A era dos remakes está vindo com tudo.
E muito embora alguns jogadores ainda retorcem o nariz só de em ouvir essa palavra, já está muito mais do que óbvio que a moda veio para ficar. Grandes desenvolvedoras como a Capcom e a CD Projekt Red investiram pesado na ideia, sendo assim influenciado outras publishers a verem o relançamento como uma estratégia de vendas.
Mas para aquela parcela de gamers que não veem o menor problema em verem jogos clássicos com algumas melhorias gráficas, nós do DailyDev bolamos uma lista de 7 jogos que irão ganhar remake em breve.
Vem conferir!
1. Resident Evil 4
Chegando a entrar na lista do The Game Awards desse ano, Resident Evil 4 é um dos remakes mais aguardados para o ano que vem.
Não só pela fama que a franquia tem, mas porque alguns dos jogos que já foram “remakezados” de RE agradaram bastante o público, como é o caso de Resident Evil 2 que ganhou noa 91 no Metacritic em uma lista de melhores jogos da franquia. Novos locais e mecânicas de armamento serão incluídas nessa nova versão.
No game, iremos acompanhar novamente a história de Leon Kennedy, um dos sobreviventes do desastre em Raccon City, em uma missão para salvar a filha do presidente que é sequestrada por seita macabra.
O icônico quarto capítulo da franquia que foi pioneiro em introduzir um novo tipo de jogabilidade e inspirar outros jogos da época chega no dia 24 de março de 2023.
2. Silent Hill 2
![](https://blog.br.playstation.com/uploads/sites/4/2022/10/bebcc86125087006fae86141ff630a73bd3626c9-scaled.jpg)
Após diversos rumores e uma lista de insiders que juraram que a Bloober Team faria um remake do icônico jogo da Konami, finalmente foi revelado que Silent Hill 2 integraria o grupo de jogos clássicos que irão ganhar um remake para 2023.
Assustador, desesperador e até mesmo filosófico, o game foi um marco na indústria para o terror e principalmente para aqueles que nunca esqueceram aquela icônica cena em que James Sunderland, o protagonista, não se reconhece no espelho do banheiro em uma clara referência ao seriado de TV dos anos 90, Twin Peaks.
A história do jogo foca em James, um homem que viaja até Silent Hill depois de receber a notícia de que sua falecida mulher o espera. O jogo voltará com ótimos gráficos, além dos icônicos vilões Pyramid Head e Enfermeira e melhorias no tipo de combate.
A Bloober Team já se responsabilizou pelo jogo da Bruxa de Blair e chama dessa vez Akira Yamaoka para cuidar da trilha sonora do game.
3. Alone in the Dark
![](https://tm.ibxk.com.br/2022/08/12/12170930153346.jpg?ims=768x480)
Com um trailer que já começa com imagens perturbadoras, Alone in the Dark também é um clássico de 1992 que irá ganhar uma versão remakezada no ano que vem e pode se assemelhar muito a Resident Evil na jogabilidade, mesmo apesar de ter inspirado o segundo no quesito terror.
Se antes a história do primeiro jogo de 30 anos atrás se passava pelos arredores da Mansão Decerto, a possibilidade de uma jogabilidade mais intensiva explorar outros campos da cidade primitiva pode dar novos ares a esse clássico, além do estilo do jogo que foi modificado do velho Arcade para um jogo de ação.
Do ponto de vista do Detetive Edward Carnby, o jogo foca em uma cidade deserta hipnotizada por entidades demoníacas querendo vir para o nosso mundo. Os gráficos tal como a trilha sonora presentes no trailer já demonstram o quanto vai valer a pena reviver o título.
4. Max Payne
![](https://assets.reedpopcdn.com/max-payne-remake-1.jpg/BROK/resize/1200x1200%3E/format/jpg/quality/70/max-payne-remake-1.jpg)
Fruto de uma parceria entre a Rockstar Games e a Remedy, a franquia de ação ambientada no mundo do crime Max Payne não ganha um jogo novo desde maio de 2012 quando a responsável por GTA decidiu trabalhar no game de forma solo.
Em abril desse ano, saiu a notícia pela qual ninguém esperava: as duas empresas irão se unir novamente para trabalharem nas versões remakes dos dois primeiros Max Payne, uma cuidando do marketing (Rockstar) e outra disponibilizando o game para os consoles PlayStation 5, PC e Xbox Series S/X.
É um dos únicos jogos dessa lista a não contar com trailers ou qualquer imagem que traduza o nível de desenvolvimento em que os jogos se encontram.
5. System Shock
Com um trailer de revelação exibido durante o PC Gaming Show, System Shock é um clássico que reuniu elementos de horror e RPG num estilo próprio quando foi lançado há mais de duas décadas atrás.
Antes publicada pela Looking Glass, agora a Nightdive Studios quem pisa nessa atualização incrível que já se encontra na “fase de polimento” nas palavras do diretor de desenvolvimento de negócios, Larry Kuperman. Larry afirma que o remake irá impressionar muitos jogadores do jogo original já que conseguiu manter boa parte da essência dele. Ao passo que também entende que muitos jogadores não olhem o remake com grandes olhos já que os gamers dessa geração podem estar acostumados a mecânicas que se inspiraram em System Shock.
Uma nova interface e as velhas armas e lugares continuam exatamente onde deveriam estar. A única coisa que falta é uma data de lançamento.
6. Prince of Persia: Sands of Time
![](https://uploads.jovemnerd.com.br/wp-content/uploads/2022/06/remake_prince_of_persia_the_sands_of_time_adiado_terceira_vez__m3vhaw9qz.jpg)
Dizem por aí que mesmo depois de dois anos desde o trailer de revelação e um pedido de reembolso dos jogadores que adquiriram o remake, Prince of Persia: Sands of Time não foi cancelado.
Após adiamentos e trocas de estúdios, é a Ubisoft Montréal quem está encarregada de trazer uma nova versão para o clássico de PlayStation 2.
O game promete inovação nos combates, gráficos revitalizados e melhorias na velha e clássica escalada feita pelo protagonista da franquia.
7. The Witcher
![](https://sm.ign.com/ign_br/blogroll/default/the-witcher-1669653992885_esxw.jpg)
O ano não acabou sem dar a The Witcher a novidade de que o primeiro jogo irá receber um remake além de uma coleção de jogos do mesmo universo criado pela CD Projekt Red.
A nova versão conta com o envolvimento da Fools Theory, responsável dar suporte a jogos como Baldur’s Gate 3 e Outriders, além de uma jogabilidade de mundo aberto confirmada pela desenvolvedora, além de contar com a engenharia gráfica Unreal Engine 5 nos gráficos do game.
Como tudo ainda se encontra na fase inicial, o jogo pode demorar a ter uma data de lançamento.