No ano passado, a Marvel resolveu explorar o Multiverso pela primeira vez no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que trouxe diversos personagens de outros filmes e franquias, além do Universo Cinematográfico da Marvel. Embora tenham ocorrido poucas aparições especiais, foi confirmado que Magneto, o icônico personagem dos X-Men, quase fez uma aparição no filme.
De acordo com o Comic Book Movie, a Marvel considerou a possibilidade de apresentar uma versão alternativa do personagem no segundo filme do persoangem. Segundo fontes do site, havia até um stand-in no set de filmagens para o personagem. Um stand-in é um substituto temporário que assume o papel em cenas em que um ator não pode participar.
Alex Pérez, jornalista do The Cosmic Circus, confirmou a aparição do personagem na sua rede social do Twitter:
“Magneto foi, por um tempo, parte de uma história secundária maior que acabaria por se afastar da narrativa principal, que era antes de tudo a história do Doutor Estranho.”
A ideia era trazer Ian McKellen ou Michael Fassbender para reprisar o papel. Ambos interpretaram o personagem Magneto em filmes da Fox sobre os X-Men, com McKellen na trilogia original e Fassbender na saga pós-Primeira Classe.
Embora não tenham sido divulgados detalhes específicos, especula-se que em Multiverso da Loucura, Magneto seria revelado como o pai da Feiticeira Escarlate, retomando uma trama das HQs que foi alterada ao longo dos anos. Não se sabe ao certo por que o personagem foi cortado do filme, mas pode ter sido para evitar sobrecarregar a narrativa, que já contava com vários membros dos Illuminati.
De acordo com o site, no filme, Magneto provavelmente seria apresentado como o pai da Wanda Maximoff da Terra-838 – a variante da heroína que a Feiticeira Escarlate da Terra-616 controla mentalmente para assassinar os Illuminati. Isso poderia ter implicações significativas na história da Wanda que conhecemos.
Vale lembrar que, nas HQs, por muitos anos, acreditou-se que Magneto era pai de Pietro e Wanda Maximoff, mas essa trama foi modificada em 2014 com a saga Vingadores e X-Men: EIXO, na qual é revelado que tudo não passava de uma mentira.
Com essa mudança na continuidade, Mercúrio e Feiticeira Escarlate passaram a ser filhos de dois romani e seus poderes foram concedidos pelo Alto Evolucionário, que fez sua estreia no MCU em Guardiões da Galáxia Vol. 3.