A Cortana, a assistente pessoal virtual da Microsoft que existe desde 2014 e é uma homenagem à franquia de jogos Halo, deixará de funcionar como um aplicativo separado para Windows. A empresa confirmou que a ferramenta perderá o suporte nos próximos meses.
Conforme anunciado na página oficial da Microsoft, no final deste ano (em uma data específica ainda não confirmada), a Cortana perderá o suporte como um aplicativo separado no Windows 10 e Windows 11. A Cortana está pré-instalada nos sistemas operacionais e atualmente funciona como barra de busca, guia e oferece outras funções. Além disso, em 2020, o suporte da Cortana já começou a ser desativado em aplicativos móveis.
A IA ainda estará presente nas versões móveis do cliente de email Outlook e no Teams, inclusive nos displays e nas salas da plataforma de videoconferência e conversas corporativas da Microsoft.
No entanto, é apenas uma questão de tempo até que ela deixe de funcionar também nesses ambientes, pois a empresa agora está direcionando seu foco para outros “recursos avançados de produtividade no Windows e no Edge”.
No entanto, o fim da Cortana não significa que a Microsoft deixará de fornecer assistência ou orientação para os usuários. Na verdade, a empresa planeja substituir gradualmente a antiga plataforma por experiências mais avançadas e poderosas baseadas em inteligência artificial.
Um desses novos recursos é o Windows Copilot, um assistente virtual com várias funcionalidades e integração com plug-ins do ChatGPT. Além disso, há planos para expandir o Bing Chat, que já está presente como recurso de busca e complemento em navegadores, para oferecer ainda mais funcionalidades aos usuários.
Relembre a história da Cortana
Cortana também é o nome de uma personagem de inteligência artificial da franquia de jogos Halo, que auxilia o protagonista Master Chief em suas missões. A voz da personagem é feita pela atriz Jen Taylor, que também dubla a assistente virtual da Microsoft.
A assistente virtual Cortana foi desenvolvida pela equipe de produtos da Microsoft em 2009, com a visão de criar um assistente inteligente que pudesse responder a perguntas usando as informações do Bing, definir lembretes, reconhecer a voz natural do usuário e ter uma personalidade própria. O nome Cortana foi escolhido como um código provisório entre os desenvolvedores, mas depois se tornou oficial após uma petição popular.
No ano seguinte de sua estreia em 2014, a Cortana recebeu uma versão para o Windows 10 e, em 2016, foi lançada com suporte para o idioma português. Esses desenvolvimentos ocorreram em um mercado que estava começando a receber outras ferramentas semelhantes, como a Siri da Apple, a Alexa da Amazon e o Google Assistente no Android.
Windows 10 Pro Original – Vitalício
Infelizmente, nem todos os computadores suportam o Windows 11. Mas isso não é necessariamente uma notícia ruim, o Windows 10 tem suas vantagens e é não deixa a desejar. Saia da irregularidade hoje mesmo e pare de se incomodar com atualizações e incompatibilidades.
Windows 11 Pro Original – Vitalício
Saia da irregularidade e pare de ter dor de cabeça com atualizações do Windows pirata. Ative hoje mesmo seu Windows com keys originais e por um preço mais acessível.