As seis temporadas de Black Mirror podem ser distintas umas das outras, bem como seus episódios, enredos e tramas. No entanto, a crítica social como um todo continua sendo um elemento único e substancial da série.
E, muito embora algumas histórias não possam se conectar devido a similiaridade de cada conteúdo apresentado, isso não impede que às vezes a série queira referenciar a si mesma em momentos que podem passar despercebido pelo público.
Nós do Pixel Nerd já conferimos o novo ano de Black Mirror e achamos algumas referências ao filme Bandersnatch, episódios e até canções. Confira abaixo:
1. Streamberry
Durante o primeiro episódio Joan is Awful (Joan é Péssima), podemos ver que no serviço de streaming ambientado dentro da série estão produções que referenciam a outros episódios da série, bem como o filme Bandersnatch.
O personagem Ritman que é um inventor de jogos aparece em uma série (ou filme) própria dele. Além do personagem, títulos como Sea of Tranquility (série ficcional que é mencionada em vários episódios de Black Mirror) e Junipero Rising aparecem na grade do streaming.
2. Victoria Skillane
A advogada de Joan pode passar como um detalhe não percebido, mas a verdade é que o escritório de advocacia onde ela trabalha esconde um segredo: Skillane Legal, como Victoria Skillane, uma importante personagem do segundo episódio da segunda temporada.
Em Urso Branco, Skillane é a mulher escolhida por um “parque de diversões” que a faz esquecer todos os dias que ela está sendo punida por uma multidão que gosta de assisti-la sofrer por ter sido responsável por um crime horrendo.
3. Easter-egg do episódio 6×05
Em Loch Henry, durante uma cena em que um jornal é mostrado, uma matéria de jornal passa de relance pela tela o nome de Michael Smart, político que é atendido na loja de sapatos do episódio “Demônio 79”.
Smart é um político com afiliações nazistas e que prega a segregação entre raças nos Estados Unidos. Dessa forma, o episódio referencia um período da vida do personagem onde sua carreira política está indo mal.
4. Menção a Callow
Quando Pia (Myha’la Herrold) e Davis (Samuel Blenkin) vão vender a ideia do documentário sorbe os assassinatos cometidos pelos pais de Davis, há um pôster da obra fictícia “The Callow Years” bem no canto da sala.
Para quem não sabe, Callow é o primeiro ministro da Inglaterra e que é obrigado pelo sequestrador da princesa a realizar um ato nojento em plena rede nacional. É o primeiro episódio da série.
5. Urso Branco
No episódio “Beyond The Sea”, um glifo peculiar pintado em uma parede faz referência nvoamente ao episódio Urso Branco da segunda temporada. Um glifo é um símbolo ou caractere que representa um conceito, palavra ou ideia específica.
O glifo é o símbolo que Victoria Skillane vê toda vez ao acordar, e que também é usado nas máscaras dos “assassinos” que querem capturá-la durante o episódio.
6. San Junipero
“San Junipero”, o quarto episódio da terceira temporada de Black Mirror, é mais um episódio famoso que apresenta seu próprio easter egg. No episódio “Loch Henry”, durante uma cerimônia de premiação, há uma referência a um documentário fictício intitulado “Euthanasia: Inside Project Junipero”.
7. Sea of Tranquility
Em Mazey Day, uma paparazzi é encarregada de perseguir estrelas e ter fotos exclusivas delas longe dos olhos da público. Logo no começo do episódio, a personagem segue um ator não-abertamente gay (ou bissexual) e ele acaba cometendo suicídio logo após isso.
Acontece que o ator é nada mais nada menos que uma estrela da série Sea of Tranquility que é referenciada em vários episódios de Black Mirror.
8. Metalhead
Por último, em Demônio 79, enquanto o demônio mostra a Needa visões sobre o futuro da terra se ela não cometer as três mortes obrigatórias, temos um vislumbre de um “animal mecânico” de quatro patas.
Acontece que esse é o Metalhead, do episódio de mesmo nome da quarta temporada. Nele, a humanidade é dominada por essas criaturas que se rebeleram contra os humanos e devem matá-los a todo custo.
Dessa forma, o “apocalipse” da série é o universo de Metalhead.
As seis temporadas de Black Mirror estão disponíveis na Netflix.