Ultimamente, está na moda que filmes antigos ou já lançados tenham o famoso Extended Cut. O que é isso?
Bom, para os leigos no assunto, o Extended Cut é a versão original ou alternativa de filmes já lançados anteriormente. Um bom exemplo é o A Liga da Justiça: Snyder Cut ou, como é mais conhecido, apenas como Snyder Cut. O filme é o corte original do filme da liga de heróis que lançou em 2017, mas numa visão própria do diretor Snyder.
Assim que foi rumorizado a existência dele, os fãs vieram aos momentes na internet fazer um motim para que a Warner Bros liberasse o corte e assim o desejo foi realizado em 2021. Desde então, a moda meio que pegou.
Existe o Ayer Cut, do filme Esquadrão Suicida de 2016 que foi muito criticado, e até uma versão alternativa da recente série da HBO, The Idol, que tinha uma perspectiva com um olhar mais feminino – e que já estava 80% gravado – da diretora e atriz Amy Seimetz, antes de The Weeknd e Sam Levinson assumir inteiramente o projeto.
E parece que mais um material está prestes a se juntar a essa lista…
Ironicamente, no final da semana passada, o filme Pânico V de 2022, já havia tido seu roteiro orginal vazado na internet. Destrinchando seu conteúdo, haviam cenas alternativas, falas diferentes e desfechos para personagens da nova leva de filmes de Scream que nunca verão a luz do dia.
Mas um filme da mesma franquia pode ter um destino diferente…
Pânico 3 foi lançado no ano 2000, três anos após o seu sucessor de 97. Nele, vemos Sidney Prescott ter que lidar com mais um novo Ghostface que quer liga-lá ao pesadelo que a jovem viveu em Woodsboro. Dessa vez, o filme é centrado em Hollywood, no set de gravação dos filmes de Facada, franquia criada dentro do universo da saga.
Todos conhecem a cena inicial desse filme. Ela começa com Cotton Weary, o injustamente acusado por Sidney de ter matado sua mãe, vivendo a melhor fase da sua vida após salvar a jovem dos assassinos anteriores. No entanto, Cotton recebe uma ligação, aparentemente de uma fã, mas apenas para acabar nas garras de uma armadilha criada pelo Ghostface.
Recentemente, diversos perfis de fãs da saga começaram a rumorizar a possível existência de um Extended Cut de Pânico 3.
No fim de tarde de ontem, o perfil @Anything Scream postou uma foto com a capa do terceiro filme e a seguinte legenda: Levante a mão se você estará vendo o corte extendido de Pânico 3 amanhã!
Embora a conta acima tivesse feito a notícia, o ADM da página garantiu que apenas sabia sobre os rumores, e não tinha de fato nenhum conteúdo em mãos.
Foi em outro perfil que o primeiro vislumbre do tal corte acabou aparecendo na superfície da internet na tarde desta segunda-feira:
No vídeo da esquerda, vemos Cotton adentrando sua mansão e indo salvar sua namorado e caindo na velha ladainha do jogo do Ghostface. Embora se pareça mais com a cena original, na extensão desse corte Cotton tenta alcançar o telhado de vidro e acaba sendo puxado pelo Ghostface.
Na versão final, o personagem tenta pegar o taco de golfe com o qual Christine o atacou e acaba sendo derrubado, com o Ghostface encerrando sua vida com as frases: “Era só um jogo. Devia ter me dito onde a Sidney estava. Agora você perdeu.”
Nesta versão alternativa, o personagem diz estar na sequência antes de morrer, só para ouvir o assassino dizer “Como todos nós.”
No vídeo da esquerda, Cotton chega em casa muito calmo, sem suspeitar que o Ghostface está na casa fingindo ser ele para Christine. Sendo uma vítima treinada de outros filmes, ele percebe que tem algo errado e passa a vasculhar pela casa. É então que encontra o cadáver de Christine sem vida dentro de um armário.
Dessa vez, não vemos o rosto dela e o Ghostface o mata sem o menor esforço. A fala do personagem é a mesma do vídeo da direita e a resposta do Ghostface é a de simplesmente meter a facada nele.
Não se sabe se outras cenas do filme alternativas chegaram a ser gravadas, mas tendo Cotton mencionando querer estar numa sequência certamente seria uma linha que ficaria na história da franquia.
O roteirista de Pânico 3 é Ehren Kruger, que substituiu Kevin Williamson, o criador da franquia. Williamson estava ocupado com outros projetos e não pôde desenvolver um script completo para o terceiro filme.
Kruger descartou muitas das ideias de Williamson e escreveu uma história diferente, que foi criticada por alguns fãs e críticos por se afastar do tom satírico e metafórico dos dois primeiros filmes.
Williamson, eventualmente, voltou a escrever o roteiro de Pânico 4 e também é produtor executivo do novo filme da série, Pânico (2022).