Five Night at Freddy’s: 5 referências para os fãs dos jogos no live-action

Matheus Martins

O live-action de Five Night at Freddy’s chegou aos cinemas nessa última quinta-feira (26), mas faz anos que a história da franquia de games criada por Scott Cawthon é um sucesso na internet, rendendo uma série de livros, mais jogos e as famosas teorias dadas pelos fãs.

Embora o filme dirigido por Emma Tammi não seja capaz de comportar as referências de todos os jogos possíveis de FNAF, a equipe de produção do longa foi capaz de passar alguns easter-eggs que podem explodir a cabeça dos fãs. (Veja a nossa crítica do filme aqui).

Abaixo você confere as 5 maiores referências encontradas pela nossa equipe no filme!

1. Data e dia

Logo após a cena de abertura do filme, seguimos para a manhã de Mike (Josh Hutcherson), que é o grande protagonsita do live-action, e que será o segurança do Freddy Fazbear Pizza. a lanchonete fechada onde os eventos do jogo acontecem.

Mostrando os números dessa forma, em um fundo preto, o filme está acenando para um detalhe similar do jogo, onde as horas do dia são informadas ao jogador no começo e término do jogo, onde se deve sobreviver por cinco noites até ás 6h da manhã.

2. As crianças

Para os fãs de FNAF, levou anos para que todos soubessem um grande segredo do jogo: que os animatronics na realidade são crianças que possuem os brinquedos após serem mortas, um detalhe que passa a ser regra na franquia.

Enquanto os detalhes e as identidades oficiais de cada criança levam anos para ser destrinchado de forma detalhada, o filme adapta essa informação de cara, através dos sonhos de Mike. Se o filme tiver uma sequência, é bem capaz que o universo dele explore como cada uma dessas mortes aconteceram de forma distinta, exatamente como no jogo.

3. Puppet

Durante uma cena em que Mike visita alguns dos animatronics descartados da Freddy Fazbear, vemos a policial Vanessa Monroe (Elizabeth Lail) impedir que o segurança toque em uma boneca específica, com risco que ele perca a mão.

A boneca em questão tem seu rosto mostrado e é inegável que se trata de Puppet, uma das maiores personagens do jogo. O filme dá a entender que ela será explorada em possíveis filmes futuro, ainda mais com a música tema da personagem de quando ela está prestes a atacar é tocada nos créditos, intitulada My Grandfather’s Clock, de Henry Clay Work.

4. YouTube em peso

Como uma forma de honrar aos YouTubers, que foram grandes responsáveis pela repercussão do jogo, a produção do filme convidou os donos dos canais CoryxKenshin e MatPat do Game Theory para fazerem pequenas aparições no longa.

O primeiro é MatPat, que interpreta um garçom e ainda solta sua famosa frase “But that’s just a theory” (Mas essa é só uma teoria), enquanto Cory interpreta um taxista que dá carona a irmã de Mike e Freddy.

5. Eu vou voltar!

Por fim, uma das maiores referências ao jogo é aproveitar de um dos maiores personagens da franquia – e também vilão, William Afton, o assassino das crianças que possuem os animatronics nos jogos e filme. O personagem é interpretado por Matthew Lillard de Pânico (1996), que se disfarça do agente de empregos, Steve Reglan, para atrair Mike e sua filha para o local.

A imortalidade de Afton é apontada em diversos momentos dos jogos quando ele é derrotado, e aqui, tanto no filme quanto no jogo, o personagem faz essa promessa, indicando que podemos ter mais filmes baseados no jogo daqui para frente.


Five Night at Freddy’s: Pesadelo Sem Fim está em cartaz nos cinemas e traz a história de Mike, um vigia noturno que carrega um mistério sobre o desaparecimento de seu irmão desaparecido. Quando a estranha força do Freddy Fazbear tenta possuir e repetir uma nova tragédia envolvendo sua família, ele se envolve no mistério do local para descobrir os segredos dos animatronics, incríveis bonecos realistas.

Deixe um comentário