Com o ano de 2023 acabando, a expectativa para a lista de filmes indicados deixa o público animado para saber se suas produções favoritas estão sendo considerados.
Recentemente, uma suposta lista de finalistas entre diversas categorias, como “Melhores Efeitos Visuais” incluiu vários filmes do ano. Porém, surpreendendo alguns, o longa de Christopher Nolan acabou não sendo considerado para os indicados principais.
A informação é um pouco surpreendente, visto que o filme possui efeitos visuais e práticos bastante impressionantes que simulam o primeiro lançamento de uma bomba atômica. O mais surpreendente é que Quantumania, terceiro filme do Homem-Formiga, integra a lista – o que é um pouco suspeito.
De acordo com o DiscussingFilm, essa é a lista oficial de indicados para “Melhores Efeitos Visuais” de 2024:
Embora o conselho do Oscar leve em conta o uso de CGI para efeitos visuais nessa categoria, existe outra motivação que pode ter cortado o mais novo filme de Nolan da lista de indicados.
De acordo com uma matéria de agosto, as falas do diretor sobre não ter usado efeitos visuais para gravar Oppenheimer levantou uma polêmica entre a equipe profissional do filme, que se sentiu ofendida com a declaração.
Algumas pessoas ouviram isso e assumiram que não havia efeitos visuais [em ‘Oppenheimer’], o que obviamente não é verdade. Efeitos visuais podem englobar muitas coisas. (…) Nós conseguimos registrar em câmera muitos detalhes dessa explosão. Tivemos muito material para construir algo que parecesse muito maior. Estamos à beira de uma revolução em nossa indústria. Acho que as pessoas ainda não perceberam o quanto as coisas irão mudar [com as novas tecnologias].
Andrew Jackson – Supervisor de VFX para o The Hollywood Reporter
Por ter se envolvido nessa polêmica, essa talvez seja a razão pela qual o filme não integre a lista de finalistas de “Melhor Efeito Visual”, visto que os profissionais de VFX provavelmente possuem corroboração em nomes indicados do ramo.
Oppenheimer irá ganhar lançamento para o Japão, apesar das polêmicas sobre o filme, já que o filme retrata a criação da arma que explodiu duas das cidades que marcaram a história do Japão na Segunda Guerra Mundial.
O longa de Christopher Nolan está disponível para alugar em streamings.