devido à falta de opções de mobilidade adequadas.

De acordo com Sílvia Penna, diretora geral da Uber no Brasil, a tática dá autonomia tanto para as crianças quanto os pais no aplicativo:

Sabemos que os pais ou responsáveis não conseguem levar os filhos adolescentes para todas as atividades sempre, e que o transporte por aplicativo pode ser uma alternativa segura para as pessoas se deslocarem. Com o Uber Adolescentes, os responsáveis terão visibilidade do uso do aplicativo pelos jovens todo o tempo. Ao mesmo tempo em que queremos ver os jovens poderem contar com mais essa alternativa para se deslocar, queremos que os responsáveis possam ter mais tranquilidade de saber que a conta está sob controle deles.

Como criar uma conta no Uber Adolescentes?

Familiares poderão criar a conta para jovens no Uber por meio da aba familiar do Uber no app. O responsável deverá convidar o adolescente parar criar uma conta através de um link onde será preciso criar uma conta na Uber, autenticar seu perfil e concluir o processo obrigatório de conteúdo educativo de segurança.

Uma vez feito esses passos, a conta adolescente estará vinculada à do adulto ou responsável e pronta para ser monitorada. No entanto, o recurso de gravação de áudio não vem habilitado com os recursos de segurança.

Apesar do lançamento, por enquanto o Uber Adolescentes chega a poucas regiões brasileiras, como Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Sorocaba (SP) e São José dos Campos (SP) e sem previsão da inclusão do serviço em outras regiões.

Deixe um comentário