Celular Xiaomi POCO: os 5 principais modelos para você comprar

Ricardo Prado

Está procurando por um celular que une desempenho e preço acessível? Essa é a proposta por trás da linha Xiaomi POCO, que tende a agradar desde os apaixonados por fotografia aos amantes de jogos.

Desde o seu lançamento como uma submarca da Xiaomi em 2018, a POCO conquistou uma popularidade imensa graças ao seu primeiro smartphone, o POCO F1, que ofereceu especificações de ponta a um preço acessível. Com o tempo, a linha evoluiu bastante, culminando na sua separação como uma marca independente da gigante chinês da eletrônica em 2020.

Se você quer embarcar nessa, resta saber qual celular Xiaomi POCO melhor atende as suas expectativas. Para ajudar você, traremos a seguir os 5 principais modelos que estão disponíveis no mercado. Confira!

1. Xiaomi POCO X5

O Xiaomi POCO X5 é um ótimo exemplo do compromisso da marca em oferecer smartphones intermediários que combinam desempenho e preço acessível.

Com um design que segue a identidade visual da Xiaomi POCO, o X5 mantém sua qualidade de construção e tamanho confortável, abrigando uma tela AMOLED de 6,67 polegadas que oferece cores vivas e brilho satisfatório.

Equipado com o processador Snapdragon 695, o X5 oferece desempenho competente para tarefas diárias e jogos. Sua bateria de 5.000 mAh impressiona, proporcionando longa autonomia e complementada por um carregamento rápido de 33W, que reabastece a energia em pouco mais de uma hora.

No que diz respeito a fotografia, o X5 traz uma configuração com câmera principal de 48 MP, ultra-wide de 8 MP e macro de 2 MP. Embora promissor, o desempenho em ambientes com pouca luz deixa a desejar, com imagens com ruídos visíveis.

Então, se você busca um smartphone intermediário que ofereça bom desempenho, longa duração da bateria e preço atraente, o Xiaomi POCO X5 é uma opção a considerar.

2. Xiaomi POCO X5 Pro

O POCO X5 Pro apresenta uma série de melhorias em relação ao seu antecessor, buscando proporcionar uma experiência aprimorada para quem quer investir um pouco mais. Boa parte dos avanços diz respeito à câmera, tela e desempenho, fazendo dele uma opção atrativa no segmento intermediário.

O design do POCO X5 Pro vem com um acabamento fosco e uma estrutura mais compacta, embora mantenha o mesmo tamanho de tela. Isso foi possível graças às bordas reduzidas, que permitem um melhor aproveitamento da área frontal.

Aliás, a tela do POCO X5 Pro possui 6,67 polegadas e resolução Full HD+, além de uma taxa de atualização de 120 Hz. Esse novo painel oferece um brilho mais intenso e suporta as tecnologias HDR10+ e Dolby Vision, resultando em uma melhor experiência de visualização, ideal para assistir a filmes e séries, além de jogar.

Tudo isso é impulsionado por um processador Snapdragon 778G e opções de memória RAM de 6 e 8 GB. Algumas análises já mostraram que até mesmo o modelo com menos memória é capaz de lidar muito bem com aplicativos do dia a dia, oferecendo um desempenho de qualidade até para jogos mais exigentes do Android.

3. Xiaomi POCO X4 Pro 5G

O POCO X4 Pro 5G é outro modelo que reforça o compromisso da Xiaomi em ter uma verdadeira linha de intermediários de qualidade.

Ele tem algumas semelhanças de design com a linha Redmi Note 11, apresentando uma parte traseira de vidro com um grande módulo de câmeras que abriga a câmera principal de 108 MP, além do logo da marca. O corpo é plano e feito de plástico fosco, com laterais bem construídas para ajudar na firmeza de segurar o celular.

Na parte frontal, o POCO X4 Pro possui uma tela Super AMOLED de 6,67 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. A qualidade da tela é elogiada, com bom brilho, cores vibrantes e amplo ângulo de visão. A resposta ao toque também é rápida, o que é vantajoso para jogos.

Veja também:

Muito disso se deve ao desempenho do chipset Qualcomm Snapdragon 695 5G, além das opções de 6 GB ou 8 GB de RAM. Embora seja considerado um bom chipset intermediário, há algumas críticas em relação ao desempenho em multitarefas e comparações com modelos anteriores da linha POCO que possuem chipsets mais potentes.

O POCO X4 Pro 5G também tem armazenamento interno de 128 GB ou 256 GB, com a possibilidade de expansão.

4. Xiaomi POCO F4

O Xiaomi POCO F4 chegou para aprimorar os atributos do POCO F3 em diversos aspectos, mas também manteve alguns deles em meio às melhorias. Seu design moderno e elegante, com vidro na traseira e um módulo de câmera inspirado na linha Redmi, oferece uma aparência renovada.

Alimentado pelo Snapdragon 870 5G, o POCO F4 traz um desempenho sólido, adequado para jogos e tarefas do dia a dia. Sua câmera principal de 64 MP com estabilização óptica é um destaque, mas a câmera ultrawide e as capacidades de retrato ainda têm margem para melhorias.

Já a tela AMOLED de 6,67 polegadas continua excelente para consumo de mídia, mas pode ter desempenho inferior sob luz solar intensa. A bateria de 4.500 mAh oferece autonomia aceitável, e o carregamento ultrarrápido de 67 W é uma característica positiva.

Com tudo isso em mente, fica nítido que o POCO F4 está um passo adiante de seu antecessor, mas não tanto assim. Essa é uma ótima opção para quem procura bom custo-benefício, embora com áreas que poderiam ser melhores, como câmeras e vida útil da bateria.

5. Xiaomi POCO M4 Pro

O Xiaomi POCO M4 Pro chegou ao mercado apenas oito meses depois de seu antecessor, em um movimento que parece motivado a corrigir alguns dos problemas que existiam nele. No entanto, ele ainda mantém uma tela LCD, que era o principal ponto fraco do seu antecessor.

O dispositivo oferece bom desempenho, câmeras decentes e áudio estéreo, porém carece de uma tela Super AMOLED. Com dimensões de 163,6 x 75,8 x 8,8 mm e peso de 195 gramas, o design é semelhante ao Redmi Note 11, com duas câmeras na parte traseira.

O desempenho é impulsionado pelo processador MediaTek Dimensity 810 5G, que mantém boa fluidez em jogos e tarefas multitarefa. A interface MIUI 12.5 baseada no Android 11 oferece recursos extras, como o modo Segunda Tela para separar aplicativos em perfis distintos.

Já a bateria de 5.000 mAh oferece autonomia para um dia inteiro de uso, mesmo com a tela em 90 Hz, e o carregamento rápido de 33 W leva pouco mais de uma hora para atingir 100%.