O Cubo Mágico, também conhecido como Cubo de Rubik, é um quebra-cabeça tridimensional que consiste em um cubo com seis faces coloridas, cada uma dividida em nove quadrados menores. O objetivo é girar as faces do cubo até que cada uma tenha apenas um padrão de cor em seus seis lados.
O Cubo Mágico foi inventado pelo professor de arquitetura húngaro Ernő Rubik em 1974, e se tornou um dos brinquedos mais populares do mundo. Estima-se que mais de 350 milhões de cubos tenham sido vendidos desde então.
Para resolver o Cubo Mágico, existem vários métodos e algoritmos que podem ser aprendidos e aplicados. Um dos métodos mais simples é o método básico, que consiste em resolver o cubo camada por camada, seguindo uma sequência de passos e fórmulas.
Esse método é ideal para iniciantes, mas para quem quer resolver o desafio mais rápido pode solucionar com esse simples tutorial.
Um Cubo Mágico é um quebra-cabeça tridimensional que consiste em seis faces coloridas, cada uma dividida em nove quadrados menores. O objetivo é girar as faces do cubo até que cada uma tenha uma única cor. Existem vários métodos para resolver um Cubo Mágico, mas o mais comum é o método básico, que consiste em resolver o cubo camada por camada. Neste tutorial, eu vou explicar como resolver um Cubo Mágico usando o método básico em oito passos simples. Antes de começar, você precisa conhecer alguns termos e notações que serão usados ao longo do tutorial:
- Centro: é a peça que fica no meio de cada face do cubo. Ela tem apenas uma cor e não se move. A cor do centro determina a cor da face inteira.
- Canto: é a peça que fica nos cantos do cubo. Ela tem três cores e três faces visíveis.
- Meio: é a peça que fica entre os centros e os cantos. Ela tem duas cores e duas faces visíveis.
- F (Frontal): é a face que está virada para você.
- B (Traseira): é a face que está do lado oposto à frontal.
- U (Superior): é a face que está acima da frontal.
- D (Inferior): é a face que está abaixo da frontal.
- R (Direita): é a face que está à direita da frontal.
- L (Esquerda): é a face que está à esquerda da frontal.
- Horário: é o sentido de rotação de uma face quando você olha diretamente para ela. Por exemplo, girar a face frontal em sentido horário significa girá-la para a direita.
- Anti-horário: é o sentido oposto ao horário. Por exemplo, girar a face frontal em sentido anti-horário significa girá-la para a esquerda.
Para indicar os movimentos que você deve fazer no cubo, usaremos as seguintes notações:
- Uma letra sozinha significa girar a face correspondente 90 graus em sentido horário. Por exemplo, F significa girar a face frontal em sentido horário.
- Uma letra seguida de um apóstrofo significa girar a face correspondente 90 graus em sentido anti-horário. Por exemplo, F’ significa girar a face frontal em sentido anti-horário.
- Uma letra seguida de um 2 significa girar a face correspondente 180 graus em qualquer sentido. Por exemplo, F2 significa girar a face frontal duas vezes.
Agora que você já sabe os termos e as notações básicas, vamos começar a resolver o cubo!
Passo 1: Preparar a cruz inicial
O objetivo deste passo é posicionar quatro peças de meio brancas ao redor do centro amarelo, formando uma cruz invertida. Para isso, você deve procurar as peças de meio brancas nas faces laterais do cubo e levá-las para a face superior usando os seguintes movimentos:
- Se a peça branca estiver na face direita, gire R duas vezes para levá-la para cima.
- Se a peça branca estiver na face esquerda, gire L duas vezes para levá-la para cima.
- Se a peça branca estiver na face traseira, gire B duas vezes para levá-la para cima.
Depois de levar as quatro peças brancas para cima, você deve alinhá-las com os centros laterais correspondentes às suas outras cores. Por exemplo, se você tem uma peça branca e vermelha na face superior, você deve girar U até que ela fique sobre o centro vermelho. Faça isso com as quatro peças brancas até formar uma cruz invertida na face superior.
Passo 2: Finalizar a cruz inicial
O objetivo deste passo é levar as quatro peças de meio brancas da face superior para a base do cubo, ao redor do centro branco, finalizando assim a cruz inicial. Para isso, você deve girar as faces laterais duas vezes para trocar as peças brancas com as peças da base.
Por exemplo, se você tem uma peça branca e vermelha sobre o centro vermelho na face superior, você deve girar R duas vezes para colocá-la na base e trazer outra peça para cima.
Faça isso com as quatro peças brancas até completar a cruz na base do cubo.
Passo 3: Primeira camada
O objetivo deste passo é completar a primeira camada do cubo, colocando as quatro peças de canto brancas nos seus lugares corretos. Para isso, você deve procurar as peças de canto brancas na face superior e nas faces laterais e usar uma das duas fórmulas a seguir para colocá-las na base:
- Fórmula 1: R’ D’ R D
- Fórmula 2: L D L’ D’
A fórmula que você deve usar depende da posição e da orientação da peça branca que você quer colocar na base. Veja os casos possíveis:
- Se a peça branca estiver na face superior e a face branca estiver virada para cima, você deve girar U até que ela fique sobre o canto da base onde ela deve ir.
Depois, você deve aplicar a fórmula 1 ou a fórmula 2, dependendo de qual lado da peça branca está alinhado com o centro lateral correspondente. Por exemplo, se você tem uma peça branca, vermelha e azul sobre o canto da base onde ela deve ir, e a face vermelha está alinhada com o centro vermelho, você deve aplicar a fórmula 1. Se a face azul estiver alinhada com o centro azul, você deve aplicar a fórmula 2.
- Se a peça branca estiver na face superior e a face branca estiver virada para cima, você deve girar U até que ela fique sobre o canto da base onde ela deve ir.
Depois, você deve aplicar a fórmula 1 ou a fórmula 2, dependendo de qual lado da peça branca está alinhado com o centro lateral correspondente. Por exemplo, se você tem uma peça branca, vermelha e azul sobre o canto da base onde ela deve ir, e a face vermelha está alinhada com o centro vermelho, você deve aplicar a fórmula 1. Se a face azul estiver alinhada com o centro azul, você deve aplicar a fórmula 2.
- Se a peça branca estiver na face superior e a face branca estiver virada para um dos lados, você deve girar U até que ela fique entre os dois centros laterais correspondentes às suas outras cores.
Depois, você deve aplicar a fórmula 1 ou a fórmula 2, dependendo de qual lado da peça branca está mais próximo do centro lateral correspondente. Por exemplo, se você tem uma peça branca, verde e laranja entre os centros verde e laranja, e a face branca está mais próxima do centro verde, você deve aplicar a fórmula 1. Se a face branca estiver mais próxima do centro laranja, você deve aplicar a fórmula 2.
- Se a peça branca estiver na face superior e a face branca estiver virada para a frente, você deve girar U até que ela fique sobre o centro frontal.
Depois, você deve aplicar duas vezes a fórmula 1 ou a fórmula 2, dependendo de qual lado da peça branca está alinhado com o centro lateral correspondente. Por exemplo, se você tem uma peça branca, azul e laranja sobre o centro frontal, e a face azul está alinhada com o centro azul, você deve aplicar duas vezes a fórmula 1. Se a face laranja estiver alinhada com o centro laranja, você deve aplicar duas vezes a fórmula 2.
- Se a peça branca estiver em uma das faces laterais e a face branca estiver virada para um dos lados, você deve girar essa face lateral duas vezes para levar a peça branca para cima.
Depois, você deve seguir um dos casos anteriores para colocá-la na base.
- Se a peça branca estiver em uma das faces laterais e a face branca estiver virada para baixo, você deve girar essa face lateral uma vez para levar a peça branca para frente.
Depois, você deve seguir um dos casos anteriores para colocá-la na base.
Faça isso com as quatro peças de canto brancas até completar a primeira camada do cubo.
Passo 4: Segunda camada
O objetivo deste passo é completar a segunda camada do cubo, colocando as quatro peças de meio que não são brancas nem amarelas nos seus lugares corretos. Para isso, você deve procurar as peças de meio que estão na face superior e usar uma das duas fórmulas a seguir para colocá-las nas faces laterais:
- Fórmula 3: U R U’ R’ U’ F’ U F
- Fórmula 4: U’ L’ U L U F U’ F’
A fórmula que você deve usar depende da posição e da orientação da peça que você quer colocar na segunda camada. Veja os casos possíveis:
- Se a peça estiver na face superior e as suas cores estiverem alinhadas com os centros laterais correspondentes, você deve girar U até que ela fique entre as duas faces laterais onde ela deve ir.
Depois, você deve aplicar a fórmula 3 ou a fórmula 4, dependendo de qual lado da peça está mais próximo do centro lateral correspondente. Por exemplo, se você tem uma peça verde e vermelha entre as faces verde e vermelha, e a face verde está mais próxima do centro verde, você deve aplicar a fórmula 3. Se a face vermelha estiver mais próxima do centro vermelho, você deve aplicar a fórmula 4.
- Se a peça estiver na face superior e as suas cores não estiverem alinhadas com os centros laterais correspondentes, você deve girar U até que ela fique sobre a face lateral onde ela não deve ir.
Depois, você deve aplicar a fórmula 3 ou a fórmula 4, dependendo de qual lado da peça está alinhado com o centro lateral correspondente. Por exemplo, se você tem uma peça azul e laranja sobre a face verde, e a face azul está alinhada com o centro azul, você deve aplicar a fórmula 3.
- Se a face laranja estiver alinhada com o centro laranja, você deve aplicar a fórmula 4. Isso vai tirar uma peça da segunda camada e colocar a peça que você quer no lugar dela.
Depois, você deve seguir um dos casos anteriores para colocar a peça que saiu de volta na segunda camada.
- Se a peça estiver em uma das faces laterais e as suas cores estiverem alinhadas com os centros laterais correspondentes, você deve girar essa face lateral duas vezes para levar a peça para cima.
Depois, você deve seguir um dos casos anteriores para colocá-la na segunda camada.
- Se a peça estiver em uma das faces laterais e as suas cores não estiverem alinhadas com os centros laterais correspondentes, você deve girar essa face lateral uma vez para levar a peça para frente.
Depois, você deve seguir um dos casos anteriores para colocá-la na segunda camada.
Faça isso com as quatro peças de meio que estão na face superior até completar a segunda camada do cubo.
Passo 5: Cruz final
O objetivo deste passo é formar uma cruz amarela na face superior do cubo, sem se preocupar com os centros laterais. Para isso, você deve usar uma das duas fórmulas a seguir para girar as peças de meio amarelas até que elas formem uma cruz:
- Fórmula 5: F R U R’ U’ F’
- Fórmula 6: F U R U’ R’ F’
A fórmula que você deve usar depende do padrão que as peças amarelas formam na face superior antes de começar este passo. Veja os casos possíveis:
- Se não houver nenhuma peça amarela na face superior, você deve aplicar qualquer uma das duas fórmulas uma vez.
- Se houver apenas uma peça amarela na face superior e ela estiver no centro, você deve aplicar qualquer uma das duas fórmulas uma vez.
- Se houver duas peças amarelas na face superior e elas formarem uma linha horizontal ou vertical, você deve girar U até que elas fiquem paralelas à face frontal. Depois, você deve aplicar a fórmula 5 uma vez.
- Se houver duas peças amarelas na face superior e elas formarem um ângulo reto (L), você deve girar U até que elas fiquem no canto superior direito da face superior. Depois, você deve aplicar a fórmula 6 uma vez.
- Se houver quatro peças amarelas na face superior e elas formarem uma cruz, você já terminou este passo.
Faça isso até formar uma cruz amarela na face superior do cubo.
Passo 6: Alinhar os centros laterais
O objetivo deste passo é alinhar os centros laterais com as peças de meio amarelas da face superior, formando assim quatro blocos de duas cores nas faces laterais. Para isso, você deve usar a seguinte fórmula para girar os centros laterais sem mexer nas peças amarelas:
- Fórmula 7: R U R’ U R U2 R’ U
A fórmula que você deve usar depende do número de centros laterais que já estão alinhados com as peças de meio amarelas. Veja os casos possíveis:
- Se nenhum centro lateral estiver alinhado, você deve aplicar a fórmula 7 uma vez.
Depois, você deve girar U até que pelo menos um centro lateral fique alinhado. Então, você deve seguir o próximo caso.
- Se apenas um centro lateral estiver alinhado, você deve girar U até que ele fique na face traseira.
Depois, você deve aplicar a fórmula 7 uma vez. Isso vai alinhar os outros três centros laterais.
- Se dois centros laterais opostos estiverem alinhados, você deve girar U até que eles fiquem nas faces direita e esquerda.
Depois, você deve aplicar a fórmula 7 uma vez. Isso vai alinhar os outros dois centros laterais.
- Se dois centros laterais adjacentes estiverem alinhados, você deve girar U até que eles fiquem nas faces frontal e direita.
Depois, você deve aplicar a fórmula 7 uma vez. Isso vai alinhar os outros dois centros laterais.
- Se os quatro centros laterais estiverem alinhados, você já terminou este passo.
Faça isso até alinhar os quatro centros laterais com as peças de meio amarelas da face superior.
Passo 7: Última camada
O objetivo deste passo é colocar as quatro peças de canto amarelas nos seus lugares corretos na última camada do cubo, sem se preocupar com a orientação delas. Para isso, você deve usar a seguinte fórmula para trocar as posições de três peças de canto amarelas:
- Fórmula 8: U R U’ L’ U R’ U’ L
A fórmula que você deve usar depende do número de peças de canto amarelas que já estão nos seus lugares corretos. Veja os casos possíveis:
- Se nenhuma peça de canto amarela estiver no seu lugar correto, você deve aplicar a fórmula 8 uma vez.
Depois, você deve girar U até que pelo menos uma peça de canto amarela fique no seu lugar correto. Então, você deve seguir o próximo caso.
- Se apenas uma peça de canto amarela estiver no seu lugar correto, você deve girar U até que ela fique no canto inferior direito da face traseira.
Depois, você deve aplicar a fórmula 8 uma vez. Isso vai colocar as outras três peças de canto amarelas nos seus lugares corretos.
- Se as quatro peças de canto amarelas estiverem nos seus lugares corretos, você já terminou este passo.
Faça isso até colocar as quatro peças de canto amarelas nos seus lugares corretos na última camada do cubo.
Passo 8: Orientar os cantos
O objetivo deste passo é orientar as quatro peças de canto amarelas da última camada do cubo, fazendo com que todas as faces amarelas fiquem viradas para cima. Para isso, você deve usar a seguinte fórmula para girar uma peça de canto amarela no sentido horário:
- Fórmula 9: R’ D’ R D
A fórmula que você deve usar depende da orientação das peças de canto amarelas. Veja os casos possíveis:
- Se alguma peça de canto amarela estiver com a face amarela virada para frente ou para um dos lados, você deve girar U até que ela fique no canto superior direito da face frontal.
Depois, você deve aplicar a fórmula 9 quantas vezes forem necessárias até que a face amarela fique virada para cima. Isso vai desorientar as outras três peças de canto amarelas, mas você deve repetir este caso até que todas as peças de canto amarelas fiquem com a face amarela virada para cima.
- Se todas as peças de canto amarelas estiverem com a face amarela virada para cima, você já terminou este passo e também o cubo!