O método de login por e-mail sempre foi uma opção de aplicativos e redes sociais bastante comum para que os usuários tenham uma forma de segura de salvar suas contas, quando não pelo número do celular.
A funcionalidade nunca foi pensada para o WhatsApp, uma vez que ela já conta com autencidade pelo número do usuário que é automaticamente atrelado às suas conversas e contatos.
Veja também:
- WhatsApp terá novo recurso de segurança para chamadas
- WhatsApp não terá anúncios no chat, mas pode ter em outras áreas do aplicativo
Mas, de acordo com uma nova atualização estável para os dispositivos IOS agora será possível pedir uma autenticação via e-mail. Chamada de atualização 23.24.70, o recurso deve ter amplo lançamento em breve em dispositivos Android também.
Rumorizada desde setembro, a função ganhou os primeiros vazamentos pelo site WABetaInfo encontraram a maneira de autenticação escondida na versão Beta. Na época, o recurso ainda estava em suas primeiras fases de desenvolvimento com a Meta realizando testes internos.
A opção vem como uma maneira alternativa de entrar na conta do WhatsApp para usuários que encontram dificuldades ao tentar entrar com código de segurança via SMS. O aplicativo automaticamente irá identificar seu e-mail se ele for o mesmo do Google Drive usado para fazer backup das conversas.
Segundo a mesma fonte que descobriu sobre a atualização, seu e-mail não ficará visível para outros usuários do WhatsApp ressaltando assim a privacidade dos seus dados enquanto seu endereço fica “oculto”.
Então, nada de sair buscando por aí e-mail de fulano e ciclano para encontrar alguém. Da mesma forma, nenhum dos spam chatos também poderão te encontrar como sempre fazem na sua caixa de mensagens.
Se você ainda não possui esse recurso, fique tranquilo, é só uma questão de tempo para que nas próximas semanas alguns dispositivos contem com a função com aquela famigerada surpresa das redes sociais.
Para usuários do IOS, a atualização está disponível para quem baixar a versão atualizada do aplicativo na App Store.
Veja a seguir: