Com a popularização do trabalho remoto, das aulas online e da distância física entre amigos e familiares, os aplicativos de chamadas de vídeo se tornaram essenciais em nossas vidas. Com a possibilidade de se conectar virtualmente, é possível manter relações interpessoais de forma mais próxima e constante. Nesse contexto, existem diversos aplicativos disponíveis no mercado, cada um com suas peculiaridades e funcionalidades específicas. Neste texto, apresentaremos 15 aplicativos para fazer chamadas de vídeo, abordando suas principais características e pontos fortes.
1. WhatsApp
Embora não seja o aplicativo mais popular para chamadas de vídeo, a maioria das pessoas o utiliza para se comunicar. Ele oferece a opção de chamadas individuais ou em grupo, permitindo a conexão de até oito pessoas simultaneamente. Para isso, basta que todos os participantes estejam inseridos em um mesmo grupo.
2. Facebook Messenger
Caso necessite conectar um número maior de pessoas, o Facebook Messenger possibilita a realização de chamadas de vídeo em grupo com até 50 participantes, contanto que estejam inseridos em um mesmo grupo. Essa funcionalidade pode ser acessada tanto pelo aplicativo para Android e iOS, quanto pela versão web, sendo suportada pelos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge e Opera.
3. Instagram
O Instagram oferece a possibilidade de realizar videoconferências no Direct, permitindo que até seis pessoas participem simultaneamente. Para utilizar essa funcionalidade, é necessário ter o aplicativo instalado no Android ou iOS. Além disso, não é preciso que os participantes sigam uns aos outros, porém, é importante que as configurações de notificações estejam devidamente ajustadas para receber solicitações de bate-papo ao vivo de qualquer pessoa.
4. FaceTime
O FaceTime é um aplicativo de chamadas de vídeo exclusivo para dispositivos da Apple com iOS ou macOS, tais como iPhone, iPad, iPod touch e Mac. Para utilizá-lo, é necessário possuir o número de telefone ou e-mail que o contato registrou no FaceTime. A ferramenta permite a realização de chamadas em grupo com até 32 pessoas, contudo, essa funcionalidade só está disponível a partir da versão iOS 12.1 ou superior. Caso a versão do sistema operacional seja inferior, a videochamada estará limitada a apenas duas pessoas.
5. Google Duo
O Duo é um aplicativo desenvolvido pelo Google, voltado para chamadas de vídeo. Ele possibilita a reunião de até 12 pessoas em uma mesma conversa e pode ser utilizado tanto por meio de navegadores, quanto por meio do aplicativo para Android e iOS. Para realizar uma chamada, basta ter o número do contato desejado, desde que esse também utilize o Duo como aplicativo de chamadas de vídeo.
6. Google Hangouts (ou Meet)
O Hangouts é um aplicativo de mensagens instantâneas que está vinculado à conta do Google e pode ser acessado pelo Android, iOS ou pela versão web. Uma das suas funcionalidades mais interessantes é o compartilhamento de tela, que pode ser utilizado tanto pelo computador, quanto pelo iOS. Além disso, o Hangouts permite conversas em grupo com até 10 pessoas, contanto que elas tenham uma conta no Google.
Já o Meet é uma variante voltada para usuários do G Suite, que é um plano corporativo pago. Essa modalidade possibilita a realização de chamadas de vídeo com até 100 ou 250 pessoas, dependendo do tipo de assinatura. Uma das principais vantagens do Meet é o recurso de gravação de conferência, que pode ser muito útil para fins de registro ou compartilhamento posterior.
7. Zoom
O Zoom é um aplicativo que tem como público-alvo o ambiente corporativo e está disponível nas principais plataformas. As chamadas de vídeo entre duas pessoas são ilimitadas, enquanto no plano gratuito é possível realizar conferências com até 100 participantes, mas com um limite de duração de 40 minutos.
No entanto, outros planos do Zoom oferecem suporte para até 1000 participantes e duração ilimitada. Além disso, o aplicativo possui recursos como compartilhamento de tela e gravação das chamadas.
