Com o lançamento de uma versão Pro depois de 3 anos do lançamento do PS4, muitos achavam que não demoraria tanto tempo até que o PlayStation 5 também recebesse sua versão upgrade em breve. Porém, de acordo com o vazamento de algumas informações divulgadas pelo jornalista Tom Henderson, a gigante dos videogames não estaria nem um pouco interessada em criar uma versão aprimorada do console.
Henderson tem sido apontado como fonte confiável quando se trata dos hardwares da Sony, e ao ouvir sobre o rumor crescente de uma versão Pro para o PlayStation 5, o próprio decidiu abordar o assunto em uma sessão de tweets bastante direta que veio com um comentário bastante pertinente – a de que o insider estaria ouvindo mais conversas sobre “um PS6 do que um PS5” nos vazamentos da empresa.
É claro que não demorou muito para que notícia bombasse para todos os lados. Confira abaixo o tweet:
A Sony não cessaria a produção do PS5 de “1ª geração” se tivesse diferentes consoles em produção com diferentes preços/especificações. O novo PS5 terá custos de fabricação e envio reduzidos porque eles podem produzir apenas um console com uma unidade de disco destacável.
Quanto a se haverá uma versão Pro nesta geração? Não tenho certeza. Não parece que a versão normal foi totalmente utilizada ainda e provavelmente não terá sido até o final do ano. Posso dizer é que ouvi mais sobre o PS6 do que sobre o PS5 Pro.
A informação condiz com tudo que se tem sido estudado sobre a produção do console, que muito embora seria ótimo para uma versão Slim do videogame atual, demandaria muito tempo para ser produzida. Dessa forma, a japonesa teria interrompido a produção da versão já “datada” de PS5 para criar apenas um console com uma unidade de disco destacável, vendida de forma separada.
A decisão seria perfeita para reduzir o número de modelos de PlayStation 5 em venda, algo que demanda muito custo e complicações na sua produção, fazendo assim sentido com um assunto que é debatido há um tempo sobre a escassez atual no setor de silício e componentes.
O que Tom realmente confirmou que a Sony irá entregar um novo PS5 neste ano, mas alertou que não se deve confundir o modelo inédito com uma versão “Pro” ou até mesmo “Slim”.
Embora Henderson já tenha acertado em seus leaks antes, é sempre bom lembrar que todas essas informações não passam de rumores e devem ser tratadas como tal por enquanto.