Guia: Cronologia dos filmes e episódios de Sword Art Online

Guia: Cronologia dos filmes e episódios de Sword Art Online

Sword Art Online é úma série light novel escrita por Reki Kawahara e que, atualmente, possui quatro temporadas na Netflix.

A trama gira em torno do personagem Kazuto “Kirito” Kirigaya, um jovem que vai parar dentro de um RPG MMO com outros 10.000 jogadores. O problema? Quem morrer dentro essa interface também encontrará a morte do lado de fora dela.

Por essa razão, Kirito aliado a alguns amigos usará de suas habilidades por ter conhecimento da versão beta do videogame para derrotar inimigos e encontrar uma saída para fora do Sword Art Online.

O anime é um Isekai, estilo de anime onde os personagens vão parar em outro mundo, mas apesar disso pode confundir muitos fãs do light novel que não sabem por onde começar a assistir.

Por essa razão, nós do Pixel Nerd separamos essa lista cronológica que inclui filmes, séries à parte e os episódios do anime original disponível na Netflix. Confira:

Sword Art Online 1ª Temporada

Para começar a entender Sword Art Online, a primeira temporada se faz essencial para entender informações da série, por exemplo o que levou Kirito a ingressar em SAO usando o NeverGear, como ele possui as habilidades que já nerfam o personagem logo de cara dentro do mundo de realidade virtual, e sua conexão com o mundo e com o desafio mortal lançado pela interface do jogo.

Ao decorrer da história, é descoberto que Kirito e os outros jogadores não podem voltar para casa e que se morrerem ali, morrerrão no mundo real também. Em meio a tudo isso, Kirito se alia a Asuna, outra personagem principal do anime, para vencer os inimigos de cada etapa do jogo que consistem em 100 fases, uma com cada Boss.

A temporada inicial em si adaptou os volumes 1, 2, 3 e 4 da light novel, que são divididas em dois arcos: Aincrad e Fairy Dance. O primeiro arco é descrito como curto, dos episódios 1 a 14, e depois posteriormente do 15 para o 25, complementando a temporada como um todo.

O segundo arco, Fairy Dance, é descrito por alguns fãs como um arco de muito pouco sucesso que ficarem receosos de continuar acompanhando a adaptação.

Sword Art Online – Progressive (Filme)

Logo em seguida, temos o mais recente filme Sword Art Online: Progressive, o longa que reconta a história principal do anime, agora pelo ponto de vista de Asuna.

O filme apresenta personagens novos ao mesmo tempo em que reinicia tudo em um ponto onde Kirito e ela não se conheciam, o que certamente pode ser interessante para os fãs que querem ver essa (não) interação de uma maneira mais explorada.

O longa é a versão animação de uma das sidestory da light novel e contém atualmente oito volumes.

Sword Art Online – Extra Edition

Aqui temos mais um caso onde a história de Sword Art Online é recontada, dessa vez através de flashbacks e com uma vibe bem praiana. Nela, os jogadores precisam fazer uma dungeon quest debaixo d’água, o que leva ao tema todo aquático do filme.

Não é considerado um arco importante para a timeline da cronologia, portanto pode ser pulado. No entanto, para aqueles que são mais chegados a um fan service, a história apresenta uma informação sobre a irmã de Kirito não saber nada e acabar precisando da ajuda das outras personagens femininas do anime.

Sword Art Online (2 temporada – parte 1)

Na segunda temporada de Sword Art Online, a consequência de acabar sendo morto dentro do jogo volta a ser algo importante nesse arco, porém com um foco maior na introdução da personagem Sinon, que entra dentro do game para superar um trauma.

Nesta nova fase da série, há um mistério – apesar de todos os bugs anteriores do jogo terem sido solucionados, há um assassino matando pessoas dentro do game. Por essa razão, veremos Kirito de volta ação preparado para a batalha, mas como já dito antes Sinon é o grande destaque da temporada.

A abordagem dessa temporada é diferente, agora com armas no lugar das espadas, transformando o RPG em um verdadeiro FPS de tiro.