8. Skype
O Skype é um aplicativo que permite a realização de chamadas de vídeo com até 50 pessoas, sem limite de tempo. É necessário que todos os participantes tenham uma conta no serviço para utilizar a funcionalidade. O aplicativo está disponível nas principais plataformas e oferece o recurso de compartilhamento de tela, inclusive para dispositivos móveis.
Outra vantagem do Skype é que ele permite gravar e baixar a conferência para que ela possa ser revista no futuro, o que pode ser útil para reuniões de trabalho, aulas online ou para manter contato com amigos e familiares que vivem longe.
9. Imo
Para fazer uma chamada de vídeo no Imo, você precisa seguir os seguintes passos:
- Acesse imo.im e baixe e instale o Imo no seu dispositivo (iPhone, Android, PC ou Mac).
- Abra o Imo e entre com o número do seu celular.
- O Imo enviará um SMS com um código para o seu número; digite-o no app.
- Dentro do Imo, clique ou toque em contato de sua lista que já use o aplicativo.
- Toque no ícone da câmera para fazer uma chamada de vídeo.
10. Houseparty
O Houseparty, embora já existisse desde 2016, ganhou grande popularidade no Brasil durante a quarentena decorrente da pandemia de Covid-19. Para criar uma conta no aplicativo, é necessário usar o número de celular e encontrar outros usuários. Uma das vantagens é a possibilidade de jogar durante a videochamada, o que pode ser uma forma divertida de interação entre os participantes.
O Houseparty permite a reunião de até oito pessoas e está disponível em aplicativos para celular e computador. Essa ferramenta pode ser útil para encontros com amigos e familiares, bem como para reuniões de trabalho ou estudos online.
11. Jitsi Meet
O Jitsi Meet é uma ferramenta online que permite fazer chamadas gratuitas com até 20 pessoas. As videochamadas do Jitsi Meet pelo PC são feitas pelo site (meet.jit.si), o que dispensa o download de aplicativos. Dessa forma, a ferramenta funciona em navegadores de computadores com sistema operacional Windows, Linux e macOS. Para fazer videochamadas no Jitsi Meet, basta abrir o website do Jitsi Meet (meet.jit.si) em seu computador e digitar o nome da sala que deseja criar e clicar em “Go”. Não é necessário fazer login para criar a videochamada.
12. Signal
Para iniciar uma chamada criptografada de voz ou de vídeo entre duas pessoas no Signal, siga os seguintes passos:
- No Signal, toque em ou para ver a lista de contatos do Signal.
- Selecione um contato ou digite um número para abrir a conversa.
- Toque no ícone do telefone para iniciar uma chamada de voz ou no ícone da câmera para iniciar uma chamada de vídeo.
- Selecione o botão verde para iniciar a chamada.
13. Telegram
As chamadas de vídeo no Telegram têm funções parecidas com as demais video calls encontradas no mercado. O usuário pode iniciar uma videochamada pelo perfil do seu amigo, ou dentro de qualquer chamada de áudio, dar início a exibição de sua câmera. As chamadas de vídeo são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Todas as chamadas de vídeo têm compatibilidade com o modo PIP de janela flutuante, permitindo que você confira as suas conversas e faça outras tarefas enquanto mantém contato visual.
14. Snapchat
O Snapchat, aplicativo que popularizou o formato de Stories, ainda está ativo e permite chamadas de vídeo em grupo de até 15 pessoas. Disponível para Android e iOS, o aplicativo exige apenas que o usuário tenha uma conta na plataforma para realizar as conferências. Embora não haja compartilhamento de tela, os usuários podem aproveitar os filtros e lentes do aplicativo durante as chamadas.
15. Viber
O Viber é um aplicativo de mensagens instantâneas que permite chamadas de voz e vídeo. Para fazer uma chamada de vídeo no Viber, basta pressionar o botão “Vídeo” ao iniciar uma chamada por meio do aplicativo. As chamadas de vídeo são protegidas com criptografia de ponta a ponta. O Viber também permite transferir chamadas de vídeo entre mobiles e desktop.