A Baidu lançou nessa terça-feira (17), uma nova versão do seu chatbot generativo de inteligência artificial (IA), o Ernie 4.0.
A ferramenta consegue criar cartazes e vídeos publicitários, além de outras apresentações voltadas para o público do marketing.
Segundo Robin Li, CEO da empresa, o produto é o produto de ponta de linha equiparado ao Chat GPT-4 dos americanos, sendo assim um rival de peso.
Durante a apresentação, Li descreveu as capacidades de memória do modelo através de uma demonstração onde a IA escreveu um romance em tempo real.
Apesar da nova IA ser integrada a outros produtos da Baidu, como o Baidu Drive e Baidu Maps, analistas e investidores apontaram que o lançamento não mostrou nada demais, e que muitos destaques e informações ficaram de fora do anúncio oficial.
Após um novo lançamento com resultados desfavoráveis, as ações da Baidu em Hong Kong sofreram uma queda de 1,32% nas negociações da manhã de terça-feira, 17.
Isso marca mais um episódio em que a Baidu busca competir com empresas como a OpenAI, apesar de ser a proprietária do principal mecanismo de busca da Internet na China e ter um grande potencial para fazê-lo com sucesso.
Em março desse ano, a empresa teve o mesmo tipo de recepção ao lançar o Ernie Bot, que contou com menos destaques ainda e desapontou investidores.
Apesar do fiasco da estreia do produto, a China continua dando passo livre para a empresa continuar divulgando suas ferramentas dr comunicação para o público.
Veja também: