3 tipos e modelos de celulares para idosos para comprar em 2023

Matheus Martins

Atualizado em:

Os celulares são dispositivos cada vez mais presentes na vida das pessoas, inclusive dos idosos. No entanto, nem todos os modelos de celulares são adequados para as necessidades e preferências desse público.

Alguns fatores que devem ser considerados na hora de escolher um celular para idoso são: o tamanho e a resolução da tela, a facilidade de uso, a duração da bateria, a qualidade da câmera e o preço.

Tipos de celulares para idosos

Existem três tipos principais de celulares que podem atender aos idosos: os celulares básicos, os smartphones e os celulares adaptados.

Cada um deles tem vem com suas vantagens e desvantagens, dependendo do perfil e do objetivo do usuário.

Featured Phones (Básicos)

Celulares Featured Phones são celulares básicos que possuem algumas funcionalidades extras, como acesso à internet, redes sociais, aplicativos e jogos.

Eles são diferentes dos smartphones, que possuem sistemas operacionais mais avançados e permitem instalar uma variedade maior de aplicativos.

Os celulares Featured Phones são mais baratos e simples de usar do que os smartphones, mas também oferecem menos recursos e desempenho, porém são uma boa pedida para essa categoria de pessoas da terceira idade.

Smartphones

Os smartphones para idosos são uma boa escolha porque eles oferecem diversas vantagens, como facilitar a comunicação com familiares e amigos, através de aplicativos como o WhatsApp, o Telegram e o Skype.

No entanto, nem todos os smartphones são adequados para os idosos, pois alguns podem ter telas muito pequenas, interfaces complicadas ou baterias de baixa duração.

Por isso, é importante escolher um modelo que seja fácil de usar, que tenha uma tela grande e nítida, que tenha um bom armazenamento e processamento e que tenha uma bateria durável.

Big Launcher (Adaptados)

Os celulares Big Launcher são smartphones Android que usam um aplicativo chamado Big Launcher para adaptar a tela do aparelho para uma interface mais amigável para idosos e pessoas com baixa visão. 

O aplicativo simplifica a interface do smartphone e adiciona ícones grandes para realizar operações básicas, como fazer ligações, acessar mensagens, fotos e outros apps. 

O aplicativo também permite ligar para algum contato de emergência de forma rápida com a opção SOS. 

O Big Launcher tem uma versão gratuita e uma versão paga, que oferece mais funções de uso e customização.


1. Multilaser UP Max

  • Alta durabilidade bateria (10 dias)
  • Com lanterna
  • Dual Chip

O Multilaser UP Max é um celular indicado para quem busca praticidade e economia, sem abrir mão de algumas funcionalidades extras.

Ele tem um design simples e compacto, que cabe no bolso e na mão e é ideal para fazer ligações, enviar mensagens, ouvir rádio e música, e tirar fotos ocasionais.

Porém, é preciso dizer: ele não é compatível com internet, redes sociais, aplicativos ou jogos, sendo mais recomendado para usos mais simples mesmo.


2. Xiaomi Redmi 10C

  • Tela maior que o celular tradicional
  • Câmera dupla de 50 Megapixels
  • Dual Sim 

O Xiaomi Redmi 10C é um smartphone Android de bom nível, que se destaca pela sua bateria de 5.000 mAh, sua câmera principal de 50 MP e seu processador Snapdragon 680. 

Ele tem uma tela de 6,7 polegadas com resolução HD+ e painel IPS LCD e também vem com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, que podem ser expandidos com um cartão microSD.

É um celular muito mais moderno, perfeito para a galera que está mais familiarizada com redes sociais e queira jogar jogos mais pesados.


3. Samsung Galaxy A03S

  • Tela de 6,5 polegadas HD Plus
  • Recomendado para quem gosta de redes sociais
  • Câmera tripla HD
  • Sensor de impressão digital

Já o Samsung Galaxy A03S vem com algumas características interessantes, como uma tela de 6,5 polegadas com resolução HD+, uma câmera traseira tripla de 13 MP + 2 MP + 2 MP e uma bateria de 5.000 mAh.

Ele roda o sistema operacional Android 11 com a interface Samsung One UI 3.0.

O Galaxy A03S é um aparelho simples, mas que pode atender às necessidades básicas dos usuários, como navegar na internet, usar redes sociais, assistir a vídeos e tirar fotos.

Ele tem um design elegante e confortável, com cores clássicas, acabamento suave ao toque e também tem um leitor de impressão digital na lateral para maior segurança e praticidade.

Truque do “A”

Basicamente, o truque do “A” é uma forma de ajudar aquele seu avô, avó ou tio mais de idade a encontrar seu contato com mais rapidez ou facilidade.

Ele é bem simples: você só precisa salvar seu contato colocando a letra “A” na frente do seu nome, e pronto; seu contato estará no topo da lista.

Não é necessário que você avise seu ente querido mais velho, é apenas um atalho que o guiará a te achar mais rápido em seus contatos.

É importante não confundir esse truque com um semelhante no WhatsApp onde se digita o “@” para mencionar alguém que faz parte do mesmo grupo que você no WhatsApp.

Emergência APP

O Emergência APP é uma dica do Pixel Nerd e é um aplicativo que pode ajudar você em situações de emergência médica ou de acidente de carro.

Ele é capaz de detectar automaticamente colisões de veículos e fazer uma conexão automática e em viva-voz com o serviço de resgate (números 192 ou 193) a partir do seu celular.

Ele também compartilha com os serviços parceiros a sua localização e os seus dados médicos (que você preenche ao baixar o app).

Além disso, ele tem um botão SOS que pode ser acionado para pedir ajuda se você presenciar uma emergência de qualquer tipo, como um engasgo ou uma parada cardíaca, por exemplo.

Com essa função, você escolhe entre SAMU, Bombeiros ou Polícia e compartilha automaticamente com os serviços de emergência a sua localização, agilizando o atendimento. 

O Emergência APP é gratuito e está disponível para alguns dispositivos Android.

Deixe um comentário