O mundo dos otakus amanheceu com péssimas notícias. Um dos maiores dubladores brasileiros, Guilherme Briggs, ameaçou deixar a dublagem de Chainsaw Man devido a uma onda de hate que vem levando na rede social do Twitter. O dublador veio informar que além de sofrer diversas ameaças e piadas irônicas, suas contas da rede social e do Instagram sofreram ataques de hackers e que por essa razão ele quase perdeu a conta.
Briggs é bastante conhecido por dublar personagens icônicos da cultura-pop como o Buzz Lightyear de Toy Story e o Superman de Henry Cavill. Atualmente o profissional estava envolvido na dublagem de Chainsaw Man como o personagem Demônio do Futuro, mas anunciou nessa sexta-feira (13) que irá sair da dublagem do anime.
Chainsaw foi um dos melhores animes bem-recebidos da temporada de outono do ano passado e rapidamente virou uma febre entre os fãs. Mas como qualquer mídia estrangeira que embarca no brasil, Chainsaw tinha uma comunidade muito forte e que nem sempre é amigável.
Por que Guilherme Briggs desistiu da dublagem em Chainsaw Man?
O motivo pelo qual Guilherme desistiu da dublagem em Chainsaw Man é devido a uma polêmica envolvendo o seu trabalho e uma Scan feita por uma comunidade que traduz o mangá do anime de forma informal aqui no Brasil. O meme que logo se tornou conhecido envolvia o Demônio do Futuro dizendo a frase “O futuro é pic#!”.
Embora por envolver um jargão bastante conhecido aqui no Brasil, a palavra de alto baixo calão não seria bem aceita na dublagem oficial. E embora Briggs tenha tentado convencer a comunidade brasileira de Chainsaw que trocar a frase pela palavra “top” era uma escolha melhor, os fãs não perdoaram e caíram matando em cima do dublador.
Não demorou até que a decepção se tornasse em mensagens de ódios e tentativas de hackear as contas do Twitter e Instagram de Guilherme. Chateado com toda essa repercussão, Briggs se pronunciou nessa manhã dizendo que irá se afastar do trabalho no anime.
Mesmo que o jargão não tenha nada demais, fontes apontadas pelo portal Critical Hits divulgaram que o mesmo Scan responsável por gerar o meme nas redes sociais foi criticado por utilizar piadas racistas e misóginas nas falas.
Na rede social do Twitter, vários fãs criticaram as posturas da comunidade brasileira de Chainsaw Man ressaltando a integridade de Briggs como pessoa.