Há 24 anos, a atriz brasileira Fernanda Montenegro entrava para a longa lista de atores esnobados pelo Oscar – principal premiação da Academia de Artes nos Estados Unidos. Em 1999, a atriz estava no palco como uma indicada pela sua atuação em Central do Brasil.
Hoje, tantos anos depois – e com a vindoura de mais uma cerimônia – a história ainda se lembra de como Montenegro perdeu o prêmio para a atriz Gwyneth Paltrow, atriz de Vingadores: Ultimato e também de Shakeaspere Apaixonado, que levou o Oscar na ocasião.
“Quando o Oscar acabou, aquela chuva de repórter em cima de mim na entrada não existia na saída”, contou a atriz em entrevista. “Eu literalmente saí daquele teatro como uma desconhecida. Foi naquele momento que eu finalmente chorei.”
Até hoje, o episódio é lembrado por brasileiro toda vez que uma nova edição da premiação se aproxima. Alguns dizem que a atriz foi injustiçada, outros teorizam que os Estados Unidos nunca colocou em seus planos eleger uma atriz brasileira a um prêmio tão importante, em uma política que faz vista grossa para “os seus”.
Se Fernanda merecia ou não o prêmio, isso é outra história. Em 2020, quando a atriz Glenn Close se pronunciou dizendo que a derrota de Montenegro nunca fez sentido, a própria Fernanda veio à público divergir da opinião da colega. Isso por que ela (Fernanda) até mesmo tinha uma favorita para ganhar o prêmio: a atriz Cate Blanchett, de Tár.
O Oscar é hoje – saiba onde assistir!
A 95° edição do Oscar acontece neste domingo, às 21h, no tradicional Dolby Theater de Los Angeles, na Califórnia.
A transmissão da premição ficará por conta do canal de tevê a cabo, a TNT. Para os streamings, a HBO Max irá exibir no horário programado. A Globo decidiu abrir os direitos da premiação pela primeira vez depois de anos de exibição.