No mundo de Game of Thrones, existem vários elementos fantásticos que são impressionantes, desde os poderosos dragões aos Whitewalkers, uma raça de mortos que são dominados pelo Rei da Noite para avançarem contra Westeros.
Porém, se tem algo que é muito mais impressionante que os seres mitológicos da série são as rainhas (e princesas) Targaryen. Donas de uma linhagem quase extinta no tempo atual da série de livros e da produção da HBO Max, House of Dragon despertou ainda mais nossa curiosidade sobre as belas e poderosas mulheres Targaryen.
Dito isso, vamos conhecer as histórias de algumas das rainhas (e princesas) mais icônicas da saga.
1. Gael Targaryen
Gael Targaryen foi a décima terceira e última filha do rei Jaehaerys I Targaryen e da rainha Alysanne Targaryen. Ela nasceu em 80 AC, durante o inverno, e por isso era chamada de Filha do Inverno. Ela era uma menina tímida, doce e simples, que seguia a mãe por toda parte.
Em 99 AC, Gael desapareceu da corte. Foi anunciado que ela havia morrido de uma febre de verão. Depois das mortes do rei Jaehaerys e da rainha Alysanne, foi revelado que Gael havia sido seduzida e engravidada por um cantor viajante. Gael deu à luz um filho natimorto, e dominada pela dor, ela se jogou na Baía da Água Negra e se afogou.
Segundo alguns, a rainha Alysanne nunca se recuperou de perder Gael. Após a morte de Gael, Alysanne não suportava mais ficar em Porto Real e na Fortaleza Vermelha. Alysanne morreu menos de um ano depois de Gael, em 100 AC.
2. Helaena Targaryen
Helaena Targaryen foi a segunda filha do rei Viserys I Targaryen e sua segunda esposa, a rainha Alicent Hightower. Ela se casou com seu irmão mais velho, o rei Aegon II Targaryen, e foi mãe de três filhos: Jaehaerys, Jaehaera e Maelor. Ela era uma domadora de dragões, e seu dragão era Dreamfyre.
Ela foi uma das protagonistas da guerra civil conhecida como Dança dos Dragões, que opôs os partidários de sua meia-irmã Rhaenyra Targaryen aos de seu marido. Durante o conflito, ela sofreu um trauma terrível quando dois assassinos a fizeram escolher qual dos seus filhos eles iriam matar. Ela escolheu Jaehaerys, mas depois entrou em depressão e loucura.
Helaena acabou se suicidando na Fortaleza de Maegor, jogando-se nos espinhos que protegiam a fortaleza.
3. Rhaenyra Targaryen
Rhaenyra Targaryen foi uma princesa e rainha da Casa Targaryen, que disputou o Trono de Ferro com seu meio-irmão Aegon II na guerra civil conhecida como Dança dos Dragões. Ela era a filha mais velha do rei Viserys I Targaryen e sua primeira esposa, Aemma Arryn. Ela era uma cavaleira de dragão, que montava Syrax. Ela tinha a aparência valiriana típica dos Targaryen, com cabelos prateados e olhos verdes claros.
O reinado de Rhaenyra Targaryen foi breve e sangrento. Ela foi coroada rainha após a morte de seu pai, Viserys I, que a havia nomeado sua herdeira. No entanto, sua madrasta, Alicent Hightower, e seu meio-irmão, Aegon II, contestaram seu direito ao trono e iniciaram uma guerra civil conhecida como Dança dos Dragões. Rhaenyra contava com o apoio de seu tio e marido, Daemon Targaryen, e de seus filhos, que também eram cavaleiros de dragão.
Ela enfrentou muitas batalhas, traições e perdas durante a guerra, que durou cerca de dois anos. Ela chegou a tomar Porto Real por um curto período, mas foi expulsa pelos Verdes, a facção de Aegon II.
4. Daenerys Targaryen
Daenerys Targaryen foi uma personagem fictícia da série de fantasia épica A Song of Ice and Fire, do escritor norte-americano George R. R. Martin, e da adaptação televisiva Game of Thrones, onde foi interpretada pela atriz britânica Emilia Clarke. Ela era a filha mais nova do Rei Aerys II Targaryen e da Rainha Rhaella, e uma das últimas sobreviventes da Casa Targaryen, uma antiga família nobre de Westeros.
Após a morte de seu irmão Viserys, ela se considerou a legítima herdeira do Trono de Ferro e autoproclamou-se rainha dos Sete Reinos. Ela também era conhecida por vários apelidos, como Daenerys Nascida da Tormenta, Dany, Mhysa, A Rainha Dragão, A Quebradora de Correntes e A Não-Queimada. Ela possuía três dragões: Drogon, Rhaegal e Viserion.
Daenerys foi considerada pelo The New York Times como uma das melhores criações do autor e um dos personagens mais populares na adaptação televisiva produzida pela HBO, rendendo Clarke três indicações por seu trabalho para o Prêmio Emmy de melhor atriz coadjuvante em série dramática.