Segundo um recente relatório da Bloomberg, a empresa decidiu interromper temporariamente o desenvolvimento de novos recursos para iOS 18, macOS 15 e watchOS 11 na semana passada, priorizando a resolução de problemas e bugs, medidas que também teve impacto no visionOS.
De acordo com o jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, a Apple concluiu a “primeira versão” das próximas atualizações do iOS 18, macOS 15 e watchOS 11 no mês passado. No entanto, durante a revisão, as equipes identificaram um número anormal de bugs.
O relatório detalha que a fase recente de desenvolvimento das atualizações de software não transcorreu tão suavemente quanto o desejado pela empresa.
Diante disso, os executivos encarregados do desenvolvimento de software instruíram as equipes a interromper “todo o desenvolvimento de novos recursos por uma semana” para se concentrar na resolução dos problemas identificados.
Normalmente, após a conclusão da primeira fase de desenvolvimento de uma atualização de software, os engenheiros da Apple iniciariam imediatamente a elaboração da segunda fase. No entanto, este ano, a empresa decidiu adiar o início do trabalho na segunda fase, priorizando a correção de falhas.
Veja também:
Conforme relatado, a Apple implementou a pausa de uma semana no desenvolvimento de novos recursos na semana passada, e pretende retomar o progresso esta semana.
- Apple pode lançar iPhone maior, novo Apple Watch Series, Macs e mais em 2024 (rumor)
- Apple “Scary Fast”, onde assistir e o que esperar do evento da Apple nesta segunda-feira (30)
Bloomberg oferece informações sobre como Craig Federighi, chefe de engenharia de software da Apple, tem trabalhado para aprimorar a qualidade do software ao longo dos anos.
Em 2019, ele reformulou o processo de desenvolvimento de software na empresa, introduzindo uma abordagem que exigia a ativação manual de cada recurso, por meio de um processo denominado “sinalizadores de recursos”.
Naquele mesmo ano, Federighi estabeleceu o que é conhecido na Apple como “O Pacto”, que exige que os funcionários nunca permitam conscientemente “regressões” – quando um software que funcionava anteriormente deixa de funcionar corretamente – e que corrijam os erros prontamente.
Essas políticas ajudaram a reduzir o número de bugs nos lançamentos de software da Apple nos últimos anos e minimizaram os atrasos em recursos planejados.
Isso permitiu que os testadores internos avaliassem o impacto no sistema antes de sua implementação.
O impacto exato dessa pausa no desenvolvimento de novos recursos para o iOS 18, iPadOS 18, macOS 15 e watchOS 11 ainda não está claro. A Bloomberg descreve essa interrupção de uma semana como um “movimento raro”.