Greve dos Roteiristas: como o movimento em hollywood pode afetar suas séries favoritas?

Matheus Martins

A greve dos roteiristas de Hollywood começou nesta terça-feira (2 de maio de 2023) depois do fracasso das negociações por aumentos salariais e melhores condições de trabalho com os estúdios de produção. Os roteiristas reivindicam, principalmente, uma participação maior nos lucros gerados pelas transmissões das produções por streaming, como Netflix e Disney+

Eles também querem garantias que os estúdios não usem inteligência artificial para criar ou reescrever roteiros a partir de trabalhos anteriores dos escritores. A greve pode afetar a gravação e a exibição de programas de TV e filmes nos próximos meses.

Esta é a primeira greve dos roteiristas em 15 anos. A última ocorreu em 2007 e durou 100 dias, causando um prejuízo de quase 2 bilhões de dólares à indústria do entretenimento.

Nota da wga

Nota da WGA/Fonte: https://www.wgacontract2023.org/announcements/wga-on-strike

A nota da WGA postada no dia 1 de maio de 2023 foi um comunicado oficial do sindicato dos roteiristas de Hollywood anunciando a greve que começaria no dia seguinte. A nota explicava os motivos da paralisação, as reivindicações dos roteiristas e as consequências para a indústria do entretenimento.

A nota também criticava a postura dos estúdios de produção, que não teriam oferecido uma proposta justa e razoável para os profissionais. No fim, tudo terminou com um apelo aos membros do sindicato para que se mantivessem unidos e mobilizados na luta por seus direitos. Você pode ler a nota completa no site da WGA.

última greve de 2007

O ator Patrick Dempsey, de Grey’s Anatomy, na greve dos roteiristas de 2007

A última greve dos roteiristas de Hollywood ocorreu em 2007 e durou 100 dias, parando a produção de diversos filmes e séries. Os roteiristas reivindicavam uma participação maior nos lucros gerados pelas transmissões das produções por plataformas digitais, como DVD e streaming. A greve causou um prejuízo de quase 2 bilhões de dólares à indústria do entretenimento.

Alguns programas de TV, como The Office e Lost, tiveram suas temporadas reduzidas ou atrasadas por causa da greve. Outros, como 24 Horas e Heroes, foram cancelados ou interrompidos. A greve também afetou a cerimônia do Globo de Ouro de 2008, que foi substituída por uma coletiva de imprensa sem a presença dos artistas.

“late shows” prejudicados

The Tonight Show Starring Jimmy Fallon, que recebe celebridades, será prejudicado

A paralisação dos roteiristas vai afetar programas “late show” como Jimmy Kimmel Live!, The Late Show with Stephen Colbert, The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e Late Night with Seth Meyers

Esses programas dependem dos roteiristas para escrever os monólogos, as piadas, as esquetes e as entrevistas que são exibidos diariamente. Sem os roteiristas, os programas terão que exibir reprises ou cancelar as transmissões.

Isso pode causar uma queda na audiência e na receita publicitária dos canais de programas. Além disso, a greve pode prejudicar a relação entre os apresentadores e os roteiristas, que podem se sentir desrespeitados ou pressionados a voltar ao trabalho.

O que acontece aos roteiristas que escreverem durante a greve?

Os roteiristas que escreverem durante a greve podem sofrer consequências graves, como serem expulsos do sindicato, multados ou processados. Além disso, eles podem perder o respeito e a confiança dos seus colegas e da indústria, que podem vê-los como traidores ou fura-greves. 

Escrever durante a greve também pode enfraquecer o movimento e prejudicar as negociações com os estúdios. A orientação do sindicato é não trabalhar em nenhum projeto enquanto a greve durar.

reivindicações da wga à respeito do streaming

As principais reivindicações do sindicato dos roteiristas são: aumento de salários, garantias mínimas de emprego estável, participação maior nos lucros gerados pelas transmissões das produções por streaming e impedimento do uso de inteligência artificial para criar ou reescrever roteiros. 

O problema deles com o streaming é que eles recebem menos do que os roteiristas que trabalham em séries exibidas por canais de TV tradicionais, mesmo que as produções por streaming permaneçam disponíveis por mais tempo e gerem mais receita para os estúdios.

Além disso, eles reclamam que os estúdios contratam menos roteiristas para escrever séries cada vez mais curtas, o que reduz a renda e a estabilidade dos profissionais.

Inteligências artificiais também são um problema

O problema dos roteiristas de Hollywood com as inteligências artificiais nessa greve é que eles temem que os estúdios usem essas tecnologias para criar ou reescrever roteiros a partir de trabalhos anteriores dos escritores, sem pagar pelos direitos autorais ou dar crédito aos autores originais. 

Eles também querem garantir que não sejam obrigados a reescrever rascunhos de scripts criados pela inteligência artificial, o que poderia reduzir a remuneração e a criatividade dos roteiristas.

Alguns roteiristas também se preocupam com a qualidade e a originalidade dos roteiros gerados pela inteligência artificial, que podem ser superficiais, clichês ou plagiados.

como a greve pode prejudicar quem assiste séries e filmes?

Essa greve de roteiristas pode prejudicar quem assiste séries e filmes de várias formas. Por exemplo, pode atrasar ou cancelar a produção e a exibição de novos episódios e temporadas de séries populares, causando mais tempo entre renovações e projetos aguardados.

Pode ainda diminuir a receita e o lucro dos serviços de streaming, que dependem dos roteiristas para criar obras originais e atrair assinantes, afetando assim os direitos dos assinantes de streaming, que podem ter que pagar mais caro ou ter menos opções de escolha.

Em uma era onde influenciadores digitais são contratados para falarem de séries de forma antecipada como Natalia Kreuser e Alice Aquino, a grave pode diminuir a demanda e a remuneração dos influenciadores contratados pelas plataformas, já que não haverá nenhuma divulgação as novas produções.

Essa crise também reduzir o engajamento e o interesse do público pelos conteúdos dos influenciadores que comentam ou analisam as séries e os filmes, forçando eles a mudarem o segmento dos seus vídeos e focarem em outros projetos.

Quanto tempo irá durar a greve?

Não há como saber com certeza quanto tempo irá durar a greve dos roteiristas, pois isso depende das negociações entre o sindicato e os estúdios, que estão em impasse sobre as reivindicações da categoria. No entanto, podemos ter uma ideia baseada nas greves anteriores dos roteiristas, que ocorreram em 1988 e 2007. 

A greve de 1988 durou 22 semanas, de março a agosto, e foi a mais longa da história de Hollywood. A greve de 2007 durou 100 dias, de novembro a fevereiro, e custou cerca de 2 bilhões de dólares à indústria do entretenimento.

Portanto, podemos estimar que a greve atual pode durar entre três e cinco meses, se não houver um acordo antes disso.

Deixe um comentário