WandaVision: Marvel digitalizou rostos de figurantes da série

Matheus Martins

Em meio a greve de roteiristas e atores em Hollywood, a Marvel foi acusada de digitalizar rostos de figurantes na série WandaVision sem sequer consentir ou informá-los a respeito. Além de não pagar pelo custo, a Disney e a Marvel Studios realizaram digitalizações completas dos corpos e rostos dos figurantes para possibilitar o uso de suas aparências em projetos futuros.

Entre os figurantes da série, Alexandria Rubalcaba denunciou a situação à NPR.

Segundo o relato de Alexandria Rubalcaba, ela foi solicitada a comparecer a um trailer, onde diversas câmeras registraram suas várias expressões e movimentos. Todo o processo levou cerca de 15 minutos, e todos os outros figurantes presentes naquele dia também passaram pelo mesmo procedimento.

A principal objeção levantada por Rubalcaba é que a Disney não forneceu nenhuma informação sobre como ou onde sua aparência seria utilizada no futuro. Além disso, ela não recebeu nenhum contrato específico e não foi compensada de forma adicional além do pagamento diário mínimo estipulado para os figurantes, que totalizava apenas US$ 187.

“Levantem as mãos. Mãos à obra. Olhe assim, agora assim. Deixe-nos ver o seu rosto assustado. Faz cara de surpresa. E se eu não quiser estar em ‘MarioVision’ ou ‘SarahVision? Temo que a I.A. acabe eliminando figurantes. Eles não terão mais utilidade para nós.”

O uso de inteligência artificial em substituição aos figurantes é um dos principais pontos de desacordo entre o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os representantes dos grandes estúdios (AMPTP). As negociações iniciais entre as duas instituições não conseguiram estabelecer novos parâmetros regulatórios para essa questão, o que contribuiu, em parte, para a greve dos atores.

O SAG-AFTRA propõe que os estúdios obtenham permissão específica dos atores escaneados para cada uso de suas imagens em cena, enquanto a AMPTP defende que um único contrato concedendo permissão para o uso da imagem seria suficiente para qualquer utilização futura.

O tema também tem sido pertinente a um episódio da sexta temporada de Black Mirror, Joan Is Awful, onde uma empresária se vê em risco quando sua imagem é usada contra sua vontade em uma série inspirada em sua vida e gera uma onda de controvérsias ao seu respeito.

A série WandaVision está disponível no catálogo da Disney Plus.

Deixe um comentário