A animação Invencível e a violenta série The Boys possuem características bastante parecidas. Além de serem ambas produções da Prime Video, as duas possuem um nível de violência que mostram sem nenhum pudor sangue, tripas e olhos saindo das órbitas.
Apesar de ser um pouco perturbadora, ambas as séries subvertem o gênero de super-herói, mostrando como seres tão poderosos exerceriam seus poderes em uma sociedade cheia de humanos minimamente inferiores a eles. Ao invés de salvadores da pátria, eles se tornam criaturas opressoras, capazes de forçar a humanidade a reconhecer o quanto são fortes.
Como se não bastasse essa semelhança, nós percebemos um detalhe que pode ter passado despercebido pelos fãs de ambas as séries e que promete fazer cabeças explodirem. Continue lendo para entender melhor!
A cena final de The Boys 1×01
O primeiro episódio de The Boys dá o tom do quanto ela será visualmente gráfica em termos de violência. Por essa razão, Hugh perde sua namorada Robin num piscar de olhos quando o velocista Trem-Bala a atravessa no meio da calçada. Vemos seu sangue flutuando no ar e pedaços de ossos por toda parte. Até que seja tarde demais para entendermos o que está acontecendo, Robin morreu.
A partir daí, a série nos abre para um mundo onde heróis são tratados como celebridades, tendo corporações agindo imediatamente para limpar sua barra. O “Aquaman” é um doente, a Mulher-Maravilha odeia o Superman e tudo que ele representa, e novos heróis precisam passar por uma audição para se juntarem a Liga da Justiça.
No meio desse cenário, temos os políticos. Nem todos são muito fãs de como a Vought (empresa que assessoria os heróis) faz negócios, um governador em particular se recusando a pagar rios de dinheiro para colocar um dos mascarados em sua cidade. Ao demonstrar ser uma ameaça para a companhia inteiramente corrupta, ele sofre um “acidente” de avião.
Certamente, quem assiste The Boys sabe muito bem quem é o Homelander/Capitão Pátria. O personagem é uma das figuras principais da série, além de ser o herói mais forte capaz de voar, lançar raio-laser com os olhos e ser capaz de quebrar os ossos de qualquer um.
Quando escuta que a Vought pode ter um dos seus segredos revelados, Homelander cruza os seus para o avião onde o Governador está e e derruba o avião em questão de segundos.
A cena não é só pertinente quanto a temática da série, como nos revela quem Capitão Pátria realmente é. Até os primeiros minutos de The Boys, o personagem é descrito como um santo, o único com uma ficha tão limpa quanto a dos outros e o queridinho da América e dos acionistas da Vought.
É lógico que ver ele derrubando um jatinho sabendo que há uma criança lá dentro mostra como ele é capaz de tudo.
A cena final de Invencível 1×01
Se você achou The Boys pesado demais, fique tranquilo que em Invencível as coisas são diluídas um pouco. Na série, conhecemos a rotina nada normal de Mark, um jovem que é filho do homem mais forte do mundo, o Omni-Man.
Fã de quadrinhos e um pouco introspectivo, Mark se sente uma fraude perto do seu pai, já que seus poderes ainda não despertaram. Uma vez que eles despertam, o jovem passa a entender que a tarefa não é a coisa mais fácil do mundo para quem nasceu dotado.
Embora tenha um pouco menos de sangue do que The Boys, a série tem vários elementos que a diferenciam de uma mera série de heróis, com palavras de baixo calão, violência e uma carga dramática enorme na trama. O final do primeiro episódio, no entanto, está perto de mudar isso.
Em uma reviravolta impressionante, os minutos finais do piloto de Invencível terminam com os Guardiões Globais sendo atraídos para uma reunião urgente. O corte longo mostra cada super-herói em suas identidades verdadeiras, exercendo profissões e agindo como pessoas normais. Embora a audiência não saiba ainda, essa será a útilma vez que os veremos.
Quando Asa Negra, Mulher Marcial, Aquarius, Vulto Verde, Vento Vermelho, Marciano e Imortal chegam ao local, eles descobrem que foram atraídos para uma armadilha. Mas não qualquer armadilha orquestrada por um super-vilão, mas sim o próprio Omini-Man.
Sem dizer uma palavra, o herói oblitera cada um dos seus companheiros de equipe sem ao menos piscar. A luta é carregada de agressividade, com direito a tudo que The Boys é capaz de fornecer: cabeças explodindo e muito sangue derramado.
Embora a série tente nos convencer de que Omni-Man tenha estado possuído ou inconsciente de suas ações, descobrimos que a morte do grupo é parte de um plano premeditado e maléfico do líder dos heróis.
Ter ambas as séries terminando da mesma forma levanta diversas perguntas. Será que se inspirou nos quadrinhos de The Boys ou essa não passa de uma coincidência em séries que seguram temáticas tão parecidas? Deixe-nos saber sua opinião!
Tanto The Boys quanto Invencível estão disponíveis na Prime Video.