Enchanted Portals: conheça o jogo que é cópia fiel de Cuphead

Matheus Martins

Enchanted Portals é um jogo de ação que segue sendo comparado ao famosissímo Cuphead. Um lançamento desenvolvido pela Xixo Games, o game une fantasia, magia e combates ao estilo de jogo de tiro.

Embora tenha ganhado fama por se assemelhar tanto com o título da MDHR, o jogo abriu caminho para os consoles no começo de setembro, e mira um lançamento também para mídia física no final do mês para o PS5.

A história de Enchanted Portals

Em Enchanted Portals, seguimos os passos de dois jovens aprendizes da magia que atravessam diferentes dimensões de mundos cada vez mais deslumbrantes. Mas toda essa jornada tem uma explicação: uma fileira de vilões variados de todos os tipos roubaram as páginas do seu Livro Mágico, obrigando a dupla a duelar contra cada inimigo que vê pela frente.

Sendo assim, Bobby e Penny vão para debaixo do mar, enfrentam princesas disfarçadas de sapos, entram numa briga com Beethoven, mudam de forma e até sofrem uma traição gigantesca.

Apesar da similaridade, o game abandona o filtro clássico que torna Cuphead um jogo mais vintage, se apoiando em visuais coloridos e cenários cada vez mais preenchidos. Os elementos flutuam pela tela através das varinhas mágicas que servirão como armas e substituem a famigerada pistola do run and gun.

Os cenários alternam por meio das fases, trazendo uma temática diferente que transforma os bosses e sub-bosses em criaturas gigantescas que podem cercar tanto a tela inteira como cantos estratégicos como a esquerda, direita, cima ou embaixo.

Jogabilidade

Se você já jogou Cuphead, sabe o que vai encontrar aqui: chefões, controles de mira e níveis de dificuldade que podem surpreender durante ou em cada fase. É possível disparar em várias direções e se proteger de ataques usando uma bolha mágica. É possível também usar um salto duplo que oferece controle extra do ar, e usar uma vassoura para se mover em tela.

Controlando Bobby ou Penny, é possível começar uma jogatina solo ou multiplayer cooperativo, mas ambos não estarão isentos de sofrem os efeitos de status negativos que dão restrição de salto e incapacidade de atacar, o que pode tornar a jogabilidade mais interessante ou desafiadora.

Ao longo do jogo, você irá perceber que os Chefões trazem combates padronizados que podem ser descobertos ou memorizados para vencer, mas que podem te surpreender a qualquer momento durante a batalha, já que alguns dos Bosses mudam de forma de uma maneira bem mágica e intimidadora.

Desenvolvimento e comparações

A dupla da Xixo Games é composta apenas por apenas dois desenvolvedores, Daniel e Gemma, que atuam, respectivamente, como diretor e programador, e artista e compositora. Ambos são fãs do game de sucesso do Studio MDHR, e trouxeram uma homenagem num lugar de respeito e admiração.

Apesar de muitos dos jogadores apreciarem o fato de ser um game criado por duas pessoas, o Enchanted Portals foi criticado pelos seus efeitos sonoros, nível de dificuldade e por se basear principalmente no Cuphead em jogabilidade e estilo. Ainda assim, houve quem defendeu a ideia de mais um jogo com a mesma proposta.

O jogo teve seu debut em outubro de 2019, onde anunciava uma campanha de financiamento coletivo no site Kickstarter, mas não conseguiu atingir a meta de US$ 131 mil, chegando a bater apenas US$ 21 mil.

O jogo já está disponível para Xbox Series, Nintendo Switch e PC, e ganhará uma versão física para o PlayStation 5 no dia 28 de setembro.

Deixe um comentário