O Google está tornando mais fácil transferir o que outra inteligência artificial já sabe sobre um usuário para o Gemini com duas novas ferramentas para desktop: Import Memory e Import Chat History. As funções oferecem prompts guiados para copiar preferências e conversas de um chatbot anterior e colocá‑las no Gemini, agilizando a troca de assistentes.

A ferramenta Import Memory fornece um prompt sugerido que o usuário copia e cola no chatbot antigo; em seguida, o usuário cola a resposta desse outro modelo no Gemini para que ele “aprenda” as preferências já estabelecidas. O fluxo é pensado para transferir rapidamente informações pessoais e configurações que o usuário já tinha em outra IA.
Já o Import Chat History permite solicitar um arquivo de exportação com todas as conversas do outro serviço e fazer upload para o Gemini em um .zip de até 5GB. Após o envio, é possível retomar conversas no Gemini exatamente de onde o usuário havia parado no chatbot anterior.
Os importes podem ser gerenciados: é possível apagar conversas importadas específicas pelo menu Chat ou remover um arquivo .zip inteiro nas configurações. O Google também renomeou o que antes eram “past chats” para “memory”. As ferramentas estão sendo liberadas para contas consumer gratuitas e pagas no desktop e ainda não estão disponíveis para contas business, enterprise ou de menores de 18 anos. A novidade chega após a Anthropic atualizar recentemente sua própria ferramenta de copiar memória para o Claude.
Fontes: The Verge