Vingadores: Guerra Infinita teve cena deletada de 45 minutos, confira:

Matheus Martins

Vingadores: Guerra Infinita, lançado em 2018, foi um marco na história cinematográfica do MCU. Com uma década de construção de personagens, o filme conseguiu reunir os heróis mais queridos do público e introduziu um dos vilões mais temidos da franquia, Thanos – que agora perdeu o título para Kang.

Ao longo de mais de duas horas de duração, testemunhamos a luta dos heróis da Marvel contra Thanos em sua busca pelas Jóias do Infinito. O filme foi tão impactante que, em uma entrevista com Near Mint Condition, Jim Starlin, criador do personagem nas telonas, revelou que uma cena de 45 minutos originalmente planejada mostrava Thanos destruindo Xandar, a capital do Império Nova.

No começo de Guerra Infinita, Thanos já aparece portando a Joia do Poder, que anteriormente estava em posse da Nova Corps no planeta Xandar. Não é mostrado o exato momento em que ele conseguiu obter a Joia.

(…) cerca de um mês antes do lançamento do filme, recebi um e-mail ou algo assim de Joe [Russo], dizendo: ‘Os 45 minutos de Thanos no início de Guerra Infinita foram deletados’. Havia toda uma sequência de Thanos pegando a primeira joia e eles tiveram que cortar isso. Eles filmaram, mas nunca quiseram gastar dinheiro com os efeitos, pois não queriam que o filme fosse tão longo quanto o segundo [Ultimato] foi. Eles não tinham noção que seria o sucesso que foi.”

Jim Starlin

Como é a cena cortada?

Para relembrar, Xandar foi apresentado no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia (2014), onde a trama principal era a apresentação da Joia do Poder, que no final ficou protegida pelo planeta. A cena deletada em Guerra Infinita teria como foco Thanos e os guardiões de Xandar em uma batalha pela Joia. Infelizmente, a cena nunca foi editada pelo time de VFX (edição especial e CGI), mesmo que gravada. Em vez disso, foi substituída pela cena em que Thanos encontra a nave de Thor, Loki, Hulk e outros sobreviventes de Asgard em Thor: Ragnarok (2017).

Se os primeiros minutos de Guerra Infinita já mostravam como foi fácil para Thanos derrotar os heróis, é fácil imaginar que o vilão teria se divertido aniquilando a guarda de Xandar. Se a cena tivesse sido mantida, o filme teria ultrapassado três horas de duração, o que poderia ser cansativo para alguns espectadores.

Thanos – o maior vilão do MCU
Xandar – um dos planetas apresentados na Marvel

Jim Starlin revelou que a Marvel estava incerta sobre o sucesso de Guerra Infinita e, por precaução, optou por uma escolha segura. No final, o filme arrecadou mais de dois bilhões de dólares, tornando-se o segundo filme mais rentável do MCU, atrás apenas de Ultimato (2019).

Considerando o enorme sucesso de público e crítica de Vingadores, é possível que a Marvel não se arrependa de ter cortado a cena. A questão que fica agora é se o estúdio pretende explorar a lacuna deixada em produções futuras, seja por meio de uma trama envolvendo a Nova Corps ou por meio de um comunicado oficial.