Como fazer Motion Capture com Kinect de Xbox 360 e Unreal Engine

Como fazer Motion Capture com Kinect de Xbox 360 e Unreal Engine

Quando a Microsoft anunciou o sensor Kinect não era possível imaginar o quanto esse aparelho seria poderoso, parecia apenas um controle de gestos para video game.

Com o tempo começou a aparecer outros meios de utilizá-lo na internet e eu descobri que era possível fazer captura de movimentos para jogos através do sensor de profundidade.

Motion Capture com Kinect

A Microsoft lançou uma aplicação para desenvolvedores e permitiu que tivessem acesso as informações geradas pelo kinect, assim surgiu uma série de aplicativos privados com compatibilidade com ele.

Como os seguidores aqui do site já sabem, eu costumo brincar com a Unreal Engine para entender um pouco melhor como os jogos são feitos e ter uma visão mais próxima desenvolvedores profissionais.

Veja como baixar a Unreal Engine
e começar a criar jogos hoje mesmo

Quando comecei a tentar fazer animações para um projeto meu, percebi que animações em 3D não são fáceis.

Comprei um kinect no Mercado Livre por R$ 70, baixei o ipisoft, e depois de muitas configurações aqui e ali, eu consegui gravar e importar as animações para a Unreal sem precisar limpar as capturas no Maya ou 3DS.

Vídeo demonstrando como fiz Motion Capture em casa

No vídeo abaixo eu comento um pouco a importância da técnica de captura de movimentos para o mundo dos jogos e como eu fiz as capturas.

Se você curte desenvolvimento de games e conteúdo sobre a área, confira o Brocast, o nosso podcast. 

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.