Windows 11 vs 10: as principais diferenças entre os sistemas da Microsoft

Recentemente, a Microsoft lançou Windows 11 e foi assim que deixou muita gente curiosa sobre os recursos que essa nova versão tem e se vale realmente trocar o Windows 10 por ela. Se você está nesse grupo de usuários, então continue esta leitura para saber as diferenças entre o Windows 11 vs 10.

Design e interface

A primeira mudança perceptível ao instalar o novo Windows 11 é a barra de ferramentas, que seguindo o modelo do MacOS, agora está centralizada. A barra de pesquisa que antes ocupava um bom espaço, agora foi substituída por um ícone. 

Além disso, diferentemente do Windows 10, na nova versão ao clicar no ícone de Início, você verá somente os programas que você selecionou como principais, mas poderá acessar os menos usados se digitar seus nomes na barra de pesquisa. 

Ainda nessa janela, você verá também uma lista de programas recomendados que te permitirá acessar rapidamente aqueles recentemente acessados.

Integração do Chat do Teams

Se você usa o Teams em seu trabalho remoto, então agora poderá acessar mais rapidamente o chat com a inclusão de um pequeno ícone na barra de tarefas no Windows 11. No mesmo recurso será possível fazer chamadas de vídeo com seus colegas que estão em uma plataforma Android, mas também IOS.

Melhoramento dos recursos de jogos

Para os gamers, essa é uma excelente notícia! Quem nunca teve problemas de gráfico com o sistema operacional quando estava jogando que atire a primeira pedra.  

O Windows 11 foi desenhado com carinho para jogadores de jogos de PC e além disso, oferece uma alta performance quando comparado a outros sistemas. 

Agora os jogos vão rodar com um visual muito melhor graças ao Auto HDR combinado às melhorias de HDR em jogos feitos com DirectX 11 ou mais alto.

O novo DirectStorage também vai permitir aqueles com uma alta performance NVMe SSD ver os jogos carregam mais rapidamente. 

Windows 11 Vs 10: Aplicativos do Android no Microsoft Store

Tenho certeza que você já desejou um dia ter os aplicativos do Android no Windows. A Microsoft ouviu seu pedido, e tornou isso possível através da Appstore da Amazon.

Apesar de os aplicativos permanecerem com a mesma resolução de smartphone, você poderá ter acesso a uma quantidade muito maior. 

A grande vantagem de ter esse recurso é que você não precisará ficar dependente do celular para utilizar um determinado aplicativo. Aliás, essa é uma nova onda de mudança que alguns aplicativos de chat têm adotado também.

A fim de tornar mais prática a busca de alguns programas comumente usados, a Microsoft também vai incluir na sua loja alguns programas como Visual Studio, Disney+, Adobe Creative Cloud, Zoom e Canva.  

Windows 11 Vs 10: Experiência de toque e teclado melhorada

A Microsoft também melhorou a experiência de toque, aumentando, por exemplo, o tamanho das caixas e o espaço entre os ícones para tornar fácil o toque quando for utilizado. Também, é possível deslizar os aplicativos com três ou quatro dedos.

O teclado de toque também foi aprimorado, contendo um novo design e novos recursos. Se você é fã de GIFs, vai amar a inserção dessa funcionalidade no novo teclado. 

O seletor de emojis agora suporta Gifs animados, permitindo você também digitar uma palavra para encontrar aquele que melhor se encaixa ao contexto.

Mas, antes de tudo…

Se você se interessou pela nova versão, então verifique a capacidade do seu computador ou notebook antes de instalar para evitar problemas de lentidão e travamento.

Os requisitos mínimos para a instalação do sistema são: 

Processador: CPU de 64 bits com dois núcleos e 1 GHz de velocidade

Memória RAM: 4GB 

Armazenamento: 64GB 

Tela: maior que 9’’ e com resolução HD (1280 x 720 pixels)

Sistema: firmware por meio de UEFI e compatível com Secure Boot & TPM 2.0 

Placa gráfica: DirectX 12 compatible graphics / WWDM 2.x

Conectividade: conexão com a internet

Segurança: módulo TBM 2.0

Gostou do que encontrou em nosso site? Então continue nos acompanhando e compartilhe com seus amigos ou família o que encontrou aqui! Manteremos você sempre em dia com as principais notícias do mundo da tecnologia, mas também com outras informações.

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)