TV Globinho: relembre a história de um dos quadros infantis mais marcantes da tevê brasileira

Matheus Martins

TV Globinho foi um programa de televisão infantil brasileiro produzido e exibido pela TV Globo, canal 5 da emissora do Brasil. O programa foi exibido nas manhãs da emissora entre 3 de julho de 2000 e 1 de agosto de 2015. Foi o programa infantil há mais tempo em transmissão na Globo.

A turma de apresentadores da TV Globinho era formada por Élida Muniz (Xereta), Guilherme Vieira (Prego), Vívian Weyll (Jujuba), Charles Emmanuel (Escova) e Edmundo Albrecht (Matraca). Muitos apresentadores famosos passaram pelo programa como: Marina Ruy Barbosa, Letícia Colin, Angélica, Geovanna Tominaga, Fernanda Pontes, Flávia Rubim, Mariah Rocha, Letícia Navas, Eric Surita e Paulo Mathias Jr.

Depois de muitos anos de exibição, a TV Globinho passou por uma reformulação em 28 de outubro de um ano não especificado e teve a saída de seus apresentadores. O foco do programa continuou sendo a exibição de desenhos animados. Depois disso, o programa passou a ser uma faixa de exibição de desenhos e séries nas manhãs de sábado e também passou a exibir longas-metragens.

História e começo

O programa começou como um quadro dentro de Bambuluá, programa apresentado por Angélica em 2000. Em 2002, a TV Globinho ganhou seu próprio espaço na grade de programação e ficou no ar até 2015. Antes da TV Globinho, existia o “Globinho”, um telejornal infantil que foi exibido entre 1972 e 1982.

O quadro fez tanto sucesso que virou um programa independente em 2002 e ficou no ar até 2015. A TV Globinho exibiu vários desenhos famosos como Bob Esponja, Dragon Ball Z, Pokémon e Os Simpsons, dentre vários animes conhecidos nos dias de hoje.

Ao contrário de muitos quadros norte-americanos que são adaptados aqui no Brasil, a TV Globinho foi uma criação original da Rede Globo para exibir desenhos animados e animes de vários países. Alguns desses desenhos eram produzidos nos Estados Unidos, como “Kim Possible”, “Bob Esponja” e “Caverna do Dragão”, mas outros vinham do Japão, como “Dragon Ball Z”, “Pokémon” e “Sakura Card Captors”.

O programa viveu seu melhor momento em audiência em 2002, quando estreou as novas apresentadoras Flávia Sampaio e Mariah Rocha. Na época, o programa chegava a oscilar entre 15 e 17 pontos de média no Ibope.

15 e 17 pontos de média no Ibope são valores que podem ser considerados altos para programas de televisão em horários específicos. Por exemplo, o título do Tricolor da Boa Terra marcou 17 pontos de média com picos de 25 no mesmo horário com bola rolando e disputa de pênaltis para o SBT.

Em 2003, a TV Globinho registrava uma média de 10 pontos de ibope e mantinha a liderança no horário. No entanto, nos anos seguintes, o programa enfrentou uma queda de audiência e perdeu espaço para outras atrações da emissora.

Quadros

A TV Globinho tinha quadros separados por blocos de episódios de seus desenhos mais populares. Um deles era a Turma da Mônica, uma parceria da TV Globo com o cartunista Mauricio de Sousa. Outros quadros eram desenhos animados como Sakura, Luluzinha, Shaman King e Padrinhos Mágicos.

Havia maratonas de episódios desses desenhos. Por exemplo, em 2016, a TV Globo exibiu uma maratona de Pokémon para comemorar os 20 anos da franquia. Outro exemplo foi a maratona de Turma da Mônica que aconteceu em 2001, com episódios de dois minutos e histórias do elefante Jotalhão.

Animes mais assistidos

A TV Globinho foi a porta-aberta para várias crianças e jovens adolescentes conhecerem diversos desenhos animados, ou até mesmo os famosos animes. Confira alguns dos mais assistidos:

  • Dragon Ball: Dragon Ball é uma série que segue as aventuras do protagonista Son Goku desde a infância até a idade adulta enquanto ele treina em artes marciais.
  • W.I.T.C.H: W.I.T.C.H foi série de quadrinhos italiana criada por Elisabetta Gnone, Alessandro Barbucci e Barbara Canepa que segue a história de cinco meninas adolescentes que se tornam guardiãs dos elementos clássicos da energia, água, fogo, terra e ar e protetoras do mítico Kandrakar.
  • Danny Phantom: foi uma série de televisão animada sobre um adolescente que ganha poderes de fantasma e usa-os para salvar o mundo.
  • Caverna do Dragão: Em Caverna do Dragão, seis amigos que vão parar em um Reino com diversas fantasias após um passeio de montanha-russa.
  • Yu-Gi-Oh: Yu-Gi-Oh! é uma série de mangá sobre jogo escrita e ilustrada por Kazuki Takahashi.
  • Luluzinha: Luluzinha é uma personagem de quadrinhos e desenhos animados que vive aventuras com seus amigos e seu primo Alvinho.
  • Jake Longa: O Dragão Ocidental: Um adolescente sino-americano que vive em Nova Iorque e tem o poder de se transformar em um dragão para proteger criaturas mágicas.
  • Os Padrinhos Mágicos: Um garoto de 10 anos tem suas aventuras e confusões com seus padrinhos mágicos que realizam seus desejos.

Um dos desenhos que foi campeão de audiência na TV Globinho foi Dragon Ball, que chegou a registrar picos de audiência para a Globo em plena 11h30 da manhã.

Por que a TV Globinho acabou?

Uma das razões para o fim da TV Globinho pode ter sido a resolução 163 de 2014 que proíbiu a publicidade direcionada a crianças.

A resolução 163 de 2014 foi publicada pelo Conanda (Conselho Nacional dos Diretos da Criança e do Adolescente) e dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente. Ela serviu para estabelecer as diretrizes para o trabalho de comunicação e marketing voltado para o público infantil e jovem (adolescentes).

A resolução 163 de 2014 do Conanda considerou abusiva a publicidade e a comunicação mercadológica dirigidas à criança e define especificamente as características dessa prática. Na época, ela se somou às leis já existentes para declarar a ilegalidade da publicidade infantil. Com a resolução, várias situações passaram a ser consideradas abusivas nas propagandas direcionadas para crianças.

Fátima Bernardes

Fátima Bernardes sugeriu a retirada da “TV Globinho” da grade da emissora pelo menos pelo horário da manhã . Ela destacou que a “TV Globinho” não tinha espaço para gerar lucro com anúncios e citou a resolução nº 163 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) aprovada em 2014: é proibida a veiculação de propagandas direcionadas ao público infantil em todos os meios de comunicação 2.

Em um momento, a apresentadora até brincou dizendo que deu uma aposentadoria por Bob Esponja e que ele está lá descansando muito antes dela, chegando a afirmar que “esse desenho tá perdido nesse meio”. Ela também explicou que o público da atração já não estava presente quando fez um estudo da grade da TV Globo. Até hoje Fátima é abordada por pessoas adultas que reclamam por conta do fim da TV Globinho.

Ao todo, 130 desenhos passaram na TV Globinho.