Hue Defense satiriza política brasileira com gameplay de estratégia | Jogo do Apoia.se

Hue Defense satiriza política brasileira com gameplay de estratégia | Jogo do Apoia.se

O mês de outubro está chegando e, com ele, as eleições de 2018. A polarização só aumenta, o clima fica cada vez mais tenso, mas, como sempre, a vida continua acontecendo e nós, brasileiros, seguimos do jeito que dá, na maioria do tempo indignados com tudo o que está acontecendo. 

Em meio a boa parte dos brasileiros que não veem uma solução simples para a situação política do Brasil está o pessoal da BraveWolf Studios, que resolveu transformar a indignação em um produto: Hue Defense.

O jogo de defesa de torre é baseado nas peripécias do cenário político brasileiro, que é tão louco que renderia uma série melhor que House of Cards (desconsidere O Mecanismo).

A política encontra o mundo dos jogos

De acordo com Dênis Marques da Rocha, um dos fundadores da BraveWolf, o jogo nasceu durante o auge das manifestações de 2015, que acabaram levando ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (e também deram vida a essa dança assustadora e bem vergonha alheia).

Para não gerar tretas e processos, a produção conta com uma grande quantidade de metáforas que vão desde a substituição de nomes e pessoas por animais até piadas bem literais. O Brasil, por exemplo, é retratado como HueLândia.

Atualmente com cinco pessoas, o estúdio trabalhou na poderosa Unreal Engine por três anos e, mesmo com pouca experiência na área, conseguiram lançar o jogo em julho, um timing perfeito para o início da movimentação política.

https://www.youtube.com/watch?v=n_P1HmQdHtE

Segundo Dênis, representar o cenário político brasileiro na paródia em forma de game não foi uma tarefa simples. Além de ser o primeiro grande projeto comercial da BraveWolf, o jogo sofreu com alterações devido aos diversos acontecimentos lá em Brasília.

“O jogo passou por várias transformações, tanto graficamente como no gameplay”, explica Dênis. “Também éramos bombardeados constantemente com novos acontecimentos na política.”

Segundo o desenvolvedor, o objetivo inicial era fazer um jogo mais simples, porém, o projeto acabou ganhando força e teve seu gameplay e narrativa expandidos para melhor atender a proposta de zoar com a política brasileira.

E mesmo sendo um jogo que chama a atenção pela temática, Hue Defense não deixa a desejar no gameplay. Os fãs de tower defense que derem uma chance ao game serão servidos com uma campanha trazendo mais de 24 níveis, 8 chefes e diferentes opções de torres e inimigos.

“Nós desenhamos toda a narrativa em volta do jogador, pois acreditamos que as soluções estão nas pessoas e não nos políticos”

A equipe da BraveWolf também garante que o jogo não “escolhe um lado” na briga e, apesar do foco na diversão, pode acabar levando o jogador a refletir sobre a situação do país. “Acreditamos que as soluções estão nas pessoas e não nos políticos”, explica Dênis.

Hue Defense funciona como jogo tower defense e, graças a temática inusitada, também pode acabar chamando a atenção de jogadores que não curtem o gênero (o que aconteceu com o Neri Neto durante o nosso gameplay, por exemplo). Você pode conferir mais informações na página da Steam do jogo.

Participe do Apoia.se e concorra a Hue Defense e Samsara

Se você curtiu a ousadia do game e quer ganhar uma cópia de graça, participe da nossa campanha de financiamento coletivo no Apoia.se e concorra a Hue Defense. Em 14 de setembro vamos sortear o game brasileiro e mais duas keys de Samsara para os nossos apoiadores.

Toda semana nós produzimos, textos, vídeos e um podcast com o objetivo de tirar pequenos games das sombras e informar sobre os principais acontecimentos no mundo dos games. Com o seu apoio, podemos dedicar ainda mais tempo para as produções, trazendo ainda mais conteúdo e com mais qualidade.

https://www.youtube.com/watch?v=M0QyWTokRfY

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.