5 Filmes de distopia que não pertencem a sagas

Matheus Martins

A distopia é um gênero que tem ganhado cada vez mais espaço na cultura pop, especialmente no cinema. Muitas vezes, essas narrativas se desdobram em franquias de sucesso, como “Jogos Vorazes” e “Divergente”. No entanto, há também filmes de distopia que contam histórias únicas e autônomas, sem a necessidade de pertencerem a sagas. Neste artigo, listaremos 5 filmes de distopia que se destacam nessa categoria, trazendo tramas complexas e envolventes que prendem o espectador do início ao fim.

1. O Preço do Amanhã (2011)

Em um mundo onde as pessoas param de envelhecer aos 25 anos, mas precisam pagar para continuar vivas, o tempo se torna a moeda mais valiosa. Will Salas (Justin Timberlake) é um jovem que vive na zona mais pobre, onde a maioria das pessoas morre antes dos 30 anos. Quando ele recebe uma grande quantidade de tempo de um desconhecido, ele se torna alvo dos guardiões do tempo, uma espécie de polícia que controla a distribuição do tempo. Para escapar, ele sequestra Sylvia (Amanda Seyfried), a filha de um poderoso banqueiro, e juntos eles iniciam uma rebelião contra o sistema que explora e oprime os mais pobres.

2. Elysium (2013)

No ano de 2154, a Terra está devastada pela superpopulação, poluição e desigualdade social. Os mais ricos vivem em uma estação espacial chamada Elysium, onde têm acesso a tecnologias avançadas de saúde e segurança. Os mais pobres vivem no planeta, sofrendo com a miséria, a violência e a opressão. Max (Matt Damon) é um ex-criminoso que trabalha em uma fábrica da Armadyne, a empresa que construiu Elysium. Após sofrer um acidente que o deixa com poucos dias de vida, ele aceita uma missão arriscada: se infiltrar em Elysium e roubar os dados do cérebro de John Carlyle (William Fichtner), o CEO da Armadyne, que contêm um programa capaz de reprogramar o sistema de Elysium e dar acesso a todos os habitantes da Terra.

3. Wall-E (2008)

Wall-E é um robô que foi criado para limpar a Terra, que está coberta de lixo e abandonada pelos humanos. Ele vive sozinho, colecionando objetos que encontra no meio do entulho, e tem como única companhia uma barata. Um dia, ele se depara com uma sonda chamada Eva, que foi enviada para procurar sinais de vida no planeta. Wall-E se apaixona por Eva e decide segui-la quando ela retorna à sua nave. Lá ele descobre que os humanos vivem em uma gigantesca estação espacial chamada Axiom, onde são dependentes de máquinas e sofrem com a obesidade e o sedentarismo.

4. Medida Provisória (2020)

Em um Brasil do futuro, o governo decreta uma medida provisória que determina que todos os cidadãos negros devem ser enviados para a África como uma forma de reparação histórica pela escravidão. Essa medida afeta diretamente a vida de um casal de classe média formado por Capitu (Taís Araújo), uma médica, e Antônio (Alfred Enoch), um advogado, que são obrigados a se separar. Eles também contam com o apoio de André (Seu Jorge), um jornalista e primo de Capitu, que tenta denunciar a arbitrariedade da medida.

5. Passageiros (2016)

Jim (Chris Pratt) e Aurora (Jennifer Lawrence) são dois passageiros a bordo de uma nave espacial que transporta milhares de pessoas para um novo planeta. Eles deveriam permanecer em hibernação por 120 anos, mas um mal funcionamento os desperta 90 anos antes do previsto. Sozinhos na nave, eles se apaixonam e tentam encontrar uma forma de consertar o problema. Porém, eles logo descobrem que não foi um acidente que os acordou, e que a nave está em grave perigo.