Como Deadpool passa a ser um filme “sério” dentro do MCU agora?

Matheus Martins

“Um dia você vai pendurar as garras e vai deixar muita gente triste, mas seu amigo Wade vai te pedir para voltar. E quando ele pedir, você vai responder que ‘sim'”.

Faz mais de quatro anos que Deadpool 2 estreou nos cinemas e deixou saudades no coração de vários fãs que adoraram ver a sequência para a adaptação do famoso anti-herói da Marvel.

Nessa semana, o ator Ryan Renolds (Free Guy) resolveu anunciar para o mundo a data e detalhes de Deadpool 3, além da confirmação de Hugh Jackman, nosso eterno Wolverine, no futuro longa.

Agora com a questão do multiverso dominando vários assuntos nos últimos filmes, será que Deadpol pode sofrer mudanças no seu peso e importância para o universo Marvel?

(Foto/Divulgação: Wolverine Origins)

O ator e produtor Ryan Reynolds sempre foi conhecido por fazer uploads de vídeos hilários e confusos em seu canal pessoal do youtube, onde alguns acabam revelando prévias de regravações de cantoras famosas (Taylor Swift – Fearless Taylor Verson) e gravações com atores mirins para filmes futuros (Walker Scobell, Project Adam).

Porém, ninguém esperava que um desses vídeos significaria um pronunciamento oficial de que Deadpool terá um terceiro filme, além de uma confirmação de Hugh Jackman como Wolverine no longa.

Quem lembra da história de origem do personagem, sabe que Wade Wilson/Deadpool e Logan/Wolverine possuem um passado revelado em Wolverine Origins (2009) e um pouco mais abordado no filme de estreia do herói, Deadpool (2016).

Wade e Logan foram parcerios de time e, logo após Wade ser dado como morto, o personagem volta como uma espécie de arma secreta de Stryker para enfrentar Wolverine. Em Deapool 2, o filme brincou com as cenas pós-crédito onde o personagem consegue voltar no tempo e “corrigir” sua história, além de fazer alguns easter eggs.

Na época, todos levaram a brincadeira na esportiva como uma tentativa do filme de “aloprar” tanto Deadpool quanto a carreira de Ryan Reynolds.

Ninguém poderia adivinhar que a frase de Wade citada no começo desse texto voltaria para nos atormentar depois de tantos anos.

O tempo passou, Wolverine realmente “pendurou suas garras” e não o vimos por um bom tempo. Mas será que agora, com o seu regresso mais que confirmado, podemos esperar ver esse conserto na história ser trabalhado de uma forma mais séria?

Afinal de contas, o Universo Marvel conta agora com uma problemática ocasionada pelas famosas “incursões multiversais” que atrapalham as linhas do tempo e mexem com as barreiras entre os universos, como vimos em Homem-Aranha Sem Volta Para Casa (2021) e Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura (2022).

Se Wade for mesmo capaz de viajar no tempo (ou a Marel resolva fazer com que seu personagem explore essa capacidade, ao menos) como em Deadpool 2, o filme pode ganhar uma carga ainda mais séria e significativa dentro do universo Marvel, fazendo com que Deadpool participe ativamente de guerras e conflitos envolvendo o problema.

Além disso, é bom lembrar que o anti-herói foi um dos muitos personagens especulados para ganhar um cameo em Doutor Estranho 2, mas como chegamos a ver na versão para o cinema, isso nunca foi confirmado pela equipe ou por Kevin Feige (ainda).

Mas como isso ficaria para Wolverine? O personagem não morreu em Logan (2017)?

Para responder a essa pergunta, os atores vieram à público acalmar os ânimos e explicarem que o Logan do último filme não será mexido, tendo sua linha mantida em 2029, enquanto o Logan em D3 será um diferente. Será essa uma explicação multiversal ou algo que faça sentido na linha do tempo?

Só o tempo dirá.

Mas será que, caso sim, Deadpool esteja envolvido ativamente nos acontecimentos envolvendo as incursões isso o faça perder a sua essência humorística? Nós, do Pixel Nerd, acreditamos humildemente que não.

Tirando algumas piadas e tiradas do personagem aqui e ali, é fato que o filme sempre foi sério e soube dosar a linha entre adaptação e o humor que fizeram dos dois longas um sucesso. Além do mais, essa característica não é algo vinda apenas de Ryan Reynolds, mas uma essência do próprio Deadpool das HQs.

Então não, é pouco provável que Deadpool se incline para esse lado.

Mas, caso incline, já podemos esperar os famosos trolls da internet começarem a cancelar o filme com a desculpa de que “estão estragando meu filme” que sempre ressurgem nas redes sociais em tempos de estreia para destilar seus ódios a futuras produções que nem saíram ainda.

Vale lembrar que, apesar de estar na pele de Wade Wilson, o ator não é nenhum estranho para a franquia.

Os fãs mais velhos devem lembrar que Ryan Reynolds já fez participação em Blade, outro filme do Universo Marvel que está em fase de produção e que deve intregar um dos novos filmes da Fase 5 do MCU.

Deadpool 3 estreia nos cinemas no dia 6 de setembro de 2024.