Com a franquia Pânico criada por Wes Craven em 1996 estando mais em alta do que nunca, muitas pessoas voltaram a se interessar pelo gênero slasher com uma prontidão jamais vista antes. Então, para atiçar o gosto daqueles que estão se redescobrindo nessa área, nós do Pixel Nerd bolamos uma lista com 7 clássicos do slasher que você pode acabar gostando tanto quanto Pânico. Prepare a pipoca e vá anotando!
1. Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado
Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado conta a história de quatro amigos que atropelam um homem em uma estrada e decidem esconder o corpo. Um ano depois, eles começam a receber mensagens ameaçadoras de alguém que sabe o que eles fizeram.
O filme tem muitas semelhanças com Pânico, desde o roteiro que é escrito por Kevin Williamson (mesmo de Pânico) o elenco jovem e famoso de atores, além de fazer referência a outros filmes de terror.
2. Lenda Urbana
Em Lenda Urbana, um grupo de estudantes da Universidade Pendleton começa a ser perseguido e assassinado por um misterioso assassino que usa uma capa e uma máscara de cachorro. As mortes são inspiradas em lendas urbanas famosas, como a do homem com um gancho na mão, a da loira do banheiro, a da fita cassete amaldiçoada e a do motorista que avisa sobre um assassino no banco de trás.
Assim como em Pânico, Os estudantes tentam descobrir quem é o assassino e qual é o seu motivo antes que seja tarde demais.
3. Halloween
O filme Halloween é um clássico do terror dirigido por John Carpenter em 19781. O enredo principal gira em torno de Michael Myers, um assassino psicopata que escapa de um sanatório e persegue uma jovem chamada Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) na noite de Halloween. O clássico foi muito influente para o gênero slasher e gerou várias sequências e remakes.
Embora Halloween seja mais antigo, as duas franquias de terror pertencem ao gênero slasher, ou seja, filmes que envolvem um assassino mascarado que mata várias pessoas com uma arma branca.
4. A Noiva de Chucky
A Noiva de Chucky é um filme de comédia de terror, dirigido por Ronny Yu e escrito por Don Mancini. É o quarto filme da franquia “Brinquedo Assassino” e conta a história de Tiffany, a ex-namorada do serial killer Charles Lee Ray, que ressuscita o boneco Chucky e acaba se tornando uma boneca assassina também.
O filme, assim como o sucesso de Wes Craven, é uma paródia auto-referencial que faz humor com os clichês do gênero e homenageia outros filmes de terror.
5. Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado
Eu Ainda Sei O que vocês fizeram no Verão Passado é a continuação do filme Eu Sei O que Vocês Fizeram no Verão Passado baseado no livro homônimo de Lois Duncan. O filme acompanha Julie (Jennifer Love Hewitt) e Ray (Freddie Prinze Jr.), os sobreviventes do primeiro filme, que são perseguidos novamente pelo assassino com um gancho em uma ilha nas Bahamas.
O enredo principal do segundo filme é o seguinte: Julie James, uma das sobreviventes do primeiro filme, ainda sofre com pesadelos e culpa pelo que aconteceu há dois anos. Ela tenta seguir em frente com a ajuda de sua amiga Karla e de um novo interesse amoroso chamado Will. Quando ela ganha uma viagem para as Bahamas em um concurso de rádio, ela decide ir com Karla, Will e o namorado de Karla, Tyrell.
6. Sexta-Feira 13
Sexta-Feira 13 Parte VI: Jason Vive é o sexto filme da franquia Sexta-Feira 13, dirigido por Tom McLoughlin. O filme conta a história de Tommy Jarvis (Thom Mathews), um jovem que matou Jason Voorhees (C.J. Graham) quando era criança e agora sofre de trauma e culpa. Ele decide ir ao cemitério onde Jason está enterrado para se certificar de que ele está realmente morto, mas acaba ressuscitando-o acidentalmente com um raio que atinge uma barra de metal que ele crava no corpo de Jason.
A partir daí, Jason volta a matar todos que cruzam seu caminho, enquanto Tommy tenta alertar as autoridades e impedir o assassino. O filme se passa no acampamento Forest Green, que antes se chamava Crystal Lake.
O filme é considerado um dos melhores da série por muitos fãs e críticos, pois mistura terror com humor negro e metalinguagem. O filme também marca a primeira vez que Jason é retratado como um zumbi sobrenatural e indestrutível.
7. O Massacre da Serra-Elétrica
O Massacre da Serra-Elétrica é um filme de terror americano dirigido por Tobe Hooper e estrelado por Marilyn Burns, Gunnar Hansen e Edwin Neal.
O filme conta a história de um grupo de jovens que são perseguidos e mortos por uma família de canibais liderada pelo icônico Leatherface, um assassino que usa uma máscara feita de pele humana e uma serra elétrica como arma.
O filme é considerado um clássico do gênero slasher e uma crítica feroz aos Estados Unidos na época da Guerra do Vietnã e da crise do petróleo. Assim como Halloween, o slasher cult teve várias sequências, remakes e prequelas, sendo a mais recente lançada em 2022 pela Netflix.