Mais de uma semana após o lançamento de God Of War: Ragnarök, uma surpresa: o jogo 171 da desenvolvedora indie brasileira, BetaGames Group, está tendo um sucesso na Steam com a versão antecipada do jogo.
Apontada como uma forma de ajudar os devs a trabalharem em melhorias para o game, e com uma previsão de lançamento para 2024, o título está recebendo ótimos feedbacks e repercussão em vários veículos de notícias de games tanto brasileiros quanto americanos.
Nós do PixelNerd então resolvemos elaborar um pouco sobre o jogo, sua inspiração, jogabilidade, e melhorias na sua versão alfa. Acompanhe!
Divulgado há mais de sete anos, 171 ganhou o título de “GTA Brasileiro” entre nós conterranêos dessa terra tupiniquim por carregar fortes traços do famoso jogo de tiro da Rockstar Games, Grand Theft Auto. Porém, ao contrário de ser só mais um genérico, o que chama atenção mesmo para o game é a dedicação do BetaGames Group em carregar a essência de cenários reconhecíveis para qualquer cidadão brasileiro.
Não, o jogo não possui apenas os tradicionais tijolos alaranjados que outras mídias insistem em reforçar o esteriótipo da favela. Em 171, vemos ruas pavimentadas, jovens usando camisetas polos, o tom monocromático do uniforme de policiais federais e os postes emaranhos de fios que tanto conhecemos.
Mas se o jogo existe há tanto tempo, por que agora está dando o que falar? Vem com a gente fazer essa linha do tempo sobre o desenvolvimento do game.
171 – um jogo de sucesso já na sua versão pré-alpha
Essa não é a primeira vez que o mundo gamer ouve falar do jogo 171.
Tudo começou em 2010, quando o jogo surgiu como uma ideia e diversas versões betas. Em 2015, o game evoluiu quando utilizou a engenharia gráfica da Epic Games, a Unreal Engine 4. Em 2019, foi realizado um financiamento coletivo que arrecado mais de R$ 60 mil reais que ajudaram bastante no desenvolvimento do jogo.
Ganhar elogio dos fãs antes mesmo de uma versão alfa não é para qualquer um. Muitos fãs que compraram a ideia de um “GTA” carregando o DNA da nossa cultura torceram pelo jogo, por notícias dele e de um confirmamento de que os envolvidos na produção não desistiriam do projeto. Então vê-lo alcançar o topo da Steam depois de tanto tempo de espera, explica a repercussão que o game está ganhando.
Na história de 171, iremos acompanhar Nicolau Souza, um trabalhador de classe média baixa que precisa defender a sua família de gangues após um acontecimento com seu irmão. Embora essa premissa por si só já dê uma base do que o game irá falar, a promessa de um modo campanha pode explorar ainda mais o jogo com o sucesso no seu desenvolvimento.
Jogabilidade: o que mudou na versão Alpha de 171
Com uma jogabilidade de mundo aberto, agora os jogadores poderão pular muros e interagir com toda a vizinhança de forma dinâmica. Invada casas, roube carros, visite estabelecimentos como mercadinhos e oficinas para mudar peças do carro.
A versão pré-alpha contava com apenas 5 tipos de rodas para os veículos, mas nessa nova versão mais de 10 tipos de rodas estão disponíveis. O game agora conta com melhorias gráficas (apesar de FPS ainda a ser melhorado), interação com NPCs e códigos de GTA podendo ser inseridos. As opções de ser educado ou xingar, além de motos como veículos são um acréscimo e o mapa retrabalhado irá ajudar a te guiar por missões.
Com cenários e fachadas de lojas bem estilizados na cultura brasileira, os devs do jogo fizeram uma homenagem àqueles que ajudaram com a versão pré-alpha inserido seus nomes em uma lista de estudantes de uma escola dentro do 171.
Carros novos e secretos
Como antes, os carros ainda podem ser tunados, trocando rodas ou rebaixando eles. Um insufilm no vidro dá ao veículo um ar espantoso à noite, enquanto o equipamento adequado deixa o carro estiloso. Até agora todas as modificações são puramente estéticas, mas uma volta pela comunidade irá te ajudar a descobrir carros secretos, como o fiat de um funcionário da companhia elétrica (que pode ser modificado) e o caminhão de gás que serve para algumas missões.
Os carros novos são o Bella Machina, Micto (o carro da companhia elétrica), o Maha, Holiday, Tenente, Apolo (que é um Opala), Power, o Furgone da ambulância e a Savana, o carro do gás.
Dos carros antigos, o Camaro Lazzaro permanece, mas você irá querer ver um Bella Machina com rodas diferenciadas (apesar de ele ficar incrível com as originais). Em 171, existem 4 tipos de suspensão para o carro diferenciadas: PADRÃO, SOCADÃO, QUERO GASTAR e MEDO DE ALTURA. A viatura da polícia continua sem poder trocar as cores nessa fase alpha do jogo, assim como o fiat uno e a caminhoete que possuem pinturas especiais.
Como o jogo ainda está na fase de teste para se encontrar melhorias, um bug faz com que alguns veículos assumam a cor preta inteira quando você acaba de entrar em uma oficina.
Armas e onde conseguir
As características distintas das armas são definidas por dano, cadência e alcance e para consegui-lás existe a opção de trombar com um vendedor de armas. Mas fique atento: a loja do cara é totalmente ilegal e pode ser perigoso chamar o tipo de atenção errada de pessoas que monitoram a sua atividade, como a polícia.
O dinheiro é o que falará mais alto na compra delas e um caminho para se consegui-lás é cometendo crimes. Arriscado ou não, a forma compensa o dinheiro adquirido. Dentre as armas, estão disponíveis as tradicionais Pistola, o Oitão, o Fuzil Automático, a Escopeta, a Matraca, a Submetralhadora e a Granada.
Polêmica
No dia 22 (terça-feira) de novembro, a repercussão do jogo deu a BetaGames Groups a sua primeira polêmica com uma acusação de desvio de crownfunding.
Um moder famoso brasileiro Junior_Djjr, pioneiro em vários mods clássicos de GTA San Andreas, criticou a equipe do 171 apontando que a BetaGames utilizou de assets disponibilizados por sites de compras e simplesmente inseriram no jogo, enganando assim boa parte dos apoiadores que esperavam que os anos de espera extensos acabassem em resultados primorosos.
Alegando ter provas, o dev apontou que apesar da meta de 85 mil reais adquiridos, os criadores simplesmente investiram nesses assets, além de apontarem a falta de transparência sobre como cada valor foi reutilizado para o projeto.
A acusação é gravíssima e está resultando em críticas negativas na página da Steam do jogo.
Em nota na comunidade do Youtube da desenvolvedora, a Beta Games repudiou as acusações afirmando que o tempo para formar um game é exaustivo:
A nota diz que a BetaGames Group não entende a onda crescente dessa “campanha que coloca em xeque o mérito de desenvolvedores e criadores” justo quando fizeram o possível para disponibilizar o jogo a público.
Além disso, reforçaram que não é fácil ser desenvolver indie no brasil e que especulações de desvio de dinheiro líquido em um projeto tão grande como esse é também não respeitar os profissionais envolvidos.
Como informado anteriormente, essa é uma versão alpha com acesso antecipado e o jogo finalizado tem previsão de lançamento somente para 2024. A oferta de R$ 53, 99 está válida até quinta-feira e o link para a compra na Steam se encontra aqui.
171 está previsto para ser lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series e Switch, além da versão para PC.