A tecnologia de Motion Capture (MoCap) tem sido amplamente utilizada na indústria de entretenimento para criar animações realistas e imersivas. Uma maneira econômica de acessar essa tecnologia é utilizando o sensor Kinect do Xbox 360 em conjunto com a Unreal Engine. Neste artigo, exploraremos como configurar e utilizar o Kinect de Xbox 360 e a Unreal Engine para criar animações de Motion Capture.
- Requisitos e Configuração
Antes de começar, você precisará dos seguintes itens:
- Sensor Kinect de Xbox 360
- Adaptador Kinect para PC (se necessário)
- PC com Windows 10
- Unreal Engine 4 ou superior instalada
- Plugin Brekel Kinect Pro Body (ou similar) para Unreal Engine
1.1 Instalação do Driver Kinect
Primeiro, instale o driver Kinect para Windows SDK no seu computador. Este driver permitirá que o Kinect seja reconhecido como um dispositivo de entrada no seu PC.
1.2 Instalação do Plugin Brekel Kinect Pro Body
Baixe e instale o plugin Brekel Kinect Pro Body (ou similar) para a Unreal Engine. Este plugin permitirá a integração do Kinect com a Unreal Engine e facilitará a captura de movimento.
- Configurando o Espaço de Captura
Prepare o ambiente de captura garantindo que:
- O espaço esteja livre de obstáculos e iluminado adequadamente
- O Kinect esteja posicionado em um local estável, a cerca de 2 metros de altura e voltado para a área de captura
- O usuário esteja vestindo roupas adequadas para a captura de movimento, como roupas justas e de cores sólidas
- Configurando o Projeto Unreal Engine
3.1 Crie um novo projeto ou abra um existente na Unreal Engine
3.2 Ative o plugin Brekel Kinect Pro Body (ou similar) nas configurações do projeto
3.3 Importe ou crie um personagem compatível com a captura de movimento, com esqueleto e controles apropriados
- Realizando a Captura de Movimento
4.1 Abra o painel do plugin Brekel Kinect Pro Body (ou similar) dentro da Unreal Engine
4.2 Inicie a pré-visualização do Kinect e calibre o sensor, seguindo as instruções fornecidas pelo plugin
4.3 Atribua o esqueleto do personagem importado ou criado às articulações capturadas pelo Kinect
4.4 Inicie a captura de movimento e execute as ações desejadas. O plugin registrará os movimentos e os aplicará ao personagem em tempo real
- Exportando e Refinando a Animação
Após concluir a captura de movimento, você pode exportar a animação para um arquivo e refiná-la usando ferramentas de animação dentro da Unreal Engine ou em outro software de animação, como o Autodesk Maya ou Blender.
Conclusão:
Com o Kinect de Xbox 360 e a Unreal Engine, é possível criar animações de Motion Capture de qualidade sem gastar uma fortuna em equipamentos especializados. Ao seguir os passos deste tutorial, você estará a caminho de produzir animações realistas e imersivas para seus projetos de jogos e filmes.