Os arcos usados da light novel são os do volume 5 e 6, o que consiste nos primeiros 14 capítulos da temporada, e que se chama Phantom Bullet.

Sword Art Online (2 temporada – parte 2)

Diferente de outros arcos considerados descartáveis dessa lista, nessa fase da 2ª temporada, o anime adapta o volume 8 nos episódios 15, 16 e 17, onde Kirito adquire a Sagrada Excalibur que será uma arma importante nos arcos seguintes da história.

Depois, para concluir a temporada de vez, Sword Art Online adapta Mothers Rosario, onde agora a protagonista é de novo Asuna que possui problemas com a sua mãe. Na light novel, esse arco está disponível no volume 7.

Sword Art Online – Gun Gale Online

Continuando os acontecimentos da 2ª temporada, agora acompanhamos o Sword Art Online com personagens diferentes e principalmente do ponto de vista de Llen (ou Karen) que é uma mulher com problemas de estatura e que obtém um avatar mais curto.

Desenfreada, a personagem é cômica e bastante violenta. Se você quer ver os personagem clássicos, se prepare para ter apenas relances, já que Kirito e outros apenas aparecem de passagem já que a série é um spin-off do original.

O anime adapta 12 volumes dessa série a parte.

Sword Art Online – Ordinal Scale (Filme)

Apesar de não ser uma animação que adapte quaisquer das lights novels, Ordinal Scale é uma obra com roteiro do escrito original, Reki Kawahara.

Bastante elogiado pelos fãs, é um arco emocionante com romance, ação e história original e se passa entre o final da segunda temporada e início da terceira.

Se você quer acompanhar fatos do primeiro arco do anime, esse OVA é para você.

Sword Art Online (3 temporada)

Na terceira temporada, também conhecida como Alicization, a história do anime acompanha o arco das IA’s (inteligências artificiais) do projeto que leva o subtítulo da temporada. Ao ficar desacordado, Kirito vai parar dentro de um mundo fantástico e medieval, dominado pela magia e um regime católico que lembra muito a Idade das Trevas.

Aqui, a história é bastante importante para a próxima temporada, não apenas com a introdução de novos personagens (Eugeo e Alice) que dividem o tempo de tela com Kirito e Asuna, mas com o arco do Underworld que vira de suma importância para a temporada mais recente do anime.

O anime adaptou os arcos dos volumes 9 até o 18 da light novel, enquanto os capítulos 19 e 20 com histórias extras foram adaptados também.

Considerada como a segunda parte da terceira temporada, essa fase foi vendida como a quarta temporada pelo estúdio e produtora. Confusões a parte, aqui é marcado o final do anime dando maior foco na grande batalha do Mundo Virtual X o Mundo Real.

O coma de Kirito é o foco central dessa história (assim como o seu despertar, que acontece) e chegando ao final, muitos fãs ficaram decepcionados com o fanservice presente na conclusão do anime, onde Kirito e Asuna decidem se tornar reis do Underworld.

Accel World

Por fim temos o Accel World, que não é necessariamente ligado ao universo de Sword Art Online, e sim uma recomendação desse que vós fala.

Apesar das declarações de Kawahara de que essa obra não tem conexão alguma com SAO, o a premissa é basicamente a mesma – um dispositivo, chamado Neuro-Linker, permite que pessoas entrem em mundos virtuais fantásticos.

Como se não bastasse, o anime faz várias referências aos acontecimentos do anime inicial, então para quem ficou descontente com o final da 4ª temporada e ainda anseia por uma continuação, vale a pena todos os 24 episódios.

Curtiu nossa cronologia de Sword Art Online? Comenta aí embaixo seu arco favorito e nos deixe saber enquanto segue a lista!

Matheus Martins

Escritor, 25 anos, apaixonado por literatura e Stephen King. Teve um exemplar jogado na própria cabeça como incentivo e hoje afunda a cabeça em cubículos do Call Center. À noite, as máquinas ligam e ele dá vida às palavras e histórias que alugam um triplex na sua cabeça.