4 filmes que citam redes sociais

Matheus Martins

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma parte significativa da nossa vida cotidiana. Elas nos permitem conectar com pessoas de todo o mundo, compartilhar nossas experiências e opiniões, e consumir uma variedade de conteúdos. Com o aumento da popularidade das redes sociais, não é surpresa que o tema tenha sido abordado em muitos filmes ao longo dos anos.

Alguns dos filmes tratam o assunto com humor, enquanto outros abordam questões mais sérias e profundas. Acompanhe alguns filmes dessa lista que citam as redes sociais de forma horrorosas, irônicas ou até mesmo profissionais.

1. Buscando…

Buscando é um suspense que se passa apenas em telas de dispositivos eletrônicos, como computadores, celulares e TVs. O protagonista, David Kim (John Cho), usa as redes sociais para tentar encontrar sua filha desaparecida, Margot. Ele acessa o Facebook, o Instagram, o Tumblr e outros sites para descobrir pistas sobre o paradeiro dela e os segredos que ela escondia.

O filme mostra como as redes sociais podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal, e como elas podem revelar ou ocultar aspectos da vida das pessoas.

2. Emily in Paris

A série Emily in Paris é uma comédia romântica que mostra a vida de uma jovem americana que se muda para Paris para trabalhar em uma agência de marketing e PR de luxo. Um dos aspectos mais marcantes da série é como ela usa as redes sociais para promover as marcas dos seus clientes e também a sua própria imagem.

Algumas das lições que a série ensina sobre redes sociais são:

  • Pensar em ações focadas no público-alvo e nas tendências do mercado.
  • Usar o storytelling para criar conexão emocional com os seguidores.
  • Aproveitar as oportunidades de gerar engajamento e buzz nas redes.
  • Transformar crises em oportunidades de fortalecer a reputação da marca.
  • Ser autêntico e transparente nas postagens.

3. Pânico

No filme Pânico de 2022, os personagens do slasher citam o Reddit em uma cena durante o Terceiro Ato, onde revelam seus motivos para serem os assassinos da vez. É através da rede social que Amber e Richie se conhecem e arquitetam seu plano.

4. Spree

Já O filme Spree cita redes sociais em várias cenas, pois é uma crítica à utilização das redes sociais e à falta de limites dos criadores de conteúdo online. A ação do filme se reparte pela câmera do celular de Kurt, o protagonista que mata os passageiros que recolhe como condutor de uma app decorridas, pelas câmaras de telemóveis das diversas personagens, por câmaras de segurança instaladas no carro de Kurt ou até do circuito de videovigilância da cidade.

O filme também mostra os comentários dos espectadores que assistem ao vídeo ao vivo no Instagram, que acham que tudo não passa de uma brincadeira.