O YouTube está explorando recursos avançados de inteligência artificial (IA) em sua aplicação móvel, atualmente em fase de testes com pequenos grupos de usuários.
Duas novas funcionalidades, alimentadas por IA generativa, estão sendo experimentadas para automatizar interações na comunidade e fornecer conteúdo praticamente em tempo real.
A primeira inovação introduz uma ferramenta na seção de comentários, utilizando IA para gerar resumos das principais reações da comunidade.
Essa ferramenta organiza e resume comentários com numerosas respostas, fornecendo aos criadores de conteúdo insights sobre os tópicos mais relevantes e oferecendo aos espectadores um guia para participar da discussão.
Este recurso está em fase de teste até 5 de dezembro, exclusivamente para usuários assinantes do YouTube Premium, no aplicativo para Android e iOS, e limitado a vídeos com conteúdo em inglês.
A segunda inovação é um chatbot integrado aos vídeos, projetado para responder perguntas dos usuários relacionadas ao conteúdo do vídeo. Em um exemplo apresentado pela empresa, o sistema questiona sobre a comunidade de entusiastas de vídeos sobre unhas em um tutorial de manicure, obtendo uma resposta instantânea.
Veja tambem:
- YouTuber desmonta PlayStation 5 Slim e revela aprimoramentos internos do novo console da Sony
- YouTuber viraliza jogando Resident Evil Village no iPhone 15 Pro
O YouTube sugere que esse recurso seja particularmente útil em vídeos com conteúdo mais complexo, como aulas e materiais acadêmicos. Até o momento, o teste do chatbot está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos que utilizam dispositivos Android.
YouTube testa botão aleatório
Além das funcionalidades baseadas em IA, o YouTube também está testando um botão de recomendação automática para usuários que estão indecisos sobre o que assistir na plataforma.
Esse botão sugere vídeos, tanto no formato Shorts quanto produções convencionais, oferecendo uma opção conveniente para quem procura conteúdo interessante. Por enquanto, essa novidade é um experimento disponível apenas em dispositivos móveis.
Essas inovações refletem a constante busca do YouTube por maneiras inovadoras de melhorar a experiência do usuário e fornecer ferramentas que facilitem a interação na plataforma. No entanto, é importante notar que, por enquanto, não há garantias de que esses recursos específicos serão implementados permanentemente na versão estável da plataforma, uma vez que ainda estão em fase de testes e avaliação.