Igreja brasileira do Hanzo completa um ano de existência!

Igreja brasileira do Hanzo completa um ano de existência!

Ontem, no dia 10 de julho de 2018, a Igreja Nacionais de Hanzo, primeira organização religiosa de Overwatch do Brasil (e quiçá do mundo) completou um ano de existência! Tecnicamente falando, o aniversário rolou em 12 de junho, data em que a instituição foi registrada oficialmente em cartório, mas o projeto só foi publicado cerca de um mês depois.

A instituição religiosa foi criada por Mateus Mognon, este que vos escreve, durante um projeto de jornalismo com um simples objetivo: provar como é fácil criar uma igreja no Brasil e, com isso, conseguir aprovação para receber benefícios fiscais, que podem ser usados para o bem ou para o mal. O texto completo pode ser lido aqui e as divertidas “regras” da religião (incluindo batismo in-game) estão disponíveis neste estatuto.

Nós ganhamos um prêmio com a reportagem da igreja!

Nossa crítica social e homenagem para um dos personagens mais polêmicos de Overwatch ganhou notoriedade em publicações brasileiras e até sites estrangeiros. O trabalho também recebeu um prêmio de jornalismo universitário, o que colocou o nosso menino Nacionais no mapa do Jornalismo de games.

https://www.youtube.com/watch?v=K8y4xjv2wYw

O que mudou de lá pra cá?

Além de tornar o Brasil uma referência religiosa no universo de Overwatch, a reportagem tinha como principal objetivo alertar sobre as falhas do sistema de fiscalização do Brasil, que continua do mesmo jeito.

Neste ano, já tivemos grandes casos envolvendo igrejas sendo utilizadas para lavagem de dinheiro, o que acaba sujando a imagem de instituições religiosas e filosóficas sérias e que utilizam os benefícios cedidos pelo governo para ajudar pessoas e fazer a diferença na sociedade.

Overwatch já tem 40 milhões de jogadores

No nosso querido Overwatch, por outro lado, as coisas até que vão bem: O game online alcançou a marca de 40 milhões de jogadores e o louvado Hanzo passou por um rework este ano, o que particularmente me agradou. Os brasileiros também começaram a ganhar mais reconhecimento da Blizzard pelo seu trabalho envolvendo o game, incluindo nosso brother das animações Dopatwo e o projeto Ecopoint Brazil.

Desde a criação da igreja também fomos glorificados com outros milagres graças a comunidade, como a recente campanha contra o câncer de mama que arrecadou mais de US$ 12 milhões para a Breast Cancer Research Foundation. Apesar de ainda termos uma galera tóxica, os jogadores de Overwatch têm muito potencial para fazer a diferença no mundo!

E como eu participo?

Se você gostou da Igreja do Hanzo, continue acompanhando o Nacionais e nossas reportagens envolvendo games! Temos um Discord oficial em que você pode participar para receber nossas atualizações e jogar com a gente sempre que possível!

Com o sucesso da reportagem, começamos a trabalhar ainda mais sério com jornalismo de games e agora trazemos semanalmente textos, vídeos e análises aqui no site e no nosso canal do YouTube.

Conheça o Brocast, o podcast do Nacionais

Recentemente nós fizemos a cobertura completa da E3 2018, trouxemos gameplays de indies e grandes lançamentos e também continuamos fazendo reportagens de grande porte. Em junho, nós entrevistamos o pessoal da Beta Games Group e tiramos algumas dúvidas sobre o aguardado jogo independente 171.

Recentemente também lançamos uma campanha no Apoia.se em busca de recursos para fazer do site o nosso principal foco. Com isso, podemos criar ainda mais conteúdos jornalísticos de games, sempre com um toque de “ousadia e alegria”. Afinal, como a própria reportagem do Hanzo prova, falar de assuntos sérios é essencial, mas sempre é bom ter um pouco de zoeira.

Que a paz de Hanzo esteja com vocês!

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.