A era dos remakes está vindo com tudo.
E muito embora alguns jogadores ainda retorcem o nariz só de em ouvir essa palavra, já está muito mais do que óbvio que a moda veio para ficar. Grandes desenvolvedoras como a Capcom e a CD Projekt Red investiram pesado na ideia, sendo assim influenciado outras publishers a verem o relançamento como uma estratégia de vendas.
Mas para aquela parcela de gamers que não veem o menor problema em verem jogos clássicos com algumas melhorias gráficas, nós do DailyDev bolamos uma lista de 7 jogos que irão ganhar remake em breve.
Vem conferir!
1. Resident Evil 4
Chegando a entrar na lista do The Game Awards desse ano, Resident Evil 4 é um dos remakes mais aguardados para o ano que vem.
Não só pela fama que a franquia tem, mas porque alguns dos jogos que já foram “remakezados” de RE agradaram bastante o público, como é o caso de Resident Evil 2 que ganhou noa 91 no Metacritic em uma lista de melhores jogos da franquia. Novos locais e mecânicas de armamento serão incluídas nessa nova versão.
No game, iremos acompanhar novamente a história de Leon Kennedy, um dos sobreviventes do desastre em Raccon City, em uma missão para salvar a filha do presidente que é sequestrada por seita macabra.
O icônico quarto capítulo da franquia que foi pioneiro em introduzir um novo tipo de jogabilidade e inspirar outros jogos da época chega no dia 24 de março de 2023.
2. Silent Hill 2
Após diversos rumores e uma lista de insiders que juraram que a Bloober Team faria um remake do icônico jogo da Konami, finalmente foi revelado que Silent Hill 2 integraria o grupo de jogos clássicos que irão ganhar um remake para 2023.
Assustador, desesperador e até mesmo filosófico, o game foi um marco na indústria para o terror e principalmente para aqueles que nunca esqueceram aquela icônica cena em que James Sunderland, o protagonista, não se reconhece no espelho do banheiro em uma clara referência ao seriado de TV dos anos 90, Twin Peaks.
A história do jogo foca em James, um homem que viaja até Silent Hill depois de receber a notícia de que sua falecida mulher o espera. O jogo voltará com ótimos gráficos, além dos icônicos vilões Pyramid Head e Enfermeira e melhorias no tipo de combate.
A Bloober Team já se responsabilizou pelo jogo da Bruxa de Blair e chama dessa vez Akira Yamaoka para cuidar da trilha sonora do game.
3. Alone in the Dark
Com um trailer que já começa com imagens perturbadoras, Alone in the Dark também é um clássico de 1992 que irá ganhar uma versão remakezada no ano que vem e pode se assemelhar muito a Resident Evil na jogabilidade, mesmo apesar de ter inspirado o segundo no quesito terror.
Se antes a história do primeiro jogo de 30 anos atrás se passava pelos arredores da Mansão Decerto, a possibilidade de uma jogabilidade mais intensiva explorar outros campos da cidade primitiva pode dar novos ares a esse clássico, além do estilo do jogo que foi modificado do velho Arcade para um jogo de ação.
Do ponto de vista do Detetive Edward Carnby, o jogo foca em uma cidade deserta hipnotizada por entidades demoníacas querendo vir para o nosso mundo. Os gráficos tal como a trilha sonora presentes no trailer já demonstram o quanto vai valer a pena reviver o título.
4. Max Payne
Fruto de uma parceria entre a Rockstar Games e a Remedy, a franquia de ação ambientada no mundo do crime Max Payne não ganha um jogo novo desde maio de 2012 quando a responsável por GTA decidiu trabalhar no game de forma solo.
Em abril desse ano, saiu a notícia pela qual ninguém esperava: as duas empresas irão se unir novamente para trabalharem nas versões remakes dos dois primeiros Max Payne, uma cuidando do marketing (Rockstar) e outra disponibilizando o game para os consoles PlayStation 5, PC e Xbox Series S/X.
É um dos únicos jogos dessa lista a não contar com trailers ou qualquer imagem que traduza o nível de desenvolvimento em que os jogos se encontram.
5. System Shock
Com um trailer de revelação exibido durante o PC Gaming Show, System Shock é um clássico que reuniu elementos de horror e RPG num estilo próprio quando foi lançado há mais de duas décadas atrás.
Antes publicada pela Looking Glass, agora a Nightdive Studios quem pisa nessa atualização incrível que já se encontra na “fase de polimento” nas palavras do diretor de desenvolvimento de negócios, Larry Kuperman. Larry afirma que o remake irá impressionar muitos jogadores do jogo original já que conseguiu manter boa parte da essência dele. Ao passo que também entende que muitos jogadores não olhem o remake com grandes olhos já que os gamers dessa geração podem estar acostumados a mecânicas que se inspiraram em System Shock.
Uma nova interface e as velhas armas e lugares continuam exatamente onde deveriam estar. A única coisa que falta é uma data de lançamento.
6. Prince of Persia: Sands of Time
Dizem por aí que mesmo depois de dois anos desde o trailer de revelação e um pedido de reembolso dos jogadores que adquiriram o remake, Prince of Persia: Sands of Time não foi cancelado.
Após adiamentos e trocas de estúdios, é a Ubisoft Montréal quem está encarregada de trazer uma nova versão para o clássico de PlayStation 2.
O game promete inovação nos combates, gráficos revitalizados e melhorias na velha e clássica escalada feita pelo protagonista da franquia.
7. The Witcher
O ano não acabou sem dar a The Witcher a novidade de que o primeiro jogo irá receber um remake além de uma coleção de jogos do mesmo universo criado pela CD Projekt Red.
A nova versão conta com o envolvimento da Fools Theory, responsável dar suporte a jogos como Baldur’s Gate 3 e Outriders, além de uma jogabilidade de mundo aberto confirmada pela desenvolvedora, além de contar com a engenharia gráfica Unreal Engine 5 nos gráficos do game.
Como tudo ainda se encontra na fase inicial, o jogo pode demorar a ter uma data de lançamento.