Os filmes de super-heróis são conhecidos por seus vilões que buscam a destruição do mundo ou da humanidade. No entanto, nem sempre esses antagonistas são movidos por pura maldade ou desejo de poder. Em alguns casos, seus objetivos podem ser considerados nobres ou justificados por suas experiências pessoais. Pensando nisso, nós iremos apresentar 5 vilões de filmes de super-heróis que possuem motivações complexas e que, em suas mentes distorcidas, buscam alcançar um objetivo maior, mesmo que isso signifique a destruição do mundo como conhecemos.
1. Orm (Aquaman)
Orm é o meio-irmão de Aquaman e o rei de Atlântida. Sua motivação para acabar com o mundo da superfície é baseada em seu ressentimento pelos humanos que poluem e destroem os oceanos, e em seu orgulho por acreditar ser superior aos seres terrestres. Ele também deseja tomar o trono de Aquaman, que é o legítimo herdeiro de Atlântida por ser filho da rainha Atlanna. Orm declara guerra aos humanos e tenta unir os sete reinos do mar sob seu comando, mas é impedido por Aquaman e seus aliados.
2. Namor (Wakanda Para Sempre)
Namor é um personagem da Marvel Comics que é o rei de Atlântida, um reino subaquático. Ele é um híbrido de humano e atlante, e também um mutante com poderes sobre-humanos. Sua motivação para acabar com o mundo da superfície é parecida com a de Orm, já que ele nutre ódio pelos humanos que invadem e poluem os oceanos, e em sua lealdade ao seu povo e ao seu reino. Ele também tem uma rivalidade com o Pantera Negra, o rei de Wakanda, um país africano que possui tecnologia avançada e vibranium, um metal raro e valioso e que não compactuam com seu plano de dominação. Namor já foi aliado e inimigo de vários heróis e vilões da Marvel, como os Invasores, os Vingadores, os Defensores, os X-Men, o Doutor Destino e a Cabala.
3. Killmonger (Pantera Negra)
Killmonger é o vilão do filme Pantera Negra, da Marvel. Ele é o primo de T’Challa, o rei de Wakanda, um país africano que possui tecnologia avançada e vibranium, um metal raro e valioso. Killmonger cresceu nos Estados Unidos, onde sofreu com o racismo e a violência. Sua motivação para acabar com o mundo é baseada em seu desejo de vingança pelos humanos que oprimem e exploram os negros, e em sua visão revolucionária de que Wakanda deveria usar seu poder para libertar os seus irmãos pelo mundo. Ele também queria tomar o trono de T’Challa, que ele considerava fraco e covarde por se isolar do resto do mundo. Killmonger conseguiu derrotar T’Challa em um duelo ritual e se tornou o rei de Wakanda, mas foi impedido de executar seu plano por T’Challa e seus aliados.
Alguns podem argumentar que Killmonger estava certo em sua motivação, pois ele queria acabar com a injustiça e a opressão que os negros sofrem pelo mundo. Ele também tinha razão em criticar Wakanda por se esconder e não ajudar os outros povos africanos que foram colonizados e escravizados. Ele tinha uma causa nobre e um ideal de libertação.
4. Magneto (X-Men)
Magneto é um personagem da Marvel Comics que é o líder dos mutantes, seres humanos que possuem poderes especiais por causa de uma alteração genética. Ele é o principal inimigo dos X-Men, um grupo de mutantes que defende a coexistência pacífica entre humanos e mutantes. Magneto cresceu na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, onde sofreu com o nazismo e o Holocausto. Seu motivo para acabar com a humanidade é bem simples: o personagem sofreu trauma pelo que ele viveu e testemunhou, e em sua convicção de que os mutantes são superiores aos humanos e devem dominar o mundo. Ele também queria proteger os mutantes da perseguição e do preconceito que eles sofrem pelos humanos, que os temem e os odeiam. Magneto usou sua inteligência e seu poder de controlar metais para criar uma irmandade de mutantes e combater os X-Men e os humanos várias vezes.
5. Ozymandias (Watchmen)
Ozymandias é um personagem da graphic novel Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons. Ele é o ex-vigilante fantasiado Adrian Veidt, que se tornou um empresário de sucesso e o homem mais inteligente do mundo. Sua motivação para acabar com o mundo é baseada em seu idealismo de que a única forma de evitar uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética era criar uma ameaça externa comum que unisse a humanidade, e em sua arrogância de que ele era o único capaz de realizar tal plano. Ele também queria imitar seu herói Ramsés II, o faraó egípcio que construiu um império e deixou um legado duradouro. Ozymandias usou sua inteligência e seu poder econômico para criar uma falsa invasão alienígena em Nova York, matando milhões de pessoas e enganando o mundo inteiro, inclusive os outros vigilantes.
Alguns podem argumentar que Ozymandias estava certo em sua motivação, pois ele conseguiu evitar uma guerra nuclear que poderia destruir o planeta, e criou uma paz temporária entre as nações.