Anunciada desde agosto, a HQ X-Men Azul: Origem era aguardada por muitos fãs que vem teorizando há meses sobre a origem de Kurt Wagner, o Noturno dos X-Mens.
A previsão era de que o painel fosse lançado em novembro com uma visão que honrasse a ideia original de Chris Claremont, que sempre teve planos de tornar Mística e Sina, uma mutante cega capaz de prever o futuro, as mães de Noturno.
Agora, em meio a fase mais turbulenta de Krakoa, a nova HQ finalmente introduz a revelação de que Mística incorporou os dados genéticos de Azazel se transformando no mutante demoníaco e tornando Sina a genitora de Kurt.
Agora, é oficialmente revelado que X-Men Origens Azuis, é uma espécie de mãe e também pai de Noturno. Na mesma HQ, é afirmado que quando Mística se transforma em alguém, ela assume não apenas a forma de outra pessoa, mas também toda a sua estrutura genética, se transformando assim inteiramente em outro ser.
Dessa forma, ela assumiu a identidade de Azazel para ter um bebê com Sina, tornando o mutante de um ponto de vista seu pai também, visto que ela é Azazel enquanto transformada nele.
A ideia já era para ter sido trabalhada na Casa das Ideias da Marvel desde os anos 80, mas foi inteiramente rejeitada pela gestão da Marvel da época.
Com o avanço das pessoas finalmente entendendo que os X-men são uma espécie de referência à comunidade LGBTQIAP+, a ideia agora pode ser entendida pelos fãs de forma menos complexa.
Na origem “original” das histórias de X-Men, sempre foi dito que Kurt era fruto de uma relação breve entre Azazel e Mística (o que de certa forma não deixa de ser mentira). Acontece que o mutante vem de uma longa linhagem de mutantes ancestrais, com origem até que demoníaca.
Ironicamente, Kurt nasceu com a pele azul de Mística e as feições demoníacas do “pai”, porém um dos maiores mutantes cristãos da história da Marvel.
Nessa releitura com roteiro de Si Spurrier, arte de Wilton Santos e Marcus To, a origem foi totalmente remodelada para algo que ao mesmo tempo honrasse o desejo de Chris Claremont, mas que não descartasse os eventos originais já estabelecidos da história.
Sendo assim, Mística, Sina e Azazel ambos têm um papel na criação de Kurt.
Confira a sinopse da já disponível HQ X-Men Blue: Origins:
Você acha que conhece a história do caso diabólico de Mística e Azazel, mas que papel do verdadeiro amor da vida de Mística, a Sina, desempenhou nessa história? O belo romance delas guiou o curso do mundo mutante ao longo do século, e quando elas se reuniram em Krakoa, eles se tornaram duas das líderes mais proeminentes do mundo mutante. Agora, com a Queda de X girando em torno delas, é hora de revelar seu maior segredo!“