5 jogos que são cópias descaradas

5 jogos que são cópias descaradas

Embora os jogos possuam uma infinidade de gêneros e variantes nos gráficos e gameplays, algumas fórmulas podem se repetir, seja por inspiração ou como cópias descaradas.

Para ser justa, alguns desses casos podem ser uma forma de homenagear os jogos dos quais a inspiração surgiu. Mas o que importa aqui é a comparação.

De toda forma, o Pixel Nerd reuniu para vocês 5 jogos que nitidamente são cópias de algum outro:

Barony

Print do jogo Barony

Começando com uma BAITA CÓPIA DESCARADA de Minecraft. Barony é um Roguelike com gráficos pixelizados que lembram muito o Minezinho.

Você pode escolher diferentes classes para enfim sair desbravando as masmorras do jogo. Há um modo coop em que você e seus amigos podem enfrentar inimigos e caçar tesouros por aí. 

A jogabilidade em si não é tão parecida (não é possível construir, por exemplo), mas a primeira pessoa e os estilos dos mapas não enganam.

Baixar

20XX

Print do jogo 20XX

20XX é um jogo de plataforma e ação que se passa em um futuro longínquo lançado em 2014 pela Batterystaple Games. 

O problema é que nem esconderam a DESCARAÇÃO dessa cópia (quem jogou algum dos Megaman percebeu a referência à data das histórias).

Além do título, o visual lembra muito Mega Man X, só que dessa vez temos uma versão feminina do personagem.

Quanto à gameplay, também é bem parecida com o game da Capcom, além de ter alguns elementos de roguelike adicionados.

Baixar

Combat Arms

Combat Arms em ação

Ninguém me convence de que isso não é CS. Sério, até mesmo a logo ali no canto, os gráficos e os mapas são muito parecidos com o CS 1.6.

Combat Arms é um FPS online lançado em 2008 desenvolvido pela Nexon e pela VALOFE. O jogo permite a customização do personagem e das armas utilizadas.

Também existe um sistema de “clãs”, que podem entrar em guerra em servidores dedicados a isso.

Baixar

Guitar Hero

Momento tenso do Guitar Hero

Está se questionando se sua vida inteira foi uma mentira? Pois é, Guitar Hero se inspirou em um título japonês chamado Guitar Freaks, que não chegou nem perto de fazer todo o sucesso da sua cópia descarada. 

Enquanto o primeiro Guitar Hero surgiu em 2005, o jogo “original” foi lançado em 1998 pela Konami para PlayStation e Arcade.

Embora não tivesse todo o poderio gráfico de seu sucessor, tinha um funcionamento bem similar: apertar os botões na hora certa para não desafinar nas músicas.

Overwatch

Gameplay de Overwatch

Leia aqui o estatuto da Igreja Nacionais de Hanzo

Embora exista uma trocação de farpas entre Overwatch e Paladins de quem copiou quem, a verdade é que ambos possuem uma raiz comum.

Team Fortress 2 é o ancestral dos hero shooters, com personagens característicos, habilidades especiais e modos de combate muito similares a Overwatch.

Overwatch foi lançado em 2015 e vencedor do The Game Award em 2016 por Melhor Jogo do Ano, Melhor Jogo de esports e Melhor Multiplayer, além de outros prêmios em 2017 e 2018.

Baixar

Quais as cópias mais descaradas que você já encontrou por aí? Conte para nós!

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo apaixonada por games, animes e cinema (e que não recusa uma boa xícara de chá)