Crepúsculo: as 5 maiores diferenças entre os filmes e os livros

Matheus Martins

Atualizado em:

A saga Crepúsculo é uma das adaptações literárias de maiores sucessos de todos os tempos, sendo sempre citada quando chega a streaming diferentes e ainda assim tendo uma fanbase fiel e gigante.

Protagonizada por Kristen Stewart e Robert Pattinson, a franquia foca no amor entre Bella Swan, uma humana, e Edward Cullen, um vampiro. Atualmente, a saga possui cinco filmes, mas conta apenas com quatro livros. Por ser uma adaptação, um dos seus maiores fatores é ser um pouco diferente dos livros, que apesar de serem bem relacionados, possui algumas diferenças cruciais. Vamos descobrir quais são?

1. Cena da revelação

Uma das maiores diferenças do filme para os livros é o tom da famosa cena de revelação de Edward como um vampiro – e talvez um dos vários motivos pelos quais o filme sofreu várias piadas ao longo dos anos.

Acontece que, ao invés de desmascarar Edward em uma clareira atrás da Forks High School, Bella confronta Edward durante a famosa viagem até Port Angeles, onde Edward acaba revelando ter lido os pensamentos dos caras que a atacaram. Logo após isso, os dois jantam e Bella faz um interrogatório sobre a origem do mocinho, com direito a menções a heróis da Marvel e DC.

Nos livros também, Edward é um pouco menos intenso e mais solto, principalmente durante uma cena em que Bella passa mal e precisa ser escoltado por ele até enfermaria após quase desmaiar com a visão de sangue.

2. Lauren não aparece

Lendo Crepúsculo, aprendemos que Bella tem muitos amigos e inimigos no seu círculo de amigos, e uma das mais evidentes é Lauren, uma jovem loura e descrita como a hater número um da garota quando ela decola em Forks.

A personagem não só não aparece, como sua personalidade é fundida a de Jéssica nos filmes, uma das melhores amigas de Bella na Forks High School. Apesar de aparecer poucas vezes, Lauren demonstra seu desgosto por Bella em quase todos os livros da saga.

3. Concerto das motos

Em Lua Nova, sabemos que Bella entra na sua era depressiva após Edward decidir romper com ela. Isso faz com que a personagem se arrisque de vários modos e vê na adrenalina um meio de estar próxima a Edward de novo.

Isso faz com que Bella decida se aproximar de Jacob, para que ele monte algumas motos para ela. No entanto, antes disso, a personagem para no meio da chuva na casa de um conhecido em Forks que estranha a compra pelas motos velhas. É uma cena crucial para mostrar até que ponto Bella estava disposta a seguir com seu plano.

Outra coisa que o filme não deixa claro é o quanto Edward faz com que sua existência seja apagada da memória de Bella, roubando presentes, fotos e qualquer resquício de sua existência da vida da garota. Esse detalhe não serve apenas para mostrar como Bella fica depressiva, mas também como ela também sente sua vida vazia após a partida do namorado vampiro.

4. Desaparecimento de Alice

Em Amanhecer – Parte 2, surge uma emergência para a família Cullen. Alice tem uma visão da decisão de Irina, do clã Denali, de dizer aos Volturi que os Cullen estão criando uma criança imortal – uma das infrações mais supremas do mundo vampiro.

O momento em que Alice e Jasper tomam a decisão de se separar do grupo é carregado de uma tensão e de um momento desolador no livro, com direito a Bella e Edward investigando o chalé próximo a bela casa dos Cullen.

Saiba ordem para assistir todos os filmes da saga aqui.

No entanto, essa cena passa rapidamente, de forma nada intensa, e os fãs não conseguem sentir a tensão que a perda de Alice e Jasper significa para o grupo de vampiros.

5. Confronto Final

Sem dúvida nenhuma, uma das maiores mudanças dos filmes para os livros é a decisão de mostrar o confronto entre os Cullen e os Volturi no último filme da saga. Nos livros, nenhuma das mortes que acontecem na visão de Alice acontecem, com exceção de Irina que realmente é incendiada na frente das irmãs.

No filme, tudo é diferente, com direito a lobisomens contra vampiros e vários vampiros importante para Bella morrendo como Carlisle e Jasper.

Por um lado positivo, deixar o filme acabar com a desistência dos Volturi após descobrirem que uma criança híbrida não representa nenhuma ameaça, seria completamente anti climático e provavelmente traria uma rejeição do público.


Em 2023, o The Hollywood Reporter afirmou que a Lionsgate Television confirmou a produção de uma série baseada no mesmo universo de Crepúsculo com novos atores que promete ainda mais fidelidade do que os livros.

De acordo com o site, o projeto encontra-se em estágios iniciais de desenvolvimento, e ainda não foi definido um roteirista. Além disso, com a greve dos roteiristas, é mais provável que o projeto esteja paralisado até o momento.

Onde assistir aos filmes da saga? O Pixel Nerd responde!

Deixe um comentário