Unreal Engine 5 tem gráficos incríveis, mas será mais relevante para quem desenvolve

Unreal Engine 5 tem gráficos incríveis, mas será mais relevante para quem desenvolve

A Epic Games apresentou a Unreal Engine 5, sim, assim do nada. O vídeo demonstrando as qualidades do motor gráfico foi liberado no canal da Unreal Engine no YouTube e deu destaque para inúmeros detalhes, contagem de polígonos, iluminação em tempo real, efeitos visuais e sonoros.

Mas, apesar de apresentar gráficos incríveis, como desenvolvedor amador, acredito que a nova versão da ferramenta será ainda mais surpreendente para quem desenvolve jogos.

Unreal Engine 5 deixará os jogos mais acessíveis

Quando a Epic Games decidiu que liberaria a Unreal Engine 4 gratuitamente, para a empresa já era claro o que aconteceria; uma grande movimentação no mercado de games e um volume alto de pessoas utilizando seu motor gráfico. Essa decisão aqueceu não só as ações da companhia, mas também todo o mercado de jogos.

Foi a partir da UE4 que comecei a brincar de desenvolver games, e talvez você mesmo possa começar ainda hoje. Da mesma forma, o anúncio da Unreal Engine 5 abre um caminho ainda maior, ainda mais pessoas devem começar a utilizar o motor gráfico nos próximos anos, isso porque a Epic Games fez melhorias consideráveis, melhorias que refletem apenas em um jogo mais bonito para agradar o jogador, mas as empresas que precisam criar.

The Last of Us 2, REACT
e OPINIÃO sobre o novo trailer

O principal mercado da Epic com a Unreal Engine são as grandes empresas que querem lançar games e utilizam do motor gráfico, com um software mais poderoso e simples de utilizar, muitos estúdios podem até mesmo largar as velharias próprias que estão usando e começar do zero com a Unreal ganhando uma consultoria super atenciosa.

Mas e para os desenvolvedores indies?

Uma das promessas, de acordo com a demo, é de que será possível utilizar uma contagem de polígonos ainda maior sem quebrar tanto a cabeça. Nós já estamos em uma alta contagem de polígonos atualmente, mas os desenvolvedores se sentem limitados na hora de criar o jogo, já que é necessário um grande empenho para colocar tudo junto para rodar em um videogame.

Aparentemente, o PlayStation 5 será capaz de ter dezenas, talvez centenas, de itens com milhões de polígonos e ainda rodar bem. Mas o mais intrigante é que tudo será interligado na Unreal Engine 5, luz, objetos 3D e efeitos especiais. Pode parecer estranho, talvez você pense: Mas já não é tudo interligado? A resposta é “mais ou menos”. Isso porque, até o momento, efeitos gerados pelo Niagara não interagiam com a luz do jogo como a Epic está prometendo, e os objetos colocados em cena precisavam ter as luzes renderizadas, algo que prometem acabar.

Sem esses detalhes, parece que tudo será mais simples, o que pode não acontecer, já que a Epic Games está vendendo o seu peixe. Ainda assim, não é difícil acreditar que a UE5 será muito melhor que a UE4, já que é a versão corrigida do motor gráfico, tudo que não puderam fazer no modelo anterior prepararam para a nova.

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)