Criar um site ecommerce é um costume bastante visto entre os empreendedores. Lembrando que, o serviço é de extrema importância para quem quer guiar os negócios para o universo digital e ampliar as chances de faturamento.
No entanto, empresários de primeira viagem, na maioria dos casos não possuem tanto entendimento sobre esse tema e consequentemente ficam receosos em como começar.
Desse modo, uma boa forma de adentrar no comércio eletrônico é utilizar um modelo de plataforma de vendas grátis e fácil manuseio. Confira a seguir!
Veja também:
Criar um site ecommerce grátis vale a pena?
A resposta que damos para esse questionamento é sim e não! Calma que iremos explicar. Basicamente, as plataformas gratuitas são verdadeiramente boas para treinar um modelo de vendas na internet, mas algumas limitações podem dificultar o avanço da empresa.
Então, com o passar do tempo, seu site ecommerce pode crescer consideravelmente e será inevitável mudá-lo para um plano pago.
No entanto, assinar o serviço de hospedagem correto, fará a total diferença no início da sua loja virtual.
Hospedagem para site: o que é
De modo geral, um site é agrupamento de arquivos (códigos, textos e imagens) que, unidos, transformam-se nas páginas encontradas na internet (assim como essa).
Assim, esses arquivos podem ser lidos por programas especializados (navegadores). Mas, antes disso tudo, esses mesmos arquivos necessitam estar armazenados em um certo lugar, o que se denomina servidor.
Então, ter esse lugar para guardar esses documentos, é de extrema importância. Visto que, o domínio não consegue armazenar nenhum tipo de conteúdo, ele é somente o endereço eletrônico (URL).
Posto isso, um servidor é um computador mais potente, que possui diversos mecanismos e melhor desempenho se comparado com um computador comum.
O grande diferencial é armazenar vários arquivos e deixá-los preparados para que outros dispositivos consigam acessar.
Por isso, as pessoas falam costumam falar que o servidor “hospeda” o site, e daí surgiu o termo hospedagem para site.
Como criar um site ecommerce de forma fácil
Criar um site ecommerce grátis e fácil é uma possibilidade acessível para empreendedores que desejam ingressar no mundo do comércio online sem enfrentar complicações.
O primeiro passo é escolher e registrar um domínio exclusivo para sua loja. O domínio é o endereço que as pessoas utilizarão para acessar o seu ecommerce. Pesquise um nome que seja relevante para o seu negócio e que esteja disponível. A Hostinger oferece uma ampla variedade de extensões de domínio e um processo de registro simples.
Com o domínio escolhido, é hora de adquirir um serviço de hospedagem para armazenar o conteúdo do seu site e torná-lo acessível na internet. A Hostinger disponibiliza planos de hospedagem com excelente custo-benefício, adaptados às necessidades de quem está começando.
A plataforma WordPress é uma das mais populares e versáteis para a criação de sites e lojas virtuais. A vantagem é que a Hostinger disponibiliza um instalador automático do WordPress em seus planos de hospedagem, tornando o processo de configuração rápido e descomplicado.
Após instalar o WordPress, você terá acesso a uma vasta biblioteca de templates gratuitos e profissionais específicos para lojas virtuais. Esses templates são designs prontos que proporcionam uma aparência profissional ao seu ecommerce sem a necessidade de habilidades em design ou programação.
Com o template selecionado, é possível personalizar o layout, cores, logotipo e demais elementos para refletir a identidade da sua marca. Além disso, você poderá adicionar produtos, categorias, informações sobre a empresa e outros conteúdos relevantes para a sua loja.
Como estruturar uma loja virtual grátis
Veja dicas essenciais de como montar um site ecommerce em 2023 e fature mais:
Mantenha o foco no atendimento
De modo geral, o atendimento é essencial ao decorrer da jornada de compra e no pós-venda. Sendo assim, prefira os sites de ecommerce que disponibilizem ferramentas de atendimento ou chatbot.
Além disso, vale observar se a plataforma onde você irá criar a sua loja virtual grátis, é compatível com recursos de chat, pois isso ajuda significativamente na relação com o seu cliente.
Crie um site ecommerce responsivo
Segundo os dados do IBGE, 92,1% dos acessos à internet são realizados via aparelhos móveis. Por isso, se você quer evitar perder vendas nos próximos anos, tenha noção que o seu ecommerce seja responsivo e otimizado para a versão mobile.
Otimize seu ecommerce para SEO e invista em marketing digital
Basicamente, otimizar seu site ecommerce gratuito para SEO, é um processo poderoso para que os seus produtos, itens e outros, consigam aparecer nos resultados de pesquisas do Google e demais buscadores.
Além disso, outra dica que podemos lhe passar, é investir em campanhas de marketing digital e/ou mídia paga.
Então, com as estratégias corretas, sua empresa possuirá mais chances de ser vista na internet e sair na frente da concorrência.
Esteja preparado para escalar sua loja
Como a maioria das coisas atualmente, criar um site ecommerce grátis, corresponde apenas ao início para o sucesso da sua loja virtual.
De fato, os planos gratuitos podem atender às suas necessidades básicas durante algum período. No entanto, você deve estar preparado para escalar sua empresa.
Sendo assim, no momento de escolher a hospedagem de vendas, observe todos os recursos e opções disponíveis nos planos pagos.
Desse modo, quando você resolver realizar o upgrade da sua conta, não será necessário começar tudo novamente, basta apenas mudar o plano.
Hostinger
Crie seu site com uma empresa especializada da área com décadas de expertise, suporte robusto 24h e criadores de sites simples e incríveis feitos por passo a passo. Aproveite o melhor preço do mercado e comece uma parceria de anos com a Hostinger